Proximo Porto - Montevideu



Montevidéu – se nos tempos coevos a cidade conta na sua área metropolitana com 1.668.335 habitantes teve como população pristina 34 pessoas, contando com todos, homens, mulheres e até mesmo crianças. Foram eles os que formaram o núcleo da futura vila que tinha o objectivo de manter as tropas portuguesas de Manuel de Freitas da Fonseca fora do Rio da Prata. É irónico, devido ao número, o modo que encontraram para fazer frente aos militares da vetusta fortificação fundada pelo Mestre de Campo Don Manuel de Freytas da Fonseca, português, em 22 Novembro de 1723 mas foi assim que nasceu a maior cidade do Uruguai, uma das 30 mais seguras do mundo e a que tem a maior qualidade de vida da América Latina. Se quisesse-mos abranger a área da toponímia iríamos ver que a origem do nome da cidade vem da abreviatura de "Monte VI de Este a Oeste", e que mais facilmente se lê "Monte VI-D-E-O". Mas como não iremos abranger tal área creio que é justo galardão mencionar o navegador português Fernão de Magalhães que além de ter descoberto estas paragens planeou e comandou a expedição marítima que efectuou a primeira viagem de circum-navegação da história e que passados tantos séculos a “Sagres”, pela 3ª vez sulca com semelhante magnanimidade. Infelizmente Magalhães não completou a viagem ao perder em combate a vida nas Filipinas, sendo substituído pelo seu Imediato, Juan Sebastián de Elcano. Actualmente o Navio Escola da Coroa Espanhola que também participa na regata “Velas SudAmérica”recebe o nome deste navegador glorificando assim a memória do homem, do marinheiro que navegou com Magalhães. Entre vários ilustres de renome mundial Montevidéu foi visitada por Charles Darwin em Abril de 1833 e em 1930 recebeu a primeira Copa do Mundo de Futebol realizada pela FIFA.
Durante a 2ª guerra mundial o Comandante do couraçado de bolso Graf Spee que tinha sido enviado para águas a sul do Equador pelo 3º Reich com ordens de actuar como navio corsário, viu-se encurralado após combate, ao largo de Montevidéu por 3 navios de Sua Majestade, o Her Majesty Ship “Ajax”, o H.M.S. “Achilles” e o H.M.S. “Exeter”. Com o navio danificado, em inferioridade numérica e com ordens directas de Hitler para não deixar a unidade naval cair nas mãos dos aliados, Langsdorff fez desembarcar a sua tripulação, e afundou o couraçado com explosivos. Alguns dias mais tarde o Comandante suicidou-se sendo o seu corpo descoberto com a bandeira nazi a servir-lhe de sudário.
Uma inesperada surpresa para os 260 milhões de parlantes do idioma Luso é que devido às muitas crianças que estudam nas escolas de fronteira com o Brasil e para as quais o espanhol funciona como uma língua secundária, o português passou a ser disciplina obrigatória para os estudantes uruguaios, que frequentem o 6ª ano de escolaridade desde 2007. É agradável ouvir estas novidades não é? Um dos locais a visitar é o Mercado del Puerto, “best parrilladas, great atmosphere and great prices”, um conforto para a alma e para o corpo heim? E se não lhe agradar peça um mui lauto Chivito, acompanhado por um doce de leite, garanto-lhe que não fica com fome. Montevidéu está dividido em 58 bairros, distritos, zonas diferentes mas um que é obrigatório visitar é Ciudad Vieja, pode-se andar durante dias pelas calçadas desta zona da cidade e ainda assim descobrir algo de novo e a existência de vários cafés históricos permite-lhe sobrestar um pouco o passeio e admirar todo o seu entorno. Se pensar que não consegue percorrer as ruas da cidade a pé, ou não lhe apetecer, alugue uma bicicleta e/ou se chamar um táxi escolha os pretos com capota amarela, que são os mais baratos. Locais de diversão nocturna não faltam, tipo 6 casinos e um interminável número de bares são algumas das ofertas que pode encontrar para gastar uns cobres, afinal Montevidéu recebe cerca de 500 mil turistas por ano.
E ao caminharem por esta bela cidade façam-no com merecido orgulho, pois se a “Sagres” é o mais belo navio atracado no porto, por sua vez a Colonia del Sacramento é o mais antigo assentamento europeu no Uruguai e foi fundada pelos Portugueses em Janeiro de 1680.

