23 Março 2010

Dia 23 de Março de 2010

Os preparativos para a largada começam cedo, o frio que se faz sentir na cidade de USHUAIA parece maior que nos últimos dias da nossa estadia, talvez por ter nevado na noite passada, as montanhas que rodeiam a cidade estão cobertas por um manto branco de neve, maior do que nos últimos dias. Feitos todos os preparativos de largada apita a faina ás 09:15 e zarpamos rumo a Punta Arenas.
No ar paira a ansiedade dos marinheiros da barca, pois todos sabemos que em poucas horas estaremos a dobrar o mítico Cabo Horn, o cabo mais a sul do mundo onde as águas do atlântico se juntam conflituosamente com as do pacífico.


Dia 24 de Março de 2010
Cabo Horn

Alteração ao horário de bordo, toca a alvorada ás 06:30, pequeno-almoço das 06:45 ás 07:10, apita a faina geral de mastros ás 07:15 a fim de passar o mítico Cabo Horn á vela, como navegavam os nossos antepassados.
Embora os ventos que nos levam á nossa travessia sejam gelados, as caras dos marujos revela um animo e ansiedade fora do normal por passar o Cabo que em tempos cobrou um sem numero de vidas, vidas daqueles que tanto em tempos longíncuos como hoje tiveram e têm a ousadia de navegar as águas que o banham, uma experiência única na nossa vida, uma experiência que muitos cobiçam e que só alguns têm a oportunidade de concretizar.
Em 1432 os navegadores portugueses chegam aos Açores, dobram o cabo Bojador em 1444, Vasco da Gama chegava a Índia em 1498 , Pedro Alvares Cabral chega ao Brasil em 1500, são alguns destes feitos que enriqueceram a história do nosso país, as 08:06 do dia 24 de Março de 2010 , na posição 56º 00´05´´S e 67º15´08´´ rumo 090º a velocidede de 10 nós os marinheiros da Sagres fazem historia, um momento único na vida destes homens do mar, a sagres dobra o Cabo Horn pela primeira vez .
Uma vez dobrado o Cabo Horn entramos novamente no canal de Beagle que desta vez nos leva ao estreito de Magalhães para assim atracar em Punta Arenas, sábado 27 de Março, a guarnição espera com ânsia a chegada a um novo pais, Chile.

Forte abraço ...

2 comentários:

Anónimo disse...

Saudações "Marujas" para todos, já podeis ostentar o famoso "Brinco" um bem haja para todos com grande abraço deste vosso camarada.Mar/M MOREIRA

isabel vieira disse...

A muito tempo que não deixo nada escrito aqui, porque tudo ou quase tudo e dito pelo telefone ou no msn, mas lendo este texto e vendo as fotos que nos deixas-te aqui neste espaço quero deixar escrito que tenho muito ORGULHO de ti. Aproveita ao maximo esta viagem. AMO-TE beijinhos ate breve....
ISABEL