Proximo porto Ushuaia ...


Se é verdade que Ushuaia é a cidade mais austral do mundo, ou como muitos a apelidam La ciudad del Fin del Mundo, também é verdade que neste fim de mundo vivem 4 portugueses inseridos numa população de cerca de 45 785 habitantes. E se a temperatura média anual (4,7˚) característica da ponta sul de Argentum é fria, também nesse cóccix da América do Sul se faz sentir o calor e paixão Lusitana. Foi o que aconteceu a uma menina que nasceu na Vila Nova plantada à margem esquerda do Douro e que namora eternamente a cidade invicta numas férias passadas nas Canárias. Aproveitando uma das remansadas praias desta ilha espanhola, um charmoso oficial fuzileiro argentino, num acto de destreza não militar, arrebatou com desembaraço o coração desta filha de um também ele oficial da marinha e levou-a consigo para viver um romance eterno para Rio Grande, bem perto de Ushuaia, onde se encontra sediado o 5º Batalhão de Fuzileiros Argentino, um dos mais conceituados. Gostava de deixar uma especial saudação para esta tão simpática Senhora que recebeu a graça de Martinha Gaspar da Silva. Ao mesmo tempo queria alertar a guarnição que ela vai visitar a “Sagres” na cidade do fim do mundo.
O primeiro assentamento europeu na terra do fogo foi feito na zona de Ushuaia e a cidade foi fundada no ano de 1884. Um dos locais a visitar é o Museu do Fim do Mundo e o Museu Marítimo que fica no antigo presídio e se quiser provar a gastronomia local tem duas boas opções, Centolla, o caranguejo gigante de aguas profundas comum em regiões muito frias e/ou assado de cordeiro que é muito típico. Esquiar também é um bom meio de desfrutar desta localização tão a sul, a 26 km da cidade, Cerro Castor, um centro de esqui muito moderno, possui 23 pistas com todos os níveis, perfazendo um total de 24 km de pistas. Se decidir fazer um passeio à Isla Martillo, que serve de valhacouto aos pinguins de Magalhães poderá também observar a costa desde o mar e facilmente distinguir os edifícios importantes como os já referidos Museu Marítimo e Museu do Fim do Mundo. Também se podem observar os montes Olívia, Cinco Hermanos, as Fazendas Fique e Túnel, os montes Escarpados e o Rio Encajonado.
Acreditando nos sites de turismo o comércio de Ushuaia usufrui da isenção de impostos, Duty Free pelo que vale a pena dar uma volta pelas lojas pois por certo encontrará algo que lhe agrade. Segundo os referidos sites os bares da cidade dão por finda a sua labuta diária relativamente cedo. Aproveitem bem a beleza natural que Ushuaia tem para oferecer.
Saludos desde terras de Aquém Tejo


ex Mar “L” Armando Moreno
armo900@gmail.com

0 comentários: