CANAL SUEZ


Depois de algumas horas de espera, finalmente, hoje 4 de Dez. pelas 07:00 iniciamos a travessia do Canal do Suez, embarcamos o piloto do canal e ao que parece uma equipe técnica, que na realidade mais se enquadra na categoria de comerciantes informais, e para espanto dos militares de bordo, pouco antes da formatura, quando se dirigiam para o poço vislumbraram o que podemos catalogar de “mercado semanal”, onde vendiam desde figuras características do país até telemóveis de qualidade duvidosa, integramos um comboio de 24 navios com destino ao Mar Mediterrâneo. Nos últimos dois dias tem se sentido o clima característico do deserto para a época, calor durante o dia e um frio quase extremo durante a noite, é neste período que os marinheiros que fazem quartos no exterior vestem, as já a muito tempo arrumadas roupas térmicas que foram necessárias no sul do continente americano, mas é com algum entusiasmo que desfrutamos do frio que embora no deserto, nos faz lembrar a estação do ano que se faz sentir em Portugal, já faltam menos de vinte dias para chegar a tão ansiado porto, Lisboa. Estamos a uma hora de concluir a nossa travessia de doze horas do canal do Suez, são neste momento 16:26 , e já se nota a o tempo a arrefecer, por nosso bombordo começa-se a vislumbrar a cidade de Port Said, os serviços para preparar o navio para atracar já estão concluídos.
Canal do Suez situa-se entre o Mar Mediterrâneo (Port Said) e o Mar Vermelho. O canal tem cerca de 162 km de extensão, 70 a 125 m de largura e 8 a 12 m de profundidade, tem uma capacidade para 96 navios. Divide o Egipto africano e a península do Sinai, que lhe pertence. Esta notável obra de engenharia faz parte de uma das principais rotas do comércio mundial. Em 1848 instituiu-se uma sociedade internacional para construir este canal, embora a preponderância fosse claramente francesa. As obras começaram em 1859, tendo sido inaugurado a 17 de Nov. de 1869 por Eugénia, esposa de Napoleão III, rei de França. Em 1956 foi nacionalizado pelo Egipto, causando uma onda de protestos a nível internacional. Em Junho de 1967 o canal foi ocupado por Israel na sequência de conflitos Israelo-árabes, tendo mesmo sido encerrado. Reocupado pelo Egipto em 1974, com a retirada de Israel da região do Sinai, foi reaberto. Este canal poupa a navegação entre o Indico e o Atlântico os cerca de 9000 km para a travessia do canal da Boa Esperança na África do Sul.

1 comentários:

Conceição disse...

Mais uma vez obrigada, por nos informar de tudo o que se passa com vocês, nessa barca maravilhosa. Aproveitem bem esse porto e conte-nos depois a historia,ficamos á espera, pois agora falta pouco. Um abraço para todos, como sempre um beijo especial para o meu marujo Manuel Silva