Linha Internacional da Data

22h / 23h dia 11 Julho 2010
Quando a "barca" transpôs a Linha Internacional da Data passando da longitude Leste para a longitude Oeste ( 179º59'59''E para 179º59'59''W ) na latitude ( 26º7'59''N).




A Linha Internacional da Data, que tem como extremidades o Pólo Norte e o Pólo Sul, separa o ontem do hoje (estando colocado a oeste da linha) ou noutra óptica o hoje do amanhã (estando colocado a leste da linha).
Desfasadas de 12 horas, ambas as linhas sombra- sol, que estabelecem as mudanças dia-noite e noite-dia, podem ser compreendidas como enormes ponteiros de relógio que, por hábito, se encontra dividido em 24 intervalos, ou seja, 24 horas, tantas quanto tem a duração do dia.
Não sendo viável, nem prático, cada lugar dispor da sua própria hora regulada com o movimento do sol, na sequencia dos trabalhos que sucederam à Internacional Meridian Conference, que teve lugar em 1884, optou-se, de forma prática, pela divisão dos 360o da circunferência terrestre, no Equador, pelas 24 horas da duração do dia.
A cada um destes intervalos (fusos) horários correspondem 15 graus de longitude, sendo que o fuso zero, ou zulo (z), se encontra centralizado no Meridiano de Greenwich, dividido 7,5 graus para Leste e outros tantos para Oeste. A partir deste, seguem-se em cada hemisfério, 11 fusos de 15 graus e um último com apenas 7,5 graus, que limita com o meridiano dos 180 graus. Isto faz um total de 24 fusos horários, pois nestes dois últimos regista-se a mesma hora, mas em dias imediatos.
No que respeita a mudança da data, na verdade existem sempre duas linhas que separam dois dias seguidos, uma fixa a Linha Internacional da data, o outra que sendo móvel, esta relacionada com o movimento do sol, sendo responsável pelo contínuo adiantar do dia nos diferentes fusos horários. Assim sendo funciona por saltos de uma hora, ou seja, a meia-noite de cada fuso, acrescenta-se um dia à data do lugar.
Sendo assim a Linha Internacional da Data não é mais do que uma linha imaginária, que separa dois dias consecutivos, se esta for cruzada navegando de Leste para Oeste, que é o nosso caso, soma-se um dia (24 horas), sem se alterar a hora do fuso anterior (-12), navegando em sentido contrário, ou seja de Oeste para Leste, retira-se um dia de (24 Horas), ficando a hora do fuso M (+12).

20 comentários:

Rosa Pires disse...

Sr Filipe Vieira
Mais uma oportuna e útil informação para quem acompanha esta viagem fenomenal! Por terras lusitanas, seguimos ansiosamente cada uma das notícias da nossa Sagres.
Continuação de boa viagem.

D.M.Nascimento disse...

olá
ora aí está mais um marco que nunca mais é apagado da vida de quem o viveu.
Continuação de boa viagem.

U2boy disse...

Pois é companheiro ou eu muito me engano ou ficaste um dia mais velho do que eu (eheheh), muito sinceramente estou um pouco baralhado com esta coisa da data, mas é sem dúvida muito interessante este fenomeno, coisa que eu desconhecia.
Acompanhar esta tua viagem tem sido muito enriquecedor estamos sempre ansiosos por novidades, sejam por estes fenomenos seja pelos portos por onde passas, que para além das fotos e curiosidades dos locais que tu envias ficamos com curiosidade de pesquisar mais sobre tais locais, tem sido uma excelente aula de geografia, o que eu já aprendi com esta tua viagem, por isso imagino as vivencias que tens tido estando em tais locais, sentindo os cheiros, as cores as pessoas, os hábitos, simplesmente lá estar "que inveja", na verdade no que diz respeito a este post, mais dia menos dia estaremos a beber umas minis, as tais da marca da "barca", e temas como este são motivo para boas conversas, quero ouvir os teus relatos na primeira pessoa do singular com todas as emoções que transportas em ti.
Um forte abraço e "GOKIGEN YO SAYONARA" que é como quem diz "boa viagem" no idioma do próximo porto onde vais atracar.
Saudades da Familia Simões

Conceição disse...

Magnifica informação para nós leigos nestas materias, sempre ficamos bem mais informados optima lição de geografia ,deve ser um pouco confuso. S Vieira queria que me fizesse o favor de dizer ao meu filho que preciso da morada do proximo porto poque mesmo por ps as coisas demoram uns dias a chegarar ao destino e o Japão não é propriamente ali na esquina.Um grande beijo para todos principalmente para o meu filho Manuel Silva

Anónimo disse...

DE: Raquel Monteiro

Para:Manuel Monteiro (Barrancos)

Um grande bem haja a todos, um grande em especial ao marinheiro Manuel Monteiro, o meu maninho. Já estão a meio desta grande viagem, que para alem dos pontos negativos, que é o estar longe da familia e o perigo que tras o mar, adquirem conhecimentos por todos os pontos +por onde passam, para além do mérito que toda a tripulação têm. Que todos estejam bem e continuação de boa viagem. Muitos beijinhos maninho, cá te espero, com muito orgulho e muito amor.

