Kuala Lumpur (Malásia)

TIRADA DE SINGAPURA PARA KELANG-KUALA LUMPUR

Pela manhã do dia 23, zarpamos para uma das mais pequenas tiradas desta missão. Tirada de 2 dias entre a cidade estado de Singapura e Kelang, localidade portuária que serve essa grande capital da Malásia, Kuala Lumpur. Durante esta curta tirada, onde passamos por Malaca, e permanecemos fundeados algumas horas, aproveitou-se a presença em tais paragens para visitar este célebre território que esteve durante anos sob administração da Coroa Portuguesa. Ao pisar terra, os indícios de presença lusa, eram bem evidentes por toda a parte. Como a chamada Porta de Santiago, o que resta da fortaleza “A Famosa” construída pelos portugueses séculos atrás e posteriormente destruída por mãos holandesas. Ou a estátua de S. Francisco Xavier, erguida em frente às ruínas da igreja de S. Paulo, também ela construída por ordem lusitana. Durante as horas que o navio esteve fundeado, tivemos a agradável surpresa de receber a bordo o rancho folclórico local, que mantém vivas as nossas tradições por estas paragens longínquas, dançou-se, cantou-se, alguns momentos muito bem passados, que deu para alegrar a marujada. Ao fim da tarde, suspendemos e rumamos ao próximo porto, onde atracámos na manhã do dia 25 de Outubro. Eram 08:40 quando ecoa o apito do mestre, faina geral de atracação, logo no primeiro contacto visual, apercebemo-nos que não era o sítio mais favorável para atracar, ficando longe da localidade mais próxima, cerca de 20 minutos de táxi de Kelang, uma vez nesta cidade que não era nada de especial, tínhamos de apanhar um comboio para deslocarmo-nos para Kuala Lumpur, viagem de 1 hora.

Kuala Lumpur

Depois de longas duas horas de transportes, finalmente Kuala Lumpur, é a capital e a maior cidade da Malásia. A cidade propriamente, ocupa uma área de 244 quilómetros quadrados, tem uma população estimada de 1,6 milhões de habitantes. A Grande Kuala Lumpur, também conhecida como Vale Kelang, é uma aglomeração urbana com 7,2 milhões de pessoas. É a região metropolitana com o mais rápido crescimento do país, tanto em população quanto na economia, centro nevrálgico de um país moderno e eficiente, embora mantenha um traço tradicional em diversos bairros da cidade - uma espécie de meio-termo entre a festiva e libertina Tailândia, a norte, e a superorganizada e futurista cidade-estado de Singapura, a sul. Mais uma daquelas cidades que vai deixar saudades, ponto alto e ex-líbris desta cidade temos as famosas “Petronas” Construídas em 1998, com os seus 88 andares são actualmente o terceiro edifício mais alto do mundo, durante a noite completamente iluminada, é de facto uma visão assombrosa, onde se fica estupefacto e de pescoço contorcido ao admirar tamanho espectáculo. Onde se pode visitar grandes espaços comerciais como é apanágio por todas as grandes cidades da Ásia Oriental. Kuala Lumpur possui algumas pérolas espalhadas por outras artérias da cidade. Como a colorida “Little Índia” onde as vias estreitas com fragrância de jasmim, as pessoas e o próprio ambiente de feira permanentemente, oferecem uma diferente visão, num cenário que reproduz a atmosfera indiana. A caótica “Chinatown”, onde de tudo um pouco vende, com a certeza de nenhum produto ser genuíno, onde tudo se regateia, trazendo o produto por vezes por menos de metade do preço. Onde se pode visitar ainda edifícios históricos de arquitectura original, como a magnifica Sultan Abdul Samad, situada em pleno coração de Kuala Lumpur. Mais uma estrondosa capital que fica para a memória desta longa viagem.
Musica do Marinheiro

7 comentários:

Susy disse...

que bueno verlos asi!!! cada dia es mas la falta que hacen,pero cada dia estan mas cerquita de quien los ADORA y espera!!! Un super beso para quien mas amo..J.A

Ricardo Ciríaco disse...

Vieira
és aquele camarada que uma pessoa pode contar, sabes diferenciar a amizade do serviço (eu que o diga, acho que nunca levei tanto na cabeça), sou assiduo leitor do teu blog, embora nunca o te tenha confessado, porque gosto de ler as nossas aventuras ao longo deste mundo.
UM GRANDE ABRAÇO DESTE TEU AMIGO M/E CIRÍACO

emilia disse...

ola tudo bem bei...

