O ADEUS AO JAPÃO…


Manhã do dia 8 de Agosto, que nasceu solarenga com muito sol, no qual transmite algum alento aos marinheiros do N.R.P. Sagres que partem para mais uma tirada desta missão que já vai longa, que nos vai levar a Coreia do Sul a Incheo-Seul. Depois de uma pomposa despedida entre individualidades locais e alguns membros da guarnição tendo como pano de fundo a “Barca”, onde o Comandante Proença Mendes, agradeceu a forma espectacular como fomos recebidos por este povo, com uma cultura muito diferente da nossa. O Presidente da Câmara de Nagasaki agradeceu a forma como esta embaixada flutuante da República Portuguesa recebeu os milhares de visitas a bordo, por estes cinco dias. E guardado para o fim, estava agendado um espectáculo de dança com um dragão, muito tradicional por estas paragens, a princípio ainda se pensou que tinha sido algum adepto, do F.C.P. que encomendou o espectáculo, pois horas antes tinham ganho ao Benfica. Eram 10h, quando o mestre apitou a faina geral, ao largar o último cabo de amarração, ainda se podem ouvir os gracejos e peripécias vividas pela marujada neste porto de Nagasaki.
Para trás fica mais um país, Japão onde aportamos em três cidades, Yokoama-Tókio, Tanegashima e por último Nagasaki. Durante os cinco dias, aproveitou-se para conhecer o máximo, desta cidade que é conhecida mundialmente, pela sua destruição total na segunda guerra mundial pela bomba atómica (amanhã, dia 9 Ago. faz 65 anos que aconteceu o ataque), a visita ao museu da bomba atómica, impressiona. Também se realizou uma partida de futebol com a equipe local, onde fomos goleados sem apelo nem agrado por 7-0, mas á que mencionar que a equipe de Nagazaki, é profissional e está a lutar pela subida a 2º divisão nacional. Japão, país enorme com um povo que me impressionou pela sua gentileza, educação estrema, são um povo de um silêncio enorme que levam a disciplina muito a sério, tendo uma forma muito peculiar de se cumprimentar “ojigi”, que consiste em inclinar-se perante alguém como forma de respeito. No que respeita a sua alimentação, constituída a base de arroz, algas, legumes, verduras e frutos do mar, daí talvez a sua longevidade. Não se pense que a culinária japonesa vive só de peixe cru. Ela é riquíssima, tem uma diversidade de dar inveja na maioria das cozinhas pelo mundo. O sushi, o sashimi a têmpora são alguns dos pratos mais conhecidos, a sua alimentação em geral é bem nutrida mas com um baixo valor calórico. Eu adorei… Para beber, temos o sake, a milenar bebida japonesa, bebe-se para eliminar as preocupações e prolongar a vida. É um ritual no Japão.

4 comentários:

Anónimo disse...

Bom Filipe por cá continuamos todos na mesma para além das saudades e das inumeras vezes que falamos em ti, garanto-te que estas sempre presente em tudo o que faze-mos, mas uma coisa tenho que te dizer continua-mos com muita inveja tua (eu sei que a inveja nao é bonita) mas as tuas experiências são as nossas.... Sei que a viagem corre bem, uns dias melhores, outros mais ou menos, mas em terra passa-se o mesmo.... Quero deixar-te um beijao muito grande de todos nós pois temos muitas saudades tuas. Obrigada pelos postais ainda hoje é uma adrenalina recebe-los...continuaçao de uma grande viagem e aproveita ao maximo. abraços
familia simoes sonia

Conceição disse...

S Vieira mais uma vez nos encanta com as suas cronicas ,tambem como vocês fiquei impressionada com o Japão de todos os portos que visitaram para mim foi o pais que mais me encantou. Espero que continuem a ter uma boa viagem .Um beijo para todos um maior para o meu marujo Manuel Silva . Já me ia esquecer de vos dizer que estive a ver os videos de outros regressos ,por mais encantada que esteja com a viagem já só imagino o vosso

Judite Lopes disse...

Olá Sr. Filipe Vieira, sou leitora assídua das suas crónicas, gosto imenso de as ler e principalmente de ver as fotografias. Foi com imenso prazer que vi uma foto do meu filho, grumete Pedro ou "Ordep", tirada em conjunto consigo e com mais membros da guarnição. MUITO OBRIGADA.Numa altura em que não tenho conseguido falar com ele telefónicamente, vê-lo com tão bom aspecto foi muito bom para mim. Peço-lhe que lhe transmita esta mensagem, que lhe diga que quando for possível ligue para a mãe e um grande beijo para ele, com muitas saudades, e para toda a guarnição.Para si, mais uma vez, o meu agradecimento e continue a satisfazer a nossa curiosidade e a acalmar a nossa ansiedade como tem feito sempre. Continuação de boa viagem para toda a guarnição.

Rosa disse...

Sr. Filipe Vieira
Como tantas outras pessoas, aqui continuo como leitora assídua das suas crónicas e a fazer, de vez em quando, um ou outro comentário. Ontem, dia 11 de Agosto, «falei» por um chat com a minha filha, a cadete Ana Pires, e mostrei-lhe este blog que ela não conhecia e de que gostou tanto.
Assim, por aqui e por ali, lá vamos acompanhando essa fenomenal viagem (que tem de ficar registada em livro!) e mitigando as saudades (tantas!) dos que andam por longe.
Mais uma vez, um muito obrigada por estas descrições e, agora que ela já sabe da existência deste blog, um beijinho de fresca brisa atlântica para a nossa cadetinha tão amada.