Proximo porto - Recife


Recife, a verdadeira acepção da palavra desta que é a Capital do Estado de Pernambuco provém da grande barreira rochosa de arenito (recifes) que se estende por toda a sua costa, formando piscinas naturais. A temperatura média anual são uns calientes 25°C.
A cidade que outrora foi motivo de testilha devido à invasão da Companhia das Índias Ocidentais, é hoje um moderno município com 1.561.659 habitantes e cuja região metropolitana almeja os 4 milhões, com uns destacados 3,73 milhões de residentes. A estes números devemos acrescentar o estatuto que recebe o Aeroporto Internacional do Recife que foi eleito o 5º melhor do mundo pelas companhias de navegação aérea, uma frota de transportes públicos com uns significativos 5 029 autocarros, 429 dos quais estão adaptados a cidadãos com dificuldades motoras e uma eficiente rede de metro que transporta diariamente cerca de 210 mil passageiros. São estes osvalores, mais que suficientes, pelos quais os paisanos do Recife consideram a sua cidade o portão de entrada do litoral de Pernambuco de onde partem os turistas que chegam quer pelo ar quer pelo mar.
Tal como em muitas outras cidades do mundo dirão Vós! Pois, direi eu, mas em questão de transportes e comunicação com o mundo, os Recifenses vão ao ponto de conservar uma das poucas estações de atracagem de dirigíveis do mundo na sua estrutura original, a Torre do Zeppelin!!! À pois é bebé, remato eu, a Torre Zeppelin recebeu em 1930 o LZ Graf Zeppelin na que foi a primeira viagem de um dirigível (non-stop) ao Brasil.
Para gáudio de muitos e assombro de outros o gentio do Recife confere-lhe o epíteto de a “Veneza Brasileira” devido à confluência dos rios Beberibe e Capibaribe e pelos braços do Tejipió do Jaboatão e do Pirapama que lhe confere uma semelhança fluvial, eu diria romântica, à cidade dos Doges. Casual afirmam uns, ou não indefiro eu, mas o que de facto é causal é que o Recife está geminado com a portuguesa cidade do Porto e os processos de geminação com Luanda e com Maputo, esse Lourenço Marques que foi berço da minha mãe do meu avô e onde o meu bisavô foi colono, estão em andamento. Sim causal afianço, pois se é verdade que a pena vence a espada é sem dúvida veras que o apelo do sangue Luso, a empatia causada pelos nossos avoengos, a forma como promoveram a interacção por um que foi outrora Império, continua vivo pelo mundo e recomenda-se, com uma identidade muito própria mas demonstrando muito bem a orientação genealógica que o intercâmbio destes mecanismos protocolares permitem alcançar.
Um dos locais que talvez devam visitar é A Capela Dourada, esta capela da Ordem Franciscana está localizada dentro do complexo de edifícios do Convento e Igreja de Santo António, e que inclui também o Museu Franciscano de Arte Sacra. Outro ponto de interesse talvez seja o Marco Zero, local onde o Recife nasceu.
E quando se cansar de dizer chopinho, sorvete e tratar os locais por você, uma ida ao Clube Português do Recife, que celebrou no passado mês de Dezembro as Bodas de Diamante, pode levá-los ao encontro de uma agradável Tertúlia cujo desfecho só vocês estão autorizados a grafar.

Dados: CLUBE PORTUGUÊS DO RECIFE
Av. Rosa e Silva, 172- Graças - Cep: 52020-220
Tel: 81-3207-5400 / 3231.5400 - Fax: 81-3231.5947 / E-mail: portugues@nlink.com.br

Meus Senhores, a divisa do Recife é Ut luceat omnibus, que significa "Luz a brilhar para todos", espero que essa máxima se cumpra. Divirtam-se s.f.f.

A informação escrita contida neste post é da autoria do camarada
Ex MAR "L" Armando Moreno
Contacto - armo900@gmail.com
O meu muito obrigado pelo seu contributo.

11 comentários:

Anónimo disse...

É muito bom saber onde os nossos marinheiros vão «pousar» é um descanço terra é sempre terra mas qoe o vento que vos levou que vos tragade volta de novo. Cá vos esperamos com muitas saudades..... SS

JMiguel Marttins Serrão disse...