Conceição disse...

Mais uma bela cronica e fotos muito bonitas, obrigada, fico á espera de mais . Continuação de boa viagem. Um beijo para todos e um maior para o meu filho Manuel Silva e não gozem por sermos do norte pois temos muito orgulho nisso

Sónia Vanuza disse...

Logo a seguir ao Natal de 2009 tivemos a confirmação de uma notícia que não queríamos por nada que fosse oficial: o Navio Escola Sagres iria partir em Janeiro numa longa Viagem de Volta ao Mundo. A viagem de Circum Navegação, tal como a exploração de Fernão de Magalhães.
Quem está de fora, friamente comentou e ainda vai comentando:”olha, olha, ainda se queixam, vão conhecer o mundo todo, terras que nunca sonharam pisar e ainda por cima à pala dos contribuintes”.
Lhes garanto que para as Famílias que aqui ficaram em Terras Lusas e para os próprios Militares a história não é bem assim…
Tem sido um ano terrível, muito complicado de gerir. Só quem está a passar pelo mesmo poderá perceber o que tento descrever. Escrevo “tento” porque sei que não consigo transpor para palavras tudo o que me vai na alma, no pensamento.
O meu filho completou ontem 4 anos e não teve o “Pai Pedro” presente. Felizmente temos uma família espectacular que me ajudou a superar esse dia e a minimizar a tristeza da ausência de alguém tão importante como o Pedro. Importante por ser o bom pai do aniversariante, um bom amigo de todos os membros da família, um bom marido, um bom companheiro, a pessoa mais espectacular que alguma vez conheci e que toca tanta gente das mais diferentes formas.
A viagem irá trazer-lhe reconhecimento? Talvez a nível profissional continuará a ser apenas o bom Sargento Ferreira, mas a nível pessoal ele sempre foi e sempre será o meu/nosso Herói, com “H” grande!
E ele tem um coração puro, eu sei que para ele o melhor reconhecimento que pode ter é o longo abraço que daremos no dia 23 de Dezembro com o nosso filho ao colo!
O melhor louvor que ele pode receber é uma almoçarada patrocinada por uma das suas Mães ( a MÃE que o trouxe ao mundo, Zézinha, sempre muito presente neste ano complicado e a “Mãe Sogra” como ele carinhosamente tem gravado o nº da minha mãe Ana no telemóvel).
Faltam menos de dois meses para terminar esta saga, esta aventura. Menos de dois meses para reorganizarmos a nossa vida e tentarmos recuperar um ano que nos foi roubado.
Mas nem tudo é mau…a Viagem trouxe-nos (a mim e ao nosso piolho) a possibilidade de conhecer S.Diego e Los Angeles. Nunca pensei ir aos “States” e esta viagem fez-me superar o medo de uma nova travessia transatlântica (sim…porque depois da aterragem atribulada da lua de mel no Brasil, jurei para nunca mais…). Fomos, revimos a Figura mais importante das nossas vidas, conhecemos pessoas extraordinárias, de grande beleza interior, com as quais ainda me comunico e que me transmitem força e optimismo! Pessoas que quando lerem este testemunho irão certamente rever-se a si mesmas e também aos seus em algumas passagens.
É para o meu Pedro, é para mim e é para quem quer que se reveja nestas linhas que escrevo este “Diário de Bordo…em Terra”.
A si Sr. Vieira uma vez mais, muito obrigada por estas crónicas, do fundo do coração!

EMILIA disse...

faço minhas as palavras da Sonia,ela no lugar de esposa de um dos heröis,eu no lugar de mae de um,como tantas outras maes,que com grande ansiedade esperam o dia ,,foi fantastica a cronica de Bordo em terra,linguagem que as familias melhor compreendem!!!!a todos ,dias curtos e bom regresso,,coragem e um grande beijo ao meu filho LINO ANDRE ,OBG SR. VIEIRA E ESPOSA

Paula Meireles disse...

tem toda a razão Sónia foi um ano muito complicado mas nós temos (e Coseguimos )que ser fortes por nós, pelos nossos filhos e principalmente pelos nossos maridos que estáo tão longe e tão sozinhos.
Muita força e não desanime porque já só faltam 51 dias para estarem junto de nós.
Bom final de vaigem a toda a guarnição da SAGRES.
Paula Meireles