Xangai


Manhã cinzenta do dia 15 de Agosto. Inicio de mais uma etapa da nossa já longa missão. São 09:40, quando se ouve as notas do apito do mestre a entoar por todo o navio, faina geral, os marujos aprontam-se para largar as espias de atracação, chega ao fim a estadia em mais um porto, desta vez na Coreia do Sul. Próxima tirada de 470 milhas, que nos vai levar a esse grande e misterioso país que é China, onde iremos atracar, na sua maior cidade, Xangai, estando previsto atracar quarta-feira dia 18.
Ao segundo dia desta tirada, somos fustigados, com a muita chuva, por vezes com trovoada, e relâmpagos a mistura, e alguma agitação marítima, pois estamos a navegar, na zona do globo onde ocorrem as monções, fenómeno climático normal nesta época do ano, típico desta região sul e sudeste da Ásia, onde o clima é condicionado por massas de ar que ora viajam do interior do continente para a costa, monção continental, ora viajam da costa para o continente, monção marítima.
Manhã do dia 18, encontramo-nos a pairar, na foz do rio Yangtze, a aguardar piloto que nos irá acompanhar, durante seis horas ao longo do rio, até atracar em Xangai. Inicio de tarde, chegamos sob uma forte chuvada, com relâmpagos e trovões a mistura, a “Barca atracou num cais no centro de Xangai, perto do Bund, a famosa marginal neo-clássica da cidade, e como a semelhança de praticamente todos os outros portos, fomos recebidos ao som das notas de uma Banda Militar.
Finalmente chegamos a tão ansiado país, China, é um lugar mítico e que tem a capacidade incrível de fazer-nos recuar no tempo. Mas essa capacidade de levar-nos ao passado não funciona em relação a cidade de Xangai. Ao primeiro contacto que tive com esta enorme cidade do leste da China, tive a ideia por momentos que estava a chegar a Nova York, ao estar-se em Xangai, pensa-se que a que a cidade nasceu do nada, há uns trinta ou quarenta anos, cidade de um corte absolutamente ocidental, colocada a força no mapa da China. XANGAI, é a maior cidade da República Popular da China, com e uma das maiores áreas metropolitanas do mundo, com mais de 20 milhões de habitantes. Localizada na costa central da China oriental, na foz do rio Yangtze.
Originalmente uma vila cuja economia era baseada na pesca e no sector têxtil, Xangai cresceu de importância no século XIX devido à sua localização favorável do seu porto e como uma das cidades abertas ao comércio exterior em 1842 pelo Tratado de Nanquim. A cidade floresceu como um centro de comércio entre o oriente e o ocidente e tornou-se uma multinacional de finanças e negócios na década de 1930. No entanto, a prosperidade de Xangai foi interrompida após a tomada comunista em 1949 devido à cessação de investimentos estrangeiros. As reformas económicas em 1990 resultaram em um intenso desenvolvimento da cidade e, em 2005, Xangai tornou-se o maior porto de carga do mundo. A cidade é um destino turístico famoso por seus marcos históricos, como o Bund, o Templo da Cidade de Deus, o moderno e em constante expansão centro financeiro de Pudong, onde está localizada a famosa Torre Pérola Oriental, e por sua nova reputação como um centro cosmopolita da cultura e do design. Hoje, Xangai é o maior centro comercial e financeiro na China continental e tem sido descrita como o grande exemplo da pujança da economia Chinesa.
Durante a nossa estadia, nesta maravilhosa cidade iremos ter a oportunidade de visitar a “Expo Xangai 2010”. Que foi inaugurada a 1 de Maio e vai encerrar a 31 de Outubro, com o tema “Cidades melhores, vida melhor”, considerado o maior acontecimento internacional organizado pela China na primeira década do séc. XXI, depois dos Jogos Olímpicos de Pequim.

1 comentários:

Rui Fernandes disse...

Foi com grande surpresa e emoção que vi a Sagres em Xangai. Tinha acabado de subir ao bar do hotel Hyatt On The Bund para ver a panorâmica espantosa de Pudong à noite, estava a preparar-me para a fotografar quando a minha esposa me chamou a atenção para o barco em 1º plano, em baixo. Parecia mesmo a "nossa" Sagres... e depois vimos a bandeira!! Soube bem ter um pouquinho de Portugal mesmo ali ao pé de nós, e será um daqueles momentos que não iremos esquecer da nossa viagem à China, obrigado!

Rui e Dora