Rosa disse...

D. Conceição,
A morada do Japão já foi posta aqui pelo sr. Filipe Vieira e é a que está logo abaixo da foto da Sagres e do calendário que conta os dias de forma decrescente. Se não a encontrar, é esta:
N.R.P.Sagres
Daiko Sangyo Co.Ltd.
NYK Bldg, 3 Floor, 9, 3-Chome
Kaigandore, Naka-Ku
Yokoama, 231-0002, Japan

Sofia disse...

Já podem dizer que estão do outro lado do mundo!! uff... e nós podemos fazer um furinho no chão e vamos parar a toquio?? eh eh mas também visto da prespectiva boa, agora já vêm a caminho de casa! :D essa é a melhor parte!! :D
Um abraço a todos em especial á equipa do Grande e um beijo para o meu "mestre" ;) Jhonny Teixeira

Anónimo disse...

Dª.Conceição, se vai enviar algo para o seu filho, aconselho a TNT ou a UPS. São empresas que colocam
no estrangeiro o mais urgente possivel. Eu própio vou enviar para o meu filho Emanuel Dias, teve o mesmo azar que o seu pela TNT. No máximo 3 ou 4 dias, dá a vantagem de saber onde anda a encomenda.

Conceição disse...

D Rosa muio obrigada pela morada realmente ela está no blog. S Dias eu já enviei algumas coisas para o meu filho numa outra vez pelo UPS é que enganei-me a escrever e só dei por com o erro depois de enviar a mensagem ,mas mesmo assim se não estou errada demorou cinco dias uteis, de qualquer forma obrigada pela ajuda

Anónimo disse...

Dª.Conceição, devido à necessidade e urgência que tenho para enviar algo para o meu filho Emanuel Dias,
deparou-se outra dificuldade agora.
Se não estou a tornar-me incomodo
diga me como vai fazer, Como disse
e bem o Japão não é ao canto da esquina e um País que tem muitos cuidados, percebe.

Conceição disse...

S Dias foi atreves da firma onde trabalho, mas já lhe informo por favor va a uma loja de ups vao lhe dar uma carta de porte para preencher com a direção de onde envia par onde quer enviar logo lhe dão o preço pelo peso do contiudo

Anónimo disse...

Dº.Conceição, é o que estou a fazer
mas na UPS, não conseguem mesmo pelo código postal, o que acho estranho. Desculpe estar a questionar mas já enviou para o seu filho pela UPS?
O seu rapaz fez a recruta com o meu e foram para o Escola Sagres
na mesma altura.

A.Lourenço disse...

A "confusão" será explicar mais tarde o que se fez num certo dia que nunca vivemos.
Pela crónica não percebi se já chegou para vós. Se não, não faltará muito .
No meu caso já não me lembro a data certa, mas existe uma dia no calendário que nunca vivi.
"Confusos" ?
Continuação de boa viagem.
A.Lourenço
Ex 1º Mar Ce
Tripulante da 1ª VCN

Conceição disse...

S Dias é como lhe enformei alias ontem liguei para o UPS disseram-me que demora quatro dias a chegar ao Japão se for um envelope de decomentos são 71,28 euros se for outro peso é outro valor ,o valor aumenta consuante o peso veja se dá o codigo postal direitinho ou então não conhece ninguem que tenha uma firma que o possa ajudar.Se a morada não estiver bem eles não podem fazer nada

D.M.Nascimento disse...

ó Lourenço quem passou por essa data"linha de mudança ou seja os 180º"como a que os nossos amigos e nós próprios passamos, fica para sempre com um dia que nunca viveu.
bons ventos.
Sar.Mor M Res
Tripulante da 1ª VCN

Conceição disse...

Sr. Dias faça o seguinte, ligue para este numero que é o nacional do UPS - 707 23 23 23
Lá dar-lhe-ao todas as informações necessarias para resolver o seu problema.

Anónimo disse...

Uma nota para mandar um beijo enorme o meu amor, Vitinho ( :) )Dantas... amo te muito, tenho muitas saudades...
-Cristinina

Sónia Vanuza disse...

Continuação de boa viagem e muito obrigada pelas crónicas,Sr.Vieira.

Anónimo disse...

são 05:51 da manhã em wellington, na nova zelandia. 14:51 no brasil.
andando de navio voce retrocede de novo para dia anterior. esta linha foi fernão de magalhães que foi navegador. criou esta linha em forma de zigzague para manter o ontem,hoje,e amanhã. na passagem de mudança de tempo.

Anónimo disse...

são 06:09 da manhã em wellington, na nova zelandia e 15:09 no brasil. quando voce vai de navio ou de aeronave voce retrocede de novo para dia anterior. esta linha foi criada pelo navegador Fernão de Magalhães. para manter o dia para frente e dia atrás. para manter a passagem do tempo.