Lanche Confraria Belzebu

Acapulco - México

Dia 21 de Maio, chegada a Acapulco (México)


Chegamos assim ao fim de mais uma tirada, esta de 1849 milhas (3424 km) que separam Guayaquil da cidade de Acapulco no México, tirada esta na qual navegamos os primeiros cinco dias a vela, aproveitando os ventos quentes desta região tropical, são agora 16:00 encontramo-nos ao largo da baía de Acapulco, onde iremos atracar amanha dia 22 pelas 09:00 locais.
Acapulco é uma cidade do estado de Guerrero, próxima do lago Coyuca e a sudoeste do lago Papagayo, no México. Localiza-se no sul do país, na costa do Pacífico. Tem cerca de 900 mil habitantes. Foi fundada em 1550. Possui um porto de abrigo natural, dos mais perfeitos do mundo, que forma uma baía que se estende ao longo de cerca de cinco quilómetros e é protegida, a norte, pela Sierra Madre do Sul.
Após a sua descoberta pelos Espanhóis, em 1531, por Hernán Cortés, deu-se logo a sua fundação, tornando-se o porto da cidade num estaleiro das naus espanholas que navegavam entre o México e o Sudoeste Asiático.
O porto continua a ter uma grande importância, nomeadamente nas exportações de produtos como o algodão, as frutas tropicais, a cana-de-açúcar, o café, o tabaco e outros produtos que advêm do interior do país. A rede de transportes, com destaque para a estrada de ligação à cidade do México, estabelece uma complementaridade eficiente com as facilidades marítimas.
Acapulco tornou-se num local turístico importante, dado que especialmente entre os meses de Dezembro e Abril possui temperaturas muito agradáveis. Está inserida nos planaltos costeiros do México, sendo uma área denominada de "tierra caliente", dado que as temperaturas ultrapassam frequentemente os 40 ºC. Por outro lado, o clima é bastante húmido, com a estação das chuvas a decorrer entre Maio e Outubro, sendo designada, por vezes, de "Riviera Mexicana".
É o centro turístico mais importante do México e um dos mais importantes do mundo, dado o contexto natural paradisíaco, a nível do relevo, do clima e da própria vegetação tropical. O seu desenvolvimento económico é perfeitamente assente no turismo, com complexos turísticos, cinemas, grandes hotéis e centros de recreio que proporcionam uma boa qualidade de vida.
Em Outubro de 1997, um violento furacão atingiu a cidade, fazendo vários estragos, como a destruição de estradas e pontes e a morte de cerca de 100 pessoas.
Mais um porto que nos enche o espírito de expectativas, não só pelas suas belas paisagens mas também pelos atractivos turísticos já referidos que tem para nos oferecer.

11 De Maio de 2010


Por volta das 14:00, o mestre apitou a faina geral, está na hora da partida, algumas pessoas vieram á despedida, essencialmente emigrantes portugueses onde tiveram o contacto com a sua pátria mãe, aproveitaram para desentorpecer o portugues, saborear o nosso afamado néctar, e a deliciosa cerveja portuguesa, esses portugueses que ganham a vida por estas longínquas paragens, onde transmitem a nossa cultura e os nossos costumes.
Faina de desatracação, onde saímos com os próprios meios como era na altura dos descobrimentos, sem o auxílio de rebocadores, primeiramente caçaram-se as velas de proa, seguidamente o estai da gávea e mezena baixa, o navio abriu, cançando depois as gáveas e depois os papa-figos para gládio das pessoas que assistia a largada. Foi assim que nos afastamos do cais em Guayaquil e nos fizemos a descida do rio Guaias rumo ao Oceano Pacífico, hoje também finalizamos a participação neste grandioso evento que foi a regata "Velas Sudamérica", enquanto os outros veleiros continuam, rumo ao canal do Panamá para posteriormente atracarem na Colômbia, Venezuela, Republica Dominica para finalizarem em Vera Cruz no México. Nós rumamos a norte para continuar esta odisseia "Volta ao Mundo" próximo porto Acapulco no México onde esta prevista atracar dia 22 de Maio.
Mais um país mais uma cidade que ficou para trás, Equador um pais pequeno mas muito simpático onde excedeu as expectativas, onde encontramos um povo muito alegre desejoso de mostra as suas tradições a sua cultura, a sua gastronomia que é excelente, do melhor que vi por estes lados, país esse que faz fronteira a norte pela Colômbia e a sul pelo Peru, a oeste e banhado pelo Oceano Pacífico.
Dia de outro curioso acontecimento, pois dia 13 de Maio de 2010 a barca passou pela primeira vez nestas aguas do pacifico a linha do Equador no sentido sul-norte na posição 00o00` 0`` e 08 20o 37.9`W pelas 10:55 e foi neste próprio dia que foram baptizados dois elementos da guarnição (Mar.TFP Varandas, e Gr. C Calor) que não tiveram a oportunidade de passar a linha do Equador juntamente com o resto da guarnição pois estes integraram na viagem no Recife, Brasil quando a celebre festa do Rei dos Mares já tinha sido celebrada.
Hoje dia 15 de Maio de 2010 celebra-se mais uma confraternização Da confraria belzebu degustando a seguinte ementa:

