Ao cair da noite de 25 Setembro 2010


Ao cair da noite do dia 25 de Setembro de 2010, encontramo-nos a cerca de 45 milhas do nosso próximo local de atracação, Jacarta capital da Indonésia, onde iremos atracar amanhã pelas 09:00. Durante os últimos dias onde cruzamos os mares das Flores e de Java. A chuva, finalmente fez a sua aparição, fazendo companhia praticamente todos os dias ao longo da tirada, dificultando a execução de algumas tarefas a bordo. São agora 20:00, navegamos na latitude 5 41 93 S e na longitude 107 15 60 E, ao rumo 270, á velocidade de 9.5 kn.

Jacarta é a capital e maior cidade da Indonésia. Situa-se na ilha de Java e conta com cerca de 18,2 milhões de habitantes na sua área metropolitana. Foi fundada em 1619 pelos holandeses com o nome de Batávia, junto à aldeia javanesa de Jacarta. Foi ocupada pelos ingleses entre 1811 e 1814. Tomou o nome actual em 1949.
Jacarta começou como um pequeno porto junto a um monte ao lado do rio Ciliwung no século XV. Alguns europeus falam de um povoado denominado Kalapa. Era o maior porto do reino hindu de Sonda. A primeira frota europeia foi portuguesa, e chegou à zona em 1513 com quatro navios procedentes de Malaca, em busca de uma rota para as especiarias e, em particular, pimenta. O Reino de Sonda fez um acordo de paz com Portugal para permitir que em 1522 os portugueses construíssem um porto com o objectivo de os defender contra o aumento de poder do Sultanato de Demak do centro de Java.
Jacarta fica na costa noroeste da ilha de Java, junto ao rio Coligue na baía de Jacarta, que é uma entrada do mar de Java. A parte norte de Jacarta assenta sobre uma terra plana, aproximadamente a oito metros acima do nível do mar, o que contribui para que se formem as habituais inundações. A zona sul da cidade é mais montanhosa. Há aproximadamente 13 rios que correm em Jacarta, sobretudo das partes montanhosas do sul da cidade para o norte e mar de Java. O rio mais importante é o Ciliwung, que divide a urbe em duas zonas: leste e oeste. Jacarta limita geograficamente com a província de Java Ocidental a leste e com Banten a oeste.

Inicio de manhã do dia 26 de Set. acordamos com muita chuva, previa-se uma atracação semelhante á de Xangai, um tanto ao quanto molhada. Felizmente desta vez o São Pedro está do nosso lado, a chuva parou momentos antes de atracar. Eram 09:00 locais quando passamos a primeira espia a terra, acabamos de chegar a Indonésia. Como tem sido habito, fomos recebidos por uma banda militar, algumas individualidades locais, e pelo Embaixador de Portugal em Jacarta, que no fim do dia nos recebeu na Embaixada de Portugal, onde fomos brindados com uma magnífica recepção.

8 comentários:

Conceição disse...

Somos os maiores, andamos por todo lado. Graças a vocês, continuamos a representar e bem o nosso pais, bem hajam. Desejo que tenham uma boa estadia ai em Jacarta e que aproveitem tambem para desanuviar um bocado. Um beijo para todos ,um como sempre bem maior para o meu filho Manuel Silna 1º grumete

Anónimo disse...

Arre... arre...arre...não descola...arre!!!

Conceição disse...

Seria muito mais elegante dar a cara. Parece mais uma pessoa com disturbios

U2boy disse...

Sra. Conceição mais uma vez estou solidário consigo, quem tem de descolar é o ou a cobarde que se esconde no anonimato para dizer apenas "arre...arre...arre", agora quem diz arre sou eu, "arre burro" anónimo que andas aqui a mais....

Anónimo disse...

Ya nada falta para quien tanto espero... los dias pasan corriendito..despues de este tiempo..ahora es solo mas "un fin de semana" y estaran aqui!!! Con personas que los esperan ansiosamente y hacen de sus dias un calendario de cuenta regresiva..cada dia es uno menos pero uno mas para llenarnos de orgullo!! Un fuerte abrazo a todos y un TQM para mi mas grande orgullo..

Anónimo disse...

@Anónimo de 27/09 ás 14.29, afinal o que é que o incomoda nos comentários da Srª D. Conceição, ofuscam a sua cobardia?...
Como eu compreendo a Srª D. Conceição Amor de Mãe é isto e muito mais!
Srª D. Isabel Vieira, mais uma vez obrigada pela sua dedicação e fica tão bem a etiqueta da chegada, só falta mesmo a hora...
lurdes marques

Batmen disse...

Boa U2Boy, gostei do video dos U2

Where the Streets Have no Name
(Onde as ruas não têm nome, no fundo tudo tem a ver, no oceano as ruas não tem nome mas a Sagres tem um destino, LISBOA.

Conceição disse...

Espero que não se zanzue cupiei asua mensagem para o meu facebook. Gostei da sua mensagem . Obrigada