Bom dia! Sempre tive e tenho uma grande admiração pelo mar. Sobretudo o grande poder que este tem de unir os povos independentemente das raças e culturas. Foi Portugal, que foi pioneiro em descobrir este grande poder que tem o mar.
Como sempre tive uma grande admiração pelos nossos marinheiros e pelo Navio Escola Sagres em especial, por aquilo que representa...
Soube da viagem, e pensei se não haveria algo na net referente a esta viagem. Fui aos motores de busca da net e aí estava... MUITOS PARABÉNS!!!
Em boa verdade, comecei hoje a seguir a viajem e virei aqui todos os dias e sempre que me foi possível, adicionando até ao Favoritos...

Aqui está o José Miguel Martins Serrão, cidadão português a seguir a 3º Viagem de Circum-Navegação. Afinal há coisas que nos estão no sangue...

Irei também adicionar este blog ao meu blog: www.josemiguelmartinsserro.blogspot.com

E se me permitem o cidadão José Miguel Martins Serrão envia cumprimentos a toda a tripulação com votos de uma boa viagem.
Cá estaremos para vos receber na viagem de regresso.

Por aqui a net para vos seguir!!!
À 500 anos não havia estas coisas, mas agora que elas existem vamos dar-lhe uso!

Boa viagem...

José Miguel Martins Serrão

Unknown disse...

È já obrigatório visitar diariamente "Na Rota da Sagres".
Sou professora numa escola de Portalegre e desde a vossa partida que a viagem de circum navegação tem sido o mote de motivação para o trabalho na sala de aula. Vamos estar sempre atentos até à vossa chegada.
Há um Portalegrense a bordo "Nelson Casimiro" para quem mandamos saudações.
Para toda a guarnição do NAVIO ESCOLA SAGRES, felizardos por serem contemplados com essa viagem maravilhosa, desejamos BOA VIAGEM. Nós temos orgulho em vocês.
Até breve.
Maria José Falcão

Unknown disse...

Olá! Descobri o Sagres, pois aqui no Rio de Janeiro será dada a partida para a Regata Sul Americana 2010, e, ao pesquisar os veleiros, soube deste belíssimo barco. Faria muita questão de vê-lo passar aqui pelo Rio de Janeiro, mas, até onde percebi, o mesmo não passará por aqui, o que lamento muito.

Unknown disse...

Aproveito para perguntar como poderia adquirir uma camisa como esta:
http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/sagres/index.php?k=9-Dia---Ao-largo-de-Cabo-Verde.rtp&post=20117#comments

Anónimo disse...

Que saudadesssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

Unknown disse...

Caro " mitzplik" no link em baixo pode seguir detalhadamente as cidades onde a "Sagres" irá fazer escala. Salvo pela alteração de Salvador pelo Recife, a visita aos outros portos até confirmação em contrário mantêm-se.

http://sagres.marinha.pt/NRPSagres/Site/PT/Viagens/Viagens+2010/

Em relação à camisa, a "Sagres" só regressa a Portugal em Dezembro. Se por essa altura ainda estiver interessado/a contacte-me (armo900@gmail.com). Eu informo-me sobre o preço e envio-a para si à cobrança por correio. É o máximo que posso fazer.

P.S. - Obrigado pelas palavras de apreço pelo "meu" navio.

Anónimo disse...

Fiz parte da 1ª viagem e por isso tenho estado a seguir o diário de bordo do comandante no site da RTP.
num dos diversos comentários vinha este blogger e por isso aqui estou para vos desejar uma boa viagem.
uma abraço para todos e em especial para os Ms
David Nascimento Sarg Mor

Unknown disse...

Ja sei que chegarao a terra mas estamos desertinhos para saber novidades, noticias etc,aguarda-mos com ansiedades ate muito breve....... ss

Ana Maria disse...

Amigo por aqui o Inverno continua presente e é por isso que estas palavras são do cantinho da lareira...terra que bom! Recife! Fantástico! Quem dera!! Aproveita.Beijocas minhas e da Bi e um abraço do Vitor. De uma porta alegre, como esperemos sejam todas aquelas que vais encontrar nessa viagem, o desejo enorme que estejas feliz.BEIJOS

Beatriz Cândido disse...

Oláá eu tenho muitas saudades do meu pai beijinhos para todos ke la estao