CONFRARIA BELZEBU




LANCHE INGLÊS



SÁBADO 15 MAIO BENÇÃO PAPAL NO SALÃO DE CHÁ




ASSUNTO:

POSSIVEIS NACOS DE PRESUNTO
PROVÁVEIS CHOURIÇOS ASSADOS E CRUS
HIPOTÉTICOS QUEIJOS REAIS MELADOS A GOSTO
CERTAS AS PRESENÇAS DAS FRESCAS INAPELÁVEIS
ALGUMAS CÔDEAS DO CRISTO PARA DESENFEGAR A PADARIA

PROPÓSITO DO EVENTO


ADESTRAMENTO COM VISTA A UMA FAENA NOCTURNA! ALGO IMPREVISTO?????


CONVOCATÓRIA SEM APELATIVAS




Hoje dia 15 de Maio de 2010 percorremos já 13.336 desde o dia da nossa largada de Lisboa 19 de Janeiro de 2010.

Guayaquil (Ecuador) - Festa Glorioso campeão

BENFICA CAMPEÃO 2009 / 2010






GUAYAQUIL - EQUADOR




2° 11' S 79° 53' W
Santiago de Guayaquil ou Guayaquil (em português Guaiaquil) é a cidade mais populosa do Equador, e também o principal porto do país. Guayaquil situa-se na margem ocidental do rio Guayas, que desemboca no golfo de Guayaquil, no Oceano Pacífico. A aproximadamente 250 km na direcção su-sudoeste da capital equatoriana, Quito. De acordo com o censo mais recente (2001), sua população era de 1 985 379 pessoas.
Guayaquil é a capital da província Equatoriana de Guayas e sede do cantão homónimo. (em Equador, um cantão, é uma subdivisão do país menor que uma província.)
Ao nome de Guayaquil se lhe atribui a uma história que se converteu em lenda romântica que percorreu de boca em boca, atribuindo-se a designação da cidade à união dos nomes do cacique *Guayas e sua esposa Quil, símbolos da resistência aborígene, que -de acordo à tradição popular escolheram lutar até morrer antes que se submeter a vassalagem imposta pelos conquistadores espanhóis. A existência de um povoado de nome Guayaquil situado pelas imediações de Yaguachi, foi jogo de explorações por pesquisadores dos fatos históricos, os quais coincidiram que ao momento da conquista, teria estado governado por um bravo chefe desse nome. Descoberto a verdadeira origem, a única dúvida que persistiria é, se foi dito chefe quem deu o nome ao povo e ao rio ou vice-versa. Mas em seu livro sobre o chefe Guayaquile, Véliz Mendoza afirma que há referências ao topónimo pelo menos sete vezes em documentos anteriores a 1543.
A história de Guayaquil se assenta nos fatos de três fundações, sendo a última e definitiva o 25 de Julho de 1538 pelo Capitão Francisco de Orellana, ao pé do Cerro Santa Ana.
Durante a época da colónia Guayaquil ocupou um lugar preferencial. O comércio e a navegação foram a sustentação da economia; nos estaleiros se construíam embarcações com as famosas madeiras de suas montanhas como guayacán, mangue, balsa, loureiro, e outras.

