220º Dia de Missão


Dia 26 de Agosto, os dias ocorrem tranquilamente, ao sabor deste mar calmo, que praticamente nos tem acompanhado ao longo de toda a missão, temperaturas muito agradáveis, onde os marinheiros aproveitam o muito sol para se bronzearem na praia do castelo. Navegamos á três dias, rumo a sul, onde já percorremos 552 milhas, desta longa tirada de 2600 milhas, que nos levará a Timor-Leste, onde está previsto atracar dia 15 de Setembro. Ao longo da tirada, onde iremos transpor pela terceira vez a linha do Equador, agora do hemisfério norte para o hemisfério sul, onde passaremos pelos mares, Amarelo, Mar do Leste da China, Estreito de Taiwan, Mar do Sul da China, Estreito Mindoro, Mar Sulu, Mar Celebes, Mar das Mollucas e por fim já perto de Timor pelo Mar de Banda. Mares estes, que têm alguma perigosidade devido a acção de alguma pirataria que vai ocorrendo por estas paragens, o que levou a que a nossa equipe de fuzileiros que levamos a bordo, entrassem em acção, com vigias regulares ao longo de todo o navio a fim de manter a segurança da “Barca”, de um presumível ataque vindo do exterior. Após a saída de Xangai, onde se desfrutou de uma alvorada surda, retomámos a rotina diária, e porque a tirada vai ser longa, aproveita-se durante as manhãs, período onde ocorrem os serviços, para realizar alguns trabalhos mais complexos e morosos.
É meia-noite, depois de algumas horas de descanso, entro novamente de serviço, apitou a rendição, entra de quarto o segundo quarto, hoje é dia de fazer mineirada (00:00 ás 08:00), como é hábito de três em três noites. Vai ser uma noite longa mas calma pois não levamos pano caçado, excepto as mezenas, noite de lua cheia, com um magnífico luar, lá longe no horizonte de quando em vez vê-se relampejar, talvez ao longo da noite a chuva venha ao nosso encontro. Manhã do dia 27, nasceu no céu com um sol resplandecente, e com o vento favorável para caçar pano. Às 08:30, apita a faina geral de mastros, para caçar todo o pano. Mais um dia começa nestes mares longínquos, dia como tanto outros a bordo da admirável “Barca”, nesta não menos admirável missão a volta do mundo.

12 comentários:

Conceição disse...

saredFico feliz por saber que tudo continua a correr da melhor forma, pois que continue assim. Um grande abraço para todos ,um beijo grande para o meu filho Manuel Silva 1 grumete

Anónimo disse...

Arre!!!...tá em todas...Arre!!!

Bi disse...

Olá!!!
Esta muita calor cá em portalegre sabias Filipe?Por isso todos os dias estamos sempre na rua e ontem encontramos um sapo bem grande agora é que tu cá devias estar.
O Benfica finalmente marcou 3 golos e ganhou 3-0 huiiiiiiiiii!
beijinhos, beijocas, abracinhos da tua priminha Bi
da tua amigona Ana
e do teu amigão Vitorino!

Conceição disse...

Se o incomoda tanto não leia nem escreva, porque não sei quem é nem estou minimamente interessada, mas posso lhe garantir que vou continuar a estar em tods. Se não é capaz de ler a opinião dos outros azar o seu.

Judite Lopes disse...

Olá D. Isabel Vieira, sou mãe de um membro da guarnição, grumete Pedro ou "Ordep" e só agora fiquei a saber que por trás deste magnifico trabalho está a senhora a trabalhar em conjunto com o seu marido, Cabo Vieira.Quero aqui expressar o meu reconhecimento e o meu agradecimento pelo acção que têm vindo a desenvolver e que tanto tem contribuido para acalmar a nossa ansiedade.Muito Obrigada por nos presentear com tantos mimos, desde fotografias, vídeos e outro tipo de informação.Excelente trabalho. Espero, em Dezembro, quando os nossos HEROIS chegarem poder agradecer-lhe pessoalmente. Mais uma vez um MUITO OBRIGADA pela sua disponibilidade. Bons ventos os tragam e em Dezembro estaremos TODOS à espera de os ver chegar com o coração cheio de saudades mas ao mesmo tempo a rebentar de tanto orgulho. Um beijo para toda a guarnição e um muito especial para o meu grumete Pedro"Ordep".

U2boy disse...

Sou um orgulhoso cunhado do cabo Vieira, sem dúvida que toda a informação que ele nos faz chegar encurta a distancia , não só ficamos a saber como vai sendo o dia-a-dia a bordo, como temos o privilégio de ficar a conhecer locais fantásticos por onde vão passando, compreendo e louvo toda a dedicação dada a este blog pela Dona Conceição bem como te todos os seguidores, amigos e familiares de quem segue a bordo da Sagres, por isso um bem haja a todos e se me permitem um carinho especial para a Dona Conceição ,pois apesar de não conhecer a senhora pessoalmente já faz parte do meu dia-a-dia ler os seus comentários, que muito admiro, pois tambem eu sou um assiduo seguidor deste blog .
Para ti Filipe um forte abraço da família Simões, temos muitas saudades tuas.

Conceição disse...

Obrigada eu e sim como disse vou continuar a seguir o blog. Se ouve algum tempo em que não tinha mensagens minha, éra pura e simplesmente por eu ter pouco ou nenhum conhecimento da net,pois nunca me interessei pela mesma, no entanto soube através do meu filho,que o Sr Filipe pensou que tinha deixado de seguir o blog.Nunca pois se precisar de um recado, tambem sei que posso contar com o Sr Vieira, alem de ficarmos todos, familias e amigos mais descansados com o que lemos aqui. Já agora agradeço á D Isabel pelo magnifico trabalho, que tanto nos tem ajudado, Um beijo muito grande para todos

Anónimo disse...

220 dia de missão....
imagino o cansaço e até o stress que se deve sentir na barca... não adianta pensar que tudo é um mar de rosas pois é facil imaginar as dificuldades, ...
Aos praças da barca, que por amor a esta se sacrificam pelo sucesso desta viagem.
São eles,as clases inferiores,que mais trabalham ,que menos regalias tem... como forma de reconhecimento pelo seu valor talvez seja altura de dar uma festa!!!, homenagiar os seus feitos, e com isso dar-lhes força para continuarem esta viagem cujo final ainda se encontra longe...

Luis Marques disse...

Senhora Conceição,seus comentarios são bem lidos cá pelo Luis Marques na Costa da caparica..Quanto ao anónimo das 13.31 de 30 de Agosto não ligue importancia,e que ele vá dar graxa ao cagado....A Sagres lá vai sicando as ondas a caminho das terras de XANANA,e do premio nobel da paz Ramos Horta e bispo Ximenes Belo.Para Senhora Isabel Vieira o meu agredecimento por apoiar o blog do esposo Senhor Vieira.Luis Marques na costa da caparica

Anónimo disse...

Agradeço toda a informação que me e dada pelo sr.Vieira, é uma boa forma de saber novas do meu filho 2º ms moreira que se encontra a bordo da barca.Beijos e abraços dos teus pais.

Anónimo disse...

Estou plenamente de acordo com o Sr. Luis, o/a das 13.31 de 30 Agosto, que vá dar graxa ao " cágado"...

Cátia Luís disse...

Muito obrigada ao Cabo Vieira e à sua esposa pelo fantástico blog no qual procuro diariamente notícias desta bela barca.
Quero aqui também deixar um beijo enorme ao amor da minha vida: 2º marinheiro Frederico Calor. Cá estarei até Dezembro à tua espera!