TÓQUIO…


23 De Julho 2010

Ao fim de 19 dias, a navegar entre ondas e ondinhas, neste mar pacífico, estamos a poucas horas de atracar em mais um porto, desta vez uma cidade oriental, Tóquio.

Tóquio literalmente "capital do leste" (em japonês: Tōkyō), oficialmente Metrópole de Tóquio (em japonês: Tōkyō-to), é a capital e uma das 47 províncias do Japão. Situa-se em Honshu, a maior ilha do arquipélago. Tóquio possui 12 790 000 habitantes, cerca de 10% da população do país, e a Região Metropolitana de Tóquio possui mais de 37 milhões de habitantes, o que torna a aglomeração de Tóquio, independentemente de como se define, como a área urbana mais populosa do mundo. Tóquio é famosa pela Torre de Tóquio. Foi fundada em 1457, com o nome de Edo ou Yedo. Tornou-se a capital do Império em 1868 com a actual designação. Sofreu grande destruição duas vezes; uma em 1923, quando foi atingida por um terramoto; e outra em 1944 e 1945, quando bombardeios americanos destruíram grande parte da cidade, sendo que no total foi destruída 51% de sua área e mataram mais de 150 mil pessoas.
Embora Tóquio seja considerada uma das cidades mais importantes, movimentadas e densamente habitadas do mundo, ela não é, tecnicamente, uma cidade. Não há no Japão uma cidade chamada "Tóquio". Na verdade, Tóquio é designada como uma metrópole (em japonês: to?), e é constituída por 23 bairros (em japonês: ku?), 26 cidades primárias (em japonês: shi?), cinco cidades secundárias (em japonês: cho ou machi?) e oito vilas diferentes (em japonês: son ou mura?). Cada uma delas possui um governo que opera no nível regional. Também fazem parte de Tóquio pequenas ilhas no Oceano Pacífico, localizadas a mais de mil quilómetros sul, nos subtropicais. Tóquio é uma das 47 províncias do Japão.
Tóquio está localizada na margem noroeste da Baía de Tóquio. Limita-se com a província de Chiba a leste, Yamanashi a oeste, Kanagawa ao sul e Saitama ao norte. Fazem também parte de Tóquio ilhas que estão espalhadas no Oceano Pacífico. A mais distante delas está a dois mil quilómetros de da costa de Tóquio (Okinotorishima).
Tóquio é o centro da maior região metropolitana do mundo, conhecida como Região Metropolitana de Tóquio-Yokohama. Esta região metropolitana inclui as províncias japonesas de Chiba, Kanagawa e Saitama. Cerca de um quarto de toda a população do Japão vive na região metropolitana de Tóquio. A população desta é de 37 milhões de habitantes, e sua área urbanizada é de aproximadamente 5 200 km².
Na actualidade, Tóquio é um dos mais importantes centros urbanos do planeta. É um dos principais centros financeiros e a capital política do Japão. A cidade tem menos arranha-céus em comparação com outras cidades da sua magnitude, principalmente devido ao risco de terramotos. É por isso que a maior parte dos seus edifícios não tem mais de 10 andares. Tóquio é também tem o segundo sistema metropolitano mais complexo do mundo depois Paris.
Em relação a sua gastronomia, onde penso que vamos ter algumas dificuldades, os pratos representativos são soba (em japonês: soba?), o macarrão frio é considerados como os melhores em Tóquio, tempura (em japonês:....), Oden (em japonês: Oden), o prato surgiu por volta de 1850 preparado com os peixes de água doce capturados nos canais de irrigação ou na baía da cidade, e, claro, sushi (em japonês: sushi), desde que Tóquio era uma vila de pescadores, Edo era conhecida pela pressa de seus moradores, e no século XIX Yohei Hanaya criou uma forma fácil de fazer sushis.
O Chankonabe (em japonês: ) é o alimento comido por lutadores de sumo. Por causa do vínculo indissolúvel a cidade com esta arte marcial, o Chankonabe tornou-se um alimento popular, então há uma abundância de restaurantes especializados em Chankonabe.
Até lá, abraço.....

2 comentários:

NanBanJin disse...

Bem-vindos ao Japão!

Se me permite uma pequena explicação, relativamente ao nome de Tóquio (東京都 — Tou-Kyou-To) este significa, literalmente "Kyoto do Leste" (os dois últimos caracteres são os mesmos de Kyoto, e o primeiro caractere significa 'Leste'), e é assim, porque a capital histórica do Japão era Kyoto, até à chamada "Restauração Meiji", na segunda metade do Século XIX, momento em que se deu uma mudança de regime — uma vez que, muito sucintamente, desde o Século XVII, o país era governado por um clã empossado no título de "Shogun", ou "Ditador Militar", título esse que era passado heriditariamente no seio desse clã, que vivia em Edo (hoje Tóquio) e os Imperadores, que residiam em Kyoto (a capital 'oficial'), estavam totalmente destituídos de qualquer poder político — e foi precisamente com a dita "Restauração Meiji" — que coincidiu com a última guerra civil no Japão e subsequente vitória dos partidários da Família Imperial — que a casa Imperial foi restituída na competente função de liderar a Nação. Desde então, os Imperadores do Japão passaram a residir em Edo, que, por sua vez passou a ser a capital (Kyoto)... a Leste! (uma vez que está a uns bons 400 km a leste da verdadeira Kyoto).

E já agora, não sei se sabem, a famosa "Tempura" não é mais que o nosso, bem português, "Peixinho da horta" — porque é uma receita de origem portuguesa, cuja presença no Japão remonta ao Século XVI.
Se puderem experimentem, que é mesmo muito bom!

Um grande abraço de Kyushu, Sul do Japão.
Luís F. Afonso, NBJ

Conceição disse...

Maravilha magnificas imformações, posso garantir que ficamos a saber muito mais com estas aulas de geografia. A experiencia com que todos vam ficar não tem nome nem dimensão, só posso continuar a dizer que estou realmente encantada , espero que aproveitem bem a estadia e continuem a vossa grande viagem estou ruidinha de inveja , um beijo para todos principalmente para o meu filho Manuel Silva