Tanegashima - Alvorada diferente

Alvorada ao som de Big in Japan (Alphaville)

Primeiro dia do mês de Agosto, navegamos rumo a Tanegashima. O por do sol aconteceu á instantes por estibordo, em terras de antigos” Samurais”. Navegamos para o estremo sul do Japão, que fica a pouco mais de 50 milhas do nosso próximo porto, onde está previsto atracarmos pela manhã do dia 2Ago. Tirada que até ao momento não tem sido fácil, pois a forte corrente contrária ao nosso rumo, que se faz sentir, que por vezes atingi 4 nós de força, obrigando-nos a navegar junto a costa de forma a fugir ao fluxo principal da corrente, o que provoca mudanças constantes de proa. O vento, esse também não facilitou, pois entrava por os sectores de proa, fazendo com que os marujos de quarto a manobra tivessem trabalho extra, pois obrigava a que se bracea-se constantemente para estibordo ou para bombordo, isto porque, o vento incidente nas vergas provoca uma força de atrito que nos atrasa, pois todo o tempo ganho resultante destas manobras parecia pouco para cumprir o planeamento de atracar em Tanegashima em tempo.
E foi ao som dos acordes do grupo Alphaville dos anos 80, com o tema “Big in Japan” que hoje aconteceu mais uma alvorada (algo diferente). São 7 horas. Como pano de fundo, mais uma cidade onde iremos atracar pelo inicio da manhã, Tanegashima. Por volta das 9 horas, a primeira espia de atracação liga o navio ao cais, minutos depois a “Barca” encontra-se atracada em mais um porto, nesta missão, que já vai longa. Durante as poucas horas de permanência por estas paragens (6 horas), onde se aproveitou para visitar o “Museu da Espingarda” como muito simbolismo o para nós, Portugueses, pois aqui encontra-se a primeira espingarda que os Lusitanos no sec. XVI deram a conhecer a este povo. Foi com espanto que durante a visita, se verificou que existe muitas referências, às várias passagens do Navio Escola Sagres por tão longínquas paragens. Os amantes do desporto rei tiveram mais uma oportunidade de fazer o gosto ao pé. Jogo disputado contra uma equipe local, mais uma vitória a sorrir a este magnífico grupo de jogadores, 2-0 foi o resultado.
E conforme estava estipulado no planeamento, o regresso de licenças as 15:00. Já toda a guarnição se encontrava a bordo, por volta das 15:40 o som do apito do mestre entoa por todo o navio, faina geral, está na hora de deixarmos para trás mais um porto. Largamos todas as espias de amarração, o navio rodou com a ajuda de dois rebocadores, largamos os cabos de reboque, e começamos a caçar todo o pano latino, para gáudio deste povo simpático, que se veio despedir de tão ilustre “Barca”. Tirada rumo a Nagasaki, (cerca de 150 milhas), onde está previsto atracar amanhã dia 3Ago, durante o inicio da tarde.

3 comentários:

Maria Alzira Gomes disse...

ola,ta tudo bem por aí?
Peça por favor ao meu filho fz Ricardo Gomes que logo que possivel nos ligue tenho saudades de falar com ele. Que a viagem corra sempre bem.
Tudo de bom para todos.

Conceição disse...

Uma bela musica dos meus tempos de juventude é sempre magnifico ouvir ,alem de a musica dos anos ontenta é enesquecivel não s´para quem viveu a sua juventude nessa época como tambem para os outros. O importante é estarem todos bem continuação de boa viagem até o proximo porto Um beijo para o meu filho Manuel Silva outro para todos vocês

Anónimo disse...

blá...blá...blá...blá...bla´...