Até já.......


22 De Dezembro, continua o impasse em relação ao dia e a hora de atracação, devido as condições do mar, nas melhores das hipóteses atracaremos no final da tarde de amanhã. Depois de longos meses, finalmente entrámos em águas nacionais, navegamos a sul do Algarve estando previsto dobrar o cabo de Sagres no inicio da madrugada de hoje. A adrenalina começa a fluir com a contagem decrescente para a atracação, a ansiedade é muita, pois estamos a poucas horas, do tão esperado reencontro com aqueles que mais amamos. Durante 338 dias á volta do mundo, na maior missão de sempre efectuada pelo Navio Escola Sagres, onde ostentamos orgulhosamente a cruz de Cristo por esse mundo fora, onde fomos embaixadores do bom nome de Portugal por 27 portos em três continentes, navegando 39 112 milhas (72 435 km), perfazendo 5405 horas de navegação sendo 27% feitas a vela. Está a chegar ao fim esta odisseia a volta do mundo, que seguramente foi uma experiencia única que jamais irei esquecer, ao longo destes onze meses onde foi um acumulado de memórias intensas onde faço um balanço final. O carnaval no Brasil, sem duvida um espectáculo dentro do espectáculo onde um dia quero regressar, Buenos Aires onde assisti no lendário” Bonera” o jogo do Boca Juniors-Racing, a participação na Regata Bicentenário que nos levou a locais onde nunca antes tinha estado um navio da República Portuguesa, navegamos nos canais da inóspita Patagónia onde deslumbrámos os seus gélidos glaciares, dobramos o mítico Cabo Horn estando no estremo mais a sul do mundo, San Diego o reencontro com aquela pessoa especial, um carregar de baterias para a segunda parte da viagem, cruzamos todo o Oceano Pacifico passando pelas ilhas paradisíacas do Hawai, para atracar no super organizado Japão, Dili uma agradável surpresa desta ex. colónia portuguesa, onde reencontramos a óptima gastronomia lusitana, Tailândia na cidade de Banguecoque para muitos o melhor porto de toda a viagem, por fim o Egipto local onde se fica deslumbrado com a sua historia, são estes alguns dos locais que ficam gravados na minha memória. Para mim foi com enorme prazer que ao longo destes onze meses, onde pude contar algumas das peripécias vividas a bordo da “Barca”, tentar mostrar os locais que visitávamos, por vezes com muitas dificuldades em aceder a internet (super lenta). Chega assim ao fim esta odisseia, não me vou despedir, porque não gosto de despedidas, mas deixo um “Até já…”, pois este espaço fica em aberto para todos os amantes da nossa magnifica “BARCA”, mais viagens se avizinham. Aproveito o momento, para desejar um Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos aqueles que ao longo destes onze meses acompanharam esta viagem com entusiasmo. ATÉ JÀ…

6 comentários:

Anónimo disse...

muito obrigado pelos relatos que fez desta maravilhosa odisseia dando-nos a conhecer os locais por onde andaram.
Um bom Natal e um prospero Ano Novo.
Fernando Moreira (pai do marinheiro João Moreira)

Rosa disse...

Sr Filipe Vieira,
Como mãe de uma cadete que navegou a bordo da Sagres, quero deixar aqui a minha última mensagem:
«Deus ao mar o perigo e o abismo deu/ Mas nele é que espelhou o céu», disse o nosso Fernando Pessoa. Estes versos aplicam-se, inteirinhos, a esta epopeia que nos orgulha a todos. Vocês foram o exemplo da coragem, da dignidade, do bem representar Portugal. Um profundo obrigado por este blog onde, de forma tão interessante e tão viva, pudemos ir acompanhando o vosso percurso. Foi excelente a indicação das moradas dos portos (para mandarmos uns miminhos), os mapas, a contagem decrescente, as fotos... enfim, todo um manancial de informações que nos foram preenchendo as ausências. Muito, muito obrigada!

Carlos Faria disse...

BEM-VINDO, FILIPÃO!!! e " até já "

Anónimo disse...

Mais uma vez, muito obrigada Sr. Cabo Vieira e sua esposa por estes magnificos relatos durantes esses 11 meses.
O vosso atraso, que para vós é um desespero, para mim é uma alegria pois nao conseguiria dar-vos as boas-vindas se regressassem hoje dia 23 e assim chegando amanha de manhã irei estar em Algés á voosa espera.
Feliz Natal e Bom Ano 2011 para Toda a guarniçao e respectivas Familias.
lurdes marques

Anónimo disse...

Bem-vindo Filipe,quando leres isto já devemos estar a beber umas minis...

Vitor Miranda disse...

Caro amigo, é com prazer que sei que já atracaste, com tristeza que não estive nesse momento para te dar um grande abaço e dizer que todos nós acompanhámos esta viagem, à distância e com ansiedade. No entanto, felizes por saber que apesar não ser fácil, há um amigo nosso que fez a viagem. Não esta aqui, nem aquela além. Simplesmente, a viagem. Porque se se sonha em ir a Marte ou aos confins do Universo, esta continua a ser aquela por que muitos anseiam e só poucos concretizam. Parabéns, bem vindo, bom Natal e um óptimo Ano Novo. Em breve beberemos uns tintos para comemorar.
Com amizade
Vitor Miranda