Segunda Feira, 15 Março 2010

Localização NRP SAGRES

Fim-de-semana em que o rei Neptuno não deu tréguas, mar muito agitado (4 a 5 mts), ventos muito fortes (35 a 40 nós), fizeram com que tivéssemos de abrigar no golfo de São Matias onde permanecemos cerca de 24 horas á espera que o tempo desse oportunidade para rumar a sul.
Domingo de manhã o dia começa com alguma agitação, duas velas rasgadas, Mezena Baixa e Gávea baixa, esta ultima que me diz respeito, que se descoseu do gurutil até á esteira (cerca de 5 mts de costura) o que se viria a tornar num dia fora do normal pois tivemos que desenvergar a vela (retira-la da verga) leva-la ate ao paiol do mestre a fim de poder cose-la na maquina, tarefa essa que levou a tarde toda e o trabalho de 5 homens, eu, Mestre Teixeira, Mestre Meireles e os paioleiros: Mar/ M Carneiro (mêmê), Mar/ M Monteiro (Manel), depois do trabalho de reparação ter acabado foi necessário voltar a envergar a vela (coloca-la na verga), já era noite fazia-se sentir o frio gélido, apita a quarto (terceiro quarto) todo o pessoal comparece no poço, a expressão nas suas caras demonstra que já sabem qual vai ser o objectivo da faina, o contra-mestre de quarto descreve a manobra aconselha ao pessoal para se agasalhar pois o frio “Lá em cima” faz-se sentir com maior intensidade, os marinheiros do quarto: Cavaco, Belo, Rosa, Ferreira (mantas), Ferreira (sopinha de massa), Gomez, Moreira, Serrão, Pereira, Nogueira, Evangelista. São marinheiros como estes que levam a barca e o bom-nome de Portugal aos quatro cantos do mundo, eram 22:20 quando abandonámos o abrigo do golfo para rumar a sul.
Neste momento navegamos na posição 42º54´03S e 63º14´04W ao rumo 190º outro dia como tantos outros: alvorada ás 07:00, formatura para serviços as 08:30 durante estes apenas foi possível fazer uns ajustes na vela envergada no dia anterior, umas limpezas na secção e pouco mais pois as condições atmosféricas a isso nos restringem. Mais tarde veio o almoço, um prato do bem português bacalhau pois hoje é segunda-feira.
Grande abraço ....

13 comentários:

Anónimo disse...

Pequenos/grandes contratempos que não facilitam a vida a bordo, mas que mais tarde serão recordados com saudades.
Desejos de melhores condições até Ushuaia

JA disse...

Apesar de não ser do Porto, convirá dizer para a Sagres que o Inter do Mourinho eliminou o Chelsea
http://www.youtube.com/watch?v=e5PW7vrNM8k

JA disse...

O mezena é o mais ilustre da mastreação. Os mestres são do melhor.O pessoal não perdoa, até fabricavam se fosse preciso. Agora imaginem ter que fazer isso tudo numa barquito de 35/50 pés
Vão fazer história na barca lembrem-se destes dois
http://www.genuinomadruga.com/
http://www.paratii2.com/
O tempo está bom e a previsão até Ushuaia é a favor.
Cumprimentos a bordo

emilia disse...

Espero bem que seja verdade,bons v
entos e boa previsao até USHUAIA .SERA OPTIMO .ATé SABADO COM BOAS NOV....

Sofia disse...

Espero que o mar seja mais brando e que a navegação corra bem! Ja baste terem o frio a fazer-vos companhia! :D
Um abraço a todos, um outro ainda maior para a vossa secção do grande e um beijinho especial ao mestre Teixeira!
Bons mares! ;)

Nascimento disse...

rasgos das velas é normal mas no meu tempo era tudo cosido à mão.
continuação de boa viagem.

Cristine Griffing disse...

Very happy to hear that everyone is safe. Hope the voyage to Ushuaia continues with good luck.
A special kiss for V.Dantas, I miss you.

Anónimo disse...

**Caro Filipe,
tens as outras moradas... dos portos proximos? (depois punta arenas?)
Obrigado!

Anónimo disse...

desde a última vez que ouvi a voz do meu filho, já lá vão quinze dias...espero que estejam todos bem apesar do frio e do mau tempo. aguardo com ansiedade a chegada a Ushuaia para poder falar com ele. Se for possível gostava de lhe mandar um beijo, entregue-lho se faz favor, é o 2º grumete Pedro ou "Ordep".Mãe Galinha.

Azevedo disse...

Bom esforço camaradas. É nestes pinceis que se nota a fibra com que são feitos os nossos marinheiros.
Um abraço do tamanho do mundo.
zeaze

JA disse...

acompanhem a regata pelo google em
http://sf.tesacom.net:6022/veleros/default.aspx

JA disse...

programa das festas em Ushuaia

http://www.momentostdf.com.ar/

http://www.tierradelfuego.org.ar/v4/_esp/index.php?seccion=12&periodo=20100318

Anónimo disse...

Ao consultar o seu blogger, consegui encontrar uma foto do meu filho,2º grumete Pedro(Ordep), sentado ao seu lado numa praia do Recife.Fiquei tão feliz que me atrevo a pedir-lhe se pode enviar mais uma foto em que ele esteja presente para eu, mãe, ver como ele está. Eu sei que é pedir muito, mas como faço anos brevemente era com certeza um óptimo presente de aniversário. Muito obrigada. Beijos para ele com muitas saudades da mãe, irmã e Paulo.Boa viagem para todos e que Deus vos acompanhe.Judite Lopes