... e ao fim de cinco dias alucinantes.

Vividos a um ritmo próprio de uma cidade como é Banguecoque. Sexta-feira, dia 15 de Outubro, pelas 15:00h, começamos a largar as espias, uma a uma, chegou ao fim a nossa estadia, em mais um porto. No cais muitas pessoas, não quiseram deixar de se despedir de tão ilustres visitantes, pois nós portugueses, fomos os primeiros estrangeiros a chegar a estas paragens, em 1511, a cerca de 5 séculos atrás. Depois de largar, começamos a caçar pano, para ostentar orgulhosamente as cruzes de Cristo ao sabor do vento, para gáudio dos muitos Tailandeses que se encontravam no cais
Demos assim inicio, a mais uma tirada, esta uma das mais curtas desta longa missão, 900 milhas nos separam do próximo porto, Singapura. Voltamos a rotina diária, do “sobe larga todo o pano ferrado e desce”, “aderiças e escotas da vela de estai, bujarrona de dentro, estai da gávea”, “obras dos papa-figos” entre muitas outras ordens em faina geral de mastros. Começamos a descer o rio Chau Phraya, que nos vai levar ao golfo da Tailândia, para navegarmos durante quatro dias até a cidade de Singapura, onde está previsto atracar pelas 10h do dia 19 de Outubro, nove meses depois de termos iniciado, esta grande missão, da “Volta ao Mundo”.
República de Singapura

É uma cidade-estado insular localizada no extremo sul da península malaia, situada 137 quilómetros ao norte do equador, do sul do estado Malaio de Johor e das Ilhas Riau, no norte da Indonésia. Com 710,2 km², Singapura é um micro estado e o menor país do Sudeste Asiático. É substancialmente maior do que Mónaco e Vaticano, as outras únicas cidade-estado soberanas sobreviventes.
Antes da colonização europeia a ilha, agora conhecida como Singapura, foi o local de uma vila de pescadores malaios na foz do rio Singapura .Em 1819, a Companhia Britânica das Índias Orientais, liderada por Sir Stamford Raffles, estabeleceu uma feitoria na ilha, que foi utilizada como um porto na rota das especiarias. Singapura se tornou um dos mais importantes centros comerciais e militares do Império Britânico e centro do poder britânico no sudeste da Ásia.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a colónia britânica foi ocupada pelos japoneses após a Batalha de Singapura, que Winston Churchill chamou de "a maior derrota da Grã-Bretanha". Singapura reverteu-se para o domínio britânico em 1945, imediatamente após a guerra. Dezoito anos depois, em 1963, a cidade, tendo alcançado a independência do Reino Unido, fundiu-se com Malaia, Sabah e Sarawak para formar Malásia. No entanto, a operação não foi bem sucedida e, dois anos depois, separou-se da Federação e tornou-se uma república independente dentro da Comunidade das Nações, em 9 de Agosto de 1965. Singapura foi admitido nas Nações Unidas em 21 de Setembro do mesmo ano.
Desde a independência, o padrão de vida de Singapura aumentou de forma drástica, Singapura é o 5º país mais rico do mundo em termos do PIB (PPC) per capita, tornou-se num dos mais importantes centros comerciais. Em 2009, a Economist Intelligence Unit classificou Singapura como a décima cidade mais cara do mundo para se viver e a terceira mais cara da Ásia, depois de Tóquio e Osaka. A população de Singapura, incluindo os não residentes, é de cerca de 5 milhões de habitantes.

0 comentários: