Fotos da nossa estadia em Alexandria / Cairo

Ao primeiro contacto com a bela e intrigante Alexandria fica-se deslumbrado, uma mágica metrópole, situada estrategicamente no Mediterrâneo, local de diversas culturas e raças. Uma harmoniosa mistura de Gregos, Ingleses, Franceses, Arménios, assim como Judeus, Cristãos e Muçulmanos. A história está marcada por todo lado, nas suas fachadas, palácios, os museus e monumentos de diferentes eras estão espalhados pela Alexandria terrestre, mas muito ainda se encontra escondido no seu subsolo, ou na sua própria baía. Estando em Alexandria é ponto obrigatório a visita a famosa biblioteca inaugurada em 2003 no mesmo sitio da antiga, conhecida mundialmente. A cidade ficou famosa por se tornar na Antiguidade, o centro de todo o conhecimento do homem. Mais uma lufada de história e conhecimento foi a visita ao Museu Bazar do Papiro, foi por volta de 2200 a.c. que os egípcios desenvolveram a técnica do papiro um dos mais velhos antepassados do papel. A sua gastronomia rica em sabores, uma mistura de comida Árabe e culinária mediterrânica.
Estando tão próximo da capital do Egipto o Cairo onde se situam as famosas pirâmides de Giza, não podíamos deixar de visitar, local de uma grandeza histórica estrema. Viagem efectuada de autocarro, ao longo de 3 horas. A chegada ao Cairo iniciamos a visita ao famoso Museu do Cairo, com a sua fascinante história de cinco mil anos do Egipto. Onde podemos encontra jóias a grandiosas estátuas de granito dos deuses ás dinastias faraónicas, da vida quotidiana aos rituais fúnebres, tudo o que é cultura egípcia está aqui. É neste local que está exposto a magnífica colecção do tesouro do faraó Tutankhamon, tumulo descoberto em 1922 pelo arqueólogo norte-americano Howard Carter no Vale dos Reis, em Luxur, absolutamente intacto. Depois de um magnífico almoço num restaurante, situado nas margens do Rio Nilo, onde podemos apreciar alguma da gastronomia egípcia, partimos para uma tarde em que o ponto forte era a visita ás famosas pirâmides, já se notava alguma ansiedade por tão esperado momento, mas antes fomos contemplar a Cidadela de Saladino e a Mesquita de Alabastro de Mohamed Ali, uma das mais famosas do Cairo. Deste mesmo local situado no cimo de uma colina, pode-se ter uma percepção da confusa e caótica capital do Cairo. O grande Cairo tem 22 milhões de habitantes. Finalmente o momento mais esperado da visita as pirâmides de Giza (Kuéops, Miqueiros e Kefren). Paisagem maravilhosa, é curioso que em pleno deserto (é aqui que inicia o deserto do Sara) ver o contraste das pirâmides com a cidade em pano de fundo. Foi aqui que fiz o primeiro passeio de camelo, balanço desconcertante, enquanto se contempla aquela vista maravilhosa. Já a tarde ía longa, aproximava-se a hora de regresso a Alexandria, pela frente esperava-nos três horas de autocarro, mas antes e estando no Cairo, não podíamos deixar de passar pelo célebre mercado de Khan Elkhalili, para gastar as ultimas libras egípcias (peascas para os amigos), onde caminhamos entre egípcios apressados, turistas de todos os lugares, ouvimos musicas, rezas em árabe, onde se compra tudo aquilo que podemos imaginar, e onde mais uma vez o regateio é a alma do negocio.

6 comentários:

U2boy disse...

Amigo excelentes fotos de um local de sonho, daqueles que só vamos vendo nos placards das montras em agencias de viagens, ou num documentário televisivo, fico feliz por estares a viver momentos como estes, espero que os aproveitas da melhor maneira e de certeza que no final desta viagem a riqueza das vivencias que trazes não tem preço, deve ser de uma realização pessoal enorme.
Com saudades cá te esperamos, já entrámos tambem em contagem decrescente, o teu sobrinho tem sempre actualizado na memória dele os dias que faltam para a tua chegada.
Como deves calcular já se respira Natal, são os enfeites, são as luzes, são as idas ao Ikea da menina Sónia e Isabel, mas o melhor de tudo são os preparativos para a consoada, esta ano sou eu que trto da vinhaça, a ti calhou te tratar do almoço dia 25(vai pensando nisso).
Vai ser um Natal em cheio, estamos todos ansiosos pois o nosso Natal este ano vai começar uns dias mais cedo, pois a melhor prenda que todos podemos ter é o teu regresso com muita saúde.
Do Carregado para algures no Cairo um grande e forte abraço de todos nós.