Monumento a reunião entre Bolívar e San Martin

Na madrugada de 9 de Outubro de 1820, a cidade se tornou independente, sendo a primeira no actual Equador a conseguir. Constituiu-se como uma província livre, sob o mandato de José Joaquín de Olmedo, e teve dentro de sua extensão territorial as costas de Equador, inclusive além das fronteiras do actual país tanto no norte como no sul. No entanto, dois anos depois Simón Bolívar, depois da reunião que teve com José de San Martín na cidade, anexou a província livre de Guayaquil à Grande Colômbia, por sua própria conta, sem considerar a opinião da cidade nem a de Olmedo.
Em 1896, ocorreu o maior incêndio da história de Guayaquil, conhecido por isto como o "Grande Incêndio". Aproximadamente, metade do Guayaquil se queimou.
Na actualidade Guayaquil se converteu num destino turístico nacional e internacional, o Projecto de embelezamento da cidade por parte das últimas presidências conseguiram este objectivo depois de investir grandes somas de dinheiro no plano "Regeneração Urbana".

106º DIA DE MISSÃO

Ao terceiro dia desta tirada que nos levará a terras Equatorianas, á cidade de Guayaquil, hoje 4 de Maio as 13:00 H, velejamos nestas aguas pacificas (que o marujo agradece), na posição 5º47.2 S e 081º13.8 W ao rumo 340, navegamos a vela com todo pano caçado, excepto o estai de mezena, a uma velocidade de 7.2 kt, o vento esta entrar pela popa a uma velocidade de 22 kt, Vamos com uma mareação pelo redondo, a retranca disparada a estibordo, a temperatura do ar agradável (22º) com muito sol a temperatura da agua do mar é 19º. Hoje um dia como tantos outros, alvorada as 07:00, pequeno almoço as 07:15 (ovos mexidos), apitou a faina geral de mastros as 08:30 para caçar todo o pano, depois da faina concluída formatura para serviços as 09:30 onde para além de efectuar as tarefas de rotina tais algumas pinturas que ficaram pendentes do dia anterior, a sempre a típica baldeação, pois não podemos descurar a apresentação deste grande embaixador, que leva o bom nome de Portugal aos quatro cantos do mundo, as 11:15 foi servido o almoço (uma espécie de jardineira), as 12:00 entrei de quarto onde irei permanecer até as 18:00. E assim se passa mais um dia a bordo do N.R.P. Sagres nesta grande viagem de circum-navegação a volta do mundo.
Nesta tirada, no qual embarcamos o primeiro premiado do jogos da santa casa da misericórdia do concurso do Joker, felizardo esse no qual estará a viver momentos únicos, pois para um civil será sem duvida uma experiência única estar a bordo, e viver o dia a dia deste grandioso navio.

Dia da Mãe


LARGADA DE CALLAO - PERÚ
2 De Maio de 2010
As 08:40, apita a faina geral, a marujada apronta-se ocupando as suas posições de faina, largamos do cais da base naval de Callao, cidade situada nos subúrbios da capital Lima, para iniciar mais uma tirada, que nos levará a um novo país Equador na cidade Guayaquil, tirada essa que comporta 706 milhas (1307 km) onde esta previsto atracar sexta-feira dia 7 de Maio.
Hoje, dia 2 de Maio, dia muito especial, DIA DA MÃE, pois este dia ajuda-nos a recordar a mulher como fonte de vida, neste dia onde muitas mulheres vão receber flores, expressões de amor e afecto, nós marinheiros da Sagres enviamos um grandioso beijo com muito amor, destas longínquas paragens, porque sem vocês nada disto era possível. É com carinho e ternura que nos lembramos de vocês, mas também é com grande ansiedade que nos apercebemos que falta pouco mais de um mês para chegar a San Diego (EUA) onde iremos estar junto de alguns dos nossos entes queridos.
Estadia no Peru, com alguma decepção, cidade um tanto ao quanto perigosa, muita confusão a nível do transito, pouco civismo na condução onde se utiliza a buzina por tudo e por nada, no ar os níveis de poluição um tanto ao quanto elevados, a zona histórica de Lima surpreendeu-me pela positiva. No segundo dia a organização proporciono-mos a visita a “Hacienda Mamacona” (“a cutelaria de Alter cá do sitio”) uma herdade onde se cria o cavalo típico peruano, o cavalo “Paso” que tem uma particularidade única no mundo, o seu passo. Também degustamos a sua excelente gastronomia e apreciamos as suas danças e cantares. Com muita pena minha não tive a oportunidade de visitar Maccho Picchu, pela sua distância e pela falta de tempo não foi possível contemplar a sua majestosa arquitectura, tendo em conta os meios que dispunham para a altura da sua construção e também a localização desta cidade Inca, que é uma das sete maravilhas do mundo.

Estadia em Callao - Perú