153º DIA DE MISSÃO


Domingo 20 de Junho de 2010
7º Dia de tirada que nos leva até as famosas ilhas do Hawaii “Meca do surf”, embora o nosso rumo seja destino a terras quentes e paradisíacas, o tempo que se faz sentir não e muito convidativo a praia, a praia do castelo que é a única disponível por enquanto, mas com certeza que irá melhorar quanto mais perto estivermos do nosso destino, tempo fresco que se deve a ventos moderados e frescos que sopram dos quadrantes de NW e Leste, influenciados pelo anticiclone do Pacifico Norte.
Domingo, dia de alvorada surda onde a guarnição aproveita para descansar, por o sono em dia. Por volta das 11:50 apitou a faina geral de mastros para carregar todo o pano latino e bracear, ficando a mareação pelo redondo e a retranca disparada a bombordo. Hoje completa-se o 7º dia que navegamos consecutivamente á vela, onde já percorremos desde que saímos de San Diego 1254 milhas (2322 km) fazendo a boa média de 7,7 nós para um navio destas características.
O nosso condicionamento em relação a água doce continua em vigor, pois a avaria da osmose invertido continua a persistir (aparelho que transforma a água salgada em água doce) onde só deverá ser reparado quando atracarmos, embora incomodados pelo escasso e apertado período de horários para banhos, a guarnição vai-se habituando.
Desde que saímos de Lisboa dia 19 de Janeiro já percorremos 17 340 milhas (32095 km) das quais 12 900 milhas foi a motor e 4 440 milhas a vela, tendo feito 2317 horas de navegação das quais 1594 horas foram efectuadas a motor e 723 horas a vela.
A nossa homenagem a este grande Senhor da Literatura Mundial

A nossa bandeira nacional a qual é içada a tope 24h quando a navegar, agora encontra-se a meia haste devido ao falecimento de José Saramago grande figura da literatura mundial, um ícone da identidade nacional.

9 comentários:

Rosa Pires disse...

Sr Filipe Vieira
É sempre com agrado que, quem está por cá, recebe notícias do Sagres e da sua guarnição. E é também com satisfação que se constata que, apesar de muito longe e com muito trabalho, se mantêm atualizados: esta homenagem a Saramago, vinda do meio do oceano, a muitos km de distância, deixa de ser «mais uma» homenagem para se tornar num tributo muito particular.
Continue a mandar-nos os seus relatos porque tem ávidos leitores por terras lusas.
Continuação de uma boa viagem!

MOR. M.Nascimento disse...

agora podem dar valor ao que nós que fizemos a primeira volta sofremos com a água todo tempo no regime agora implantado,espero que resolvam rapidamente a avaria.
vai dando noticias e continuação de boa viagem.
DMN

A.Lourenço disse...

Ó Nascimento !! E como disse no outro tópico, eles agora até teem sempre "água aberta a bordo" ! E ainda se queixam.
è aproveitar algum aguaceiro.

U2boy disse...

Companheiro antes demais o nosso muito obrigado pelos "souvenirs", o Pipocas nas aulas de musica só utiliza aquelas baquetas o puto adorou, tal como nós, fiquei feliz por mais uma vez ter falado contigo e saber que tudo está a correr bem, imagino que a estadia em San Diego tenha ajudado a superar o que falta desta tua epopeia, esperamos que tudo continue a correr bem.

Um forte abraço da familia Simões.

MOR. M.Nascimento disse...

pois é Lourenço, que é ou foi marujo sabe o que quer dizer "água aberta a bordo" ainda bem que os tempos evoluíram pois assim já se lavar a vista com mais frequência.
Noutros tempos não existia nada a não ser o jornal dos telegrafistas e o velho cinema no convés.
Com mais ou menos dificuldades, não deixa de ser uma aventura e por isso desejo a todos e em especial aos ditos "macacos" continuação de boa viagem.
um abraço
DMN

Anónimo disse...

Acho q falar nos dias atuais que as pessoas reclamam à toa é algo egoísta de se dizer... Estamos no século XXI e acredito que seja sim grave essa falta de água.... Pq com o passar dos anos e das décadas temos é que pensar que a evolução da tecnologia, das comunicações e de um mundo globalizado muito vem para contribuir positivamente para as nossas grandes aventuras pelo mundo afora!!! Isto é um ponto positivo e não negativo. Temo q parar de pensar que somente o q vimos ou vivemos que foi o correto e o mais sacrificado! Cada um tem a sua cruz e o seu sacríficio proprio. Não acho justo ficar falando que estes homens não estão passando por maus bocados pq estão sim! Sinônimo de marinheiro e militar, não é sinônimo de sofredor.
Bem, que entedam que não tenho a intenção de ofender ninguém mais sim apenas mostrar outra perspectiva.
Abraços a todos.

Amanda disse...

Gostaria de dizer que me emocionei com a linda homenagem a Saramago. Ele é mais do que merecedor disto!

Unknown disse...

Tio,tudo bem,por aqui sempre tudo em ordem e muito,muuuuuuito obrigado por tu e a tia me comprarem a camisola e as baquetas de San Diego. Beijinhos do teu sobrinho João Pedro

Sónia Vanuza disse...

A nossa visita a S.Diego foi sem dúvia revigorante para ambas as partes, a que está em Terras Lusas e a que viaja a bordo dessa belissima Barca.Se 4 meses e meio já passaram,a nossa estadia em S.Diego veio trazer-nos força e coragem para continuarmos:)