P.S.bem aquela foto montado no camelo tá brutal man.

Conceição disse...

Subescrevo tudo o que foi dito, até a volta, com muita saudade. Um beijo especial para a D Isabel, como para toda a sua familia, um bom natal e um prospero ano novo.Para todos os nossos marujos um grande abraço e um beijo especial para alguem tambem muito especial ,o meu filho Manuel Silva

Ana Maria disse...

Meu querido amigo adorei o post e as fotos...Alexandria... estou a morrer de inveja. Bem sei que estás com saudades de casa de NÓS... mas esta viagem vais recordá-la para o resto da tua vida... assim claro como as palavras que te dissemos e clarooooo as que deviamos ter dito, mas não dissemos porque... tantas razões. mas o mis importante é mesmo saber que temos amigos como tu e por isso somos felizes. Como já alguém disse estamos em contagem decrescente...para te abraçar e dar-te beijinhos. Temos saudades muiiitas ... mas está quase. Por cá o Alentejo continua imenso e quando o Outono vem e o pinta...é lindo. Beijocas adorei a do camelo. Estás soberbo!!!!

Beatriz Miranda disse...

olá! "priminho" estás bom?
Está quaze a chegar o Natal! E tu tambem estas quaze a cher!!boaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!
Este ano não nos vamos encontrar na fogueira de Belver porque eu este ano vou passar a noite de natal em Portalegre, mas no dia de Natal vou estar em Belver por isso vou-te dar um beijinho!
Espero que o resto da viagem te corra bem e já me vais ver com 10 anos.

Beijocas da tua priminha beatriz!!

Sónia Vanuza disse...

E só faltam dez dias para o tão desejado regresso! Finalmente vejo a chuva passar, o nevoeiro dissipar-se e a promessa de um ano melhor no horizonte…
Já uma vez escrevi e reitero: acredito que também na vida real o bem vença o mal e sei que seremos todos recompensados por termos superado esta prova tão difícil.
Uma amiga que conheci durante esta jornada disse-me: há “M” maiúsculo em grandes Mulheres e “H” maiúsculo em grandes Heróis.
E desta história retenho grandes Mulheres e grandes Heróis que unidos conseguiram ultrapassar um ano que ao inicio parecia impossível de viver, mas cá estamos todos, de bases bem firmes para provarmos que sobrevivemos e que nos tornámos melhores pessoas, melhores pais, melhores mães, melhores profissionais, de valores e conhecimentos enriquecidos!
Sei que vou ser repetitiva, mas quero transmitir a todos um voto de força e coragem, porque agora já estamos na recta final, vamos rever em breve aqueles que amamos, sentir o seu calor e o aconchego de um abraço reconfortante!
Não vamos guardar a lembrança do ano de 2010 com rancor, nem como o ano que gostaríamos de não ter vivido.
Vamos recordá-lo como o ano que nos tentaram roubar, mas que não conseguiram! Vamos recordá-lo como um ano de aprendizagem e crescimento intelectual e espiritual:)
A todos os Militares da Sagres, a seus familiares e amigos desejo um Feliz Natal e um promissor 2011, carregadinho de coisas boas, porque bem merecemos;)
E nós por cá, numa só voz vamos actualizando a contagem: 10...9...8...7...6...5...4...3...2...1...o grande dia está a chegar!
Um beijo enorme para o meu marido,Sargento ETC Ferreira!Até já...

Anónimo disse...

Uma vez que a grande viagem se aproxima do final, quero desde já agradecer todas as fotos e relatos desta epopeia aproveitando para dar um abraço a todos e em grande beijo ao meu filho marinheiro João Moreira. Obrigado
Fernando Moreira