A partida de Honolulu, Hawai…


Ao 163º dia de missão, do dia 5 de Julho por volta das 09:40 o mestre apitou a faina geral de desatracação, é o fim da estadia em mais um porto Honolulu, Hawai, para muitos, o melhor até ao momento, muito sol, águas quentes de cor azul-turquesa, praias de areias brancas com muitas palmeiras. Largámos a ultima espia do cais e começamos a caçar pano, aderiças e escotas da vela de estai, bujarrona de dentro, estai da gávea e mezena baixa, seguidamente bujarrona de fora, giba, estai do joanete, estai do galope do grande, estai do gave top, estai do galope do gave tope e mezena alta, rumamos para uma posição onde carregamos todo o pano latino, guinando para oeste caçando todo o pano redondo porque o vento estava de feição, desfraldo assim as cruzes de Cristo, e desfilamos por de vante da bela cidade de Honolulu e da sua bela praia Waikiki para gáudio de milhares de pessoas, mais uma vez a linda “Barca “ em grande.
Ohau, ilha maravilhosa “Meca “ do surf mundial, apesar de nesta altura do ano não ser a melhor para a sua prática. É nesta ilha, onde fica situada a Base Naval de Pearl Harbor que ficou mundialmente conhecida pelas piores razoes, pois foi em 7 Dez de 1941 que a força aérea Japonesa desferiu um feroz ataque onde ceifou a vida a 2388 militares e civis, a perda de 21 navios e 170 aeronaves, desencadeando o envolvimento dos E.U.A na segunda guerra mundial, base de Pearl Harbort onde visitamos o memorial ao “ USS Arizona” que se encontra submerso, estivemos a bordo do” USS Missouri” (navio museu), grande couraçado que participou na segunda guerra mundial, e esteve presente cinco décadas depois na guerra do golfo. Na parte norte da ilha “North Shore” aproveitamos para visitar o Centro Cultural da Polinésia, 42 hectares de vida nativa destes povos que habitam nesta zona do globo (Hawai, Thaiti, Samoa, Tonga, Fiji, Marquesas, Easter Islands), onde saboreamos a sua óptima gastronomia, e contemplamos um maravilhoso espectáculo “Há: Breath of Life” uma historia de paixão onde é contada com muita musica, dança e fogo.
Ontem, 4 de Julho, dia onde se comemorou o dia da independência, dia muito significado para os Americanos. Fez ontem um ano que estávamos em Nova York.

5 comentários:

Bi disse...

Olá priminho...

Sim já sou do BENFICA... e continuo a adorar os teus postais. Estou de férias e quase a ir para a praia. Assim não fico com tanta inveja quando espreito o teu blog.
Beijoca

Ana Maria disse...

Filipe, voltámos a ter algum tempo para os amigos... tanto os que estão perto como os que estão longe.Final de ano lectivo é duro. Mas não falemos de trabalho...pelos vistos continuas a descobrir alguns dos lugares fantásticos do nosso mundo...por cá estamos contigo. Ainda agora a Bi e eu, ao olhar o céu descobrimos a Ursa Maior...também consegue vê-la? POr cá as temperaturas subiram de tal maneira que só apetece estar na rua.
Beijos, abraços e muitos mimos deste Alentejo imenso e por agora com temperaturas de 50 graus na Amareleja!!!!

Vítor Miranda disse...

Filipe de mim recebe um beijo...a Ana está colada ao computador e eu cheio de sono...há 3 noites que não durmo... com o calor.
Um abraço

Conceição disse...

amorneloEstou encantado com os seus comentarios é pena não poder estar ai ,mas com as fotos ,os videos eos comentarios estamos o mais perto possivel. Agora é desejar continuação de boa viagem que Deus vos proteja. Um grande beijo para todos um maior para omeu filho Manuel Silva

Conceição disse...

S Filipe Vieira quando é que nos volta a presentear com um video a mostrar o nossos marujos? Todos estamos com saudades de os ver em ação , vamos lá estamos á espera. Um beijo para todos ,um do tamanho do mundo para o meu filho Manuel Silva de Famalicão