Breve passagem por Tanegashima


As primeiras horas, de mais uma tirada com chuva, e com fortes ventos nos sectores de proa, correntes contrárias, a ondulação desconcertante e encrespada (2 a 3 metros), são o prenúncio de algum balanço, o que leva a marujada a recolher aos seus aposentos, ficando somente os militares que se encontram de quarto aos diversos serviços. Tirada esta, que nos vai levar a cidade Japonesa de Nagasaki onde está previsto atracar terça-feira dia 3 de Agosto, estando também previsto atracar algumas horas segunda dia 2 de Ago. em Tanagashima, isto se a corrente que se faz sentir o permitir.
Tanegashima é uma ilha do sul do Japão, situada no arquipélago Osumi, ao sul de Kyushu. Faz parte da província de Kagoshima e é a segunda maior do arquipélago. Esta ilha de Tanegashima é celebrada como o local do primeiro contacto conhecido entre Europeus e Japoneses, em 1543. Foi assim que um navio Português, desviando-se da rota da China para Okinawa, aportou em Tanegashima. Até aos tempos modernos, as armas de fogo eram coloquialmente conhecidas no Japão como "Tanega-shima", devido a terem sido introduzidas aí pelos primeiros portugueses desse navio. Os europeus chegaram para comercializar, não só armas, mas também sabão, tabaco e outros produtos desconhecidos no Japão medieval, por produtos japoneses. Desde que em 1543 as armas de fogo foram introduzidas, os famosos artesãos metalúrgicos de Tanegashima expandiram suas técnicas originais para incluir a criação de armas de fogo de alta qualidade em grande escala.
Hoje dia 30 de Julho, o mar melhorou substancialmente, faz-se sentir um forte calor com uma elevada humidade o que faz com que se torne complicado a passagem dos dias a bordo da “Barca”, a forte corrente contrária continua a persistir, o que torna difícil o comprimento do planeamento em relação a atracação em Tanagashima.

Hoje dia 30 de Julho, dia muito particular para uma pessoa muito especial, e não queria deixar passar este dia sem mencionar o seu 10º aniversário, parabéns Joãozinho és o maior…

4 comentários:

Amanda Z. Marinho disse...

Adorei as explicações dos portos. Conseguiram atracar em Tanegashima a tempo no dia 02 de agosto!? E já chegaram a Nagasaki conforme o planeamento no dia 03 de agosto!?
Estou ansiosa por notícias...
Obrigada e abraços

Rosa disse...

Sr. Filipe Vieira
A tirada que acabou de relatar, a da saída de Yokohama, não terá sido fácil. Na verdade, mesmo em terra, o tempo não está fácil (basta lembrar o que se passa na China). Espero que tenham conseguido chegar à «festa da espingarda» e que agora descansem, tranquilamente, em Nagasaki, onde não podem perder (pelo que se diz) o museu da bomba atómica. Continuamos a aguardar ansiosamente mais um relato e mais umas fotos. Obrigada, mais uma vez, por estes relatos.

romcadur@gmail.com disse...

Conta-se que houve problemas na atracação em Macau?

Não que seja importante saber, mas a China tem pontos uns mais que outros, importantes para Portugal e Macau é um deles

romcadur@gmail.com disse...

Conta-se que houve problemas na atracação em Macau?

Não que seja importante saber, mas a China tem pontos uns mais que outros, importantes para Portugal e Macau é um deles