11 De Maio de 2010


Por volta das 14:00, o mestre apitou a faina geral, está na hora da partida, algumas pessoas vieram á despedida, essencialmente emigrantes portugueses onde tiveram o contacto com a sua pátria mãe, aproveitaram para desentorpecer o portugues, saborear o nosso afamado néctar, e a deliciosa cerveja portuguesa, esses portugueses que ganham a vida por estas longínquas paragens, onde transmitem a nossa cultura e os nossos costumes.
Faina de desatracação, onde saímos com os próprios meios como era na altura dos descobrimentos, sem o auxílio de rebocadores, primeiramente caçaram-se as velas de proa, seguidamente o estai da gávea e mezena baixa, o navio abriu, cançando depois as gáveas e depois os papa-figos para gládio das pessoas que assistia a largada. Foi assim que nos afastamos do cais em Guayaquil e nos fizemos a descida do rio Guaias rumo ao Oceano Pacífico, hoje também finalizamos a participação neste grandioso evento que foi a regata "Velas Sudamérica", enquanto os outros veleiros continuam, rumo ao canal do Panamá para posteriormente atracarem na Colômbia, Venezuela, Republica Dominica para finalizarem em Vera Cruz no México. Nós rumamos a norte para continuar esta odisseia "Volta ao Mundo" próximo porto Acapulco no México onde esta prevista atracar dia 22 de Maio.
Mais um país mais uma cidade que ficou para trás, Equador um pais pequeno mas muito simpático onde excedeu as expectativas, onde encontramos um povo muito alegre desejoso de mostra as suas tradições a sua cultura, a sua gastronomia que é excelente, do melhor que vi por estes lados, país esse que faz fronteira a norte pela Colômbia e a sul pelo Peru, a oeste e banhado pelo Oceano Pacífico.
Dia de outro curioso acontecimento, pois dia 13 de Maio de 2010 a barca passou pela primeira vez nestas aguas do pacifico a linha do Equador no sentido sul-norte na posição 00o00` 0`` e 08 20o 37.9`W pelas 10:55 e foi neste próprio dia que foram baptizados dois elementos da guarnição (Mar.TFP Varandas, e Gr. C Calor) que não tiveram a oportunidade de passar a linha do Equador juntamente com o resto da guarnição pois estes integraram na viagem no Recife, Brasil quando a celebre festa do Rei dos Mares já tinha sido celebrada.
Hoje dia 15 de Maio de 2010 celebra-se mais uma confraternização Da confraria belzebu degustando a seguinte ementa:

CONFRARIA BELZEBU




LANCHE INGLÊS



SÁBADO 15 MAIO BENÇÃO PAPAL NO SALÃO DE CHÁ




ASSUNTO:

POSSIVEIS NACOS DE PRESUNTO
PROVÁVEIS CHOURIÇOS ASSADOS E CRUS
HIPOTÉTICOS QUEIJOS REAIS MELADOS A GOSTO
CERTAS AS PRESENÇAS DAS FRESCAS INAPELÁVEIS
ALGUMAS CÔDEAS DO CRISTO PARA DESENFEGAR A PADARIA

PROPÓSITO DO EVENTO


ADESTRAMENTO COM VISTA A UMA FAENA NOCTURNA! ALGO IMPREVISTO?????


CONVOCATÓRIA SEM APELATIVAS




Hoje dia 15 de Maio de 2010 percorremos já 13.336 desde o dia da nossa largada de Lisboa 19 de Janeiro de 2010.

3 comentários:

U2boy disse...

Companheiro nesta tua viagem não sentimos a distancia dos mares que te separam de nós, a constante informação escrita e visual que connosco vais partilhando, não te afasta de nós uma única milha que seja...
Forte abraço da Família Simões

E força, em breve num próximo porto tens alguem que te espera, e quando a abraçares sente tambem a nossa amizade .

zeaze disse...

com um programa de actividades assim esta assegurado o sucesso.
um abraço a todos os belzebus
zeaze

Anónimo disse...

.../Cesar na velha Roma falou de Maio...passo a citaçao... pois neste Maio no Pais do Cantiflas (Mario Moreno) da Silva Pinal e de outros artistas,cabe-vos o subir à Ribalta...que baixe o pano deixando a todos ,uns momentos de lazer nesse Pais,onde a criminalidade faz tremer o mais temerario dos navegadores,desconfiando do que se esconde debaixo do" sombrero"Bom vento.