A CHEGADA A INDIA...


Segunda-feira 8 De Novembro, navegamos ao rumo 335o, por nosso estibordo encontra-se a costa Indiana, a cerca de 22 milhas, faltando percorrer nesta tirada 290 milhas para chegarmos ao nosso próximo destino, Mormugão-Goa, onde está previsto atracar sexta-feira. Depois de alguns dias, onde o mar agitado, que tem provoca um balanço desconcertante, que leva a má disposição de alguns marujos, normal neste tipo de situações, a chuva também não tem dado tréguas. Hoje o bom tempo, fez a sua aparição para regozijo dos marujos que durante a tarde aproveitam o sol, para se bronzearem na famosa “praia do castelo”, durante a manhã os serviços não cessam, pois temos que aprontar a ilustre “Barca” para mais uma atracação. A viagem vai longa, o material começa a ceder, obrigando a constantes revistas aos mastros. A adrenalina começa a fluir, com o desenrolar dos últimos 45 dias finais para tão aguardado reencontro. ESTÁ PARA BREVE…Sexta-feira, por volta das 10:00h, a “Barca” atraca num dos últimos portos desta longa missão, porto comercial de Mormugão, cidade portuária, com 97 085 habitantes, o porto de Mormugão é a principal estrutura portuária do estado de Goa e um dos mais importantes da região. Goa, é um estado da Índia situa-se entre Maharashtra a norte e Karnataka a leste e sul, na costa do Mar da Arábia a cerca de 400 km a sul de Bombaim. É o menor dos estados indianos em território e o quarto menor em população, e o mais rico em PIB per capita da Índia.
A sua língua oficial é o concani, mas ainda existem pessoas neste estado que falam português, devido ao domínio de Portugal na região por mais de 400 anos. As suas principais cidades são Vasco da Gama, Panaji, Margão e Mapusa. Goa, a partir de 1510 foi a capital do Estado Português da Índia tendo sido integrada pela força na União Indiana em 1961.
As suas igrejas e conventos encontram-se classificadas como Património da Humanidade pela Unesco.

3 comentários:

Conceição disse...

Nota-se o cansaço normal, mas nada de desanimos tal com escreveu, já falta pouco. Teno tido a sorte de estar quase todos os dias na net com o meu filho, neste porto, sinto o seu cansaço,o que lhe disse a ele digo-vos a todos. FORÇA estamos quase em Lisboa. Um beijo para todos um maior para o meu filho Manuel Silva

CP disse...

ESTÁ PARA BREVE! Muita força para estes últimos dias. Daqui a pouco mais de um mês vão poder abraçar as vossas famílias e gozar o descanço que bem merecem. Por agora aproveitem os portos que faltam.

Anónimo disse...

Boas Filipe, está quase. O final é sempre o mais díficel. Mas de essa viagem são poucos o que a fazem.

Belver espera-te

Um abraço

PedroMCP