Um grande abraço a toda a guarnição.
ex Mar “L” Armando Moreno
(L5)
armo900@gmail.com

Diário de bordo - 39º Dia 27 Fevereiro 2010

39º Dia de viagem
26 de Fev. 21:30
Algures entre Argentina e Uruguai.


Hoje acordamos mais cedo devido ao aprontar do navio para navegar, eram 06:00 quando apitou a alvorada, desmonta-se a iluminação de gala, arreia-se as vergas, bracea-se etc... é chamado o mestre á ponte, mestre Meireles apita a faina geral as 08:15, o navio ruma a um novo país (Uruguai), a uma nova cidade (Montevideu). Deixamos para trás Mar del Plata, uma cidade que excedeu todas as expectativas, cidade essa toda virada para o turismo (5 milhões de Argentinos passam por aqui durante o ano) com um certo espírito boemio, o calor e a simpatia que os habitantes nos transmitiam contraria com o frio que se fazia sentir na zona, algo invulgar para a época em que nos encontramos.
Sabiamos que o dia hoje iria ser de largada fora do normal, devido ao desfile naval, no qual participaram todos os veleiros envolvidos na regata Sudamérica 2010, desde 08:15 que apitou a faina geral, permanecemos em faina geral de mastros até as 18:00 com intervalos para o almoço, neste período prestamos honras militares (vivós) aos chefes de estado da Argentina e Chile.

Despeço-me com especial mensagem dos marujos do mastro grande para a mãe do nosso camarada Manuel Silva de Famalicão desejando um feliz aniversário.
PARABENS Dona Conceição ...........


Solidários com a Madeira ...



Soubemos que a Madeira sofreu uma catástrofe natural terrível, deve neste momento Portugal inteiro voltar-se para a Madeira e ajudá-los.
Foi para nós um privilégio que a Madeira tenha sido o primeiro local de passagem desta nossa viagem.
Aqui vos deixo um video desse momento, manifestando a nossa total solidariedade para com a Madeira.
Um forte abraço.

Diário de bordo - 35º Dia 22 Fevereiro 2010



35º Dia de viagem
22 de Fevereiro, são 16:00
Posição: 36º18.73 S
53º55.69 W
Rumo: 210
Velocidade 7.6 nós a navegar a vela
Vento a entrar pela alheta de bombordo força 6 vagas de 3 metros
Faltam 200 Milhas para chegarmos a Mar Del Plata


Mais uma noite de mineirada (estamos de quarto das 00:00 ás 08:00), os quartos cada vez são mais exigentes, devido ás condições atmosféricas que se fazem sentir nestas latitudes.
Á dois dias atrás recebemos uma noticia que nos deixou bastante abalados e mesmo receosos, o navio "Concordia" que connosco participava na Regata SUDAMÉRICA foi ao fundo, não sabemos o motivo para tal ter acontecido, sabemos que toda a sua tripulação felizmente se encontra bem, deixo aqui um abraço de solidariedade desta guarniçao, o naufragio aconteceu a 300 m da costa Brasileira.
Nós por aqui navegamos a todo o pano (excepto as cristas) e o joanete do traquete que tem um pequeno rasgo, no qual o pessoal se encontra atarefado a reparar.
Já se fazem sentir os ventos frescos do sul, pelo que se adivinha uma regata muito
trabalhosa "por mares nunca antes navegados" por esta barca.
A dois dias de atracarmos o entusiasmo já se faz notar nos rostos da marujada, Mar Del Plata é o proximo chão firme que pisaremos.

Algumas curiosidades desde que partimos da nossa saudosa LISBOA :

22 de Fev ás 00:00
Milhas a vela: 1819
Milhas a motor: 3584
Total de milhas: 5403
Horas de navegação a motor: 415.28
Horas de navegação á vela: 273.52
Horas de navegação : 680.20


Aqui vos deixo mais um video, para mais tarde recordar ...
Grande abraço e muito obrigado por nos acompanharem nesta viagem .

Diário de bordo - 32º Dia 19 Fevereiro 2010


32º Dia de viagem

São agora 01:30 da manhã do dia 19 de Fevereiro, navegamos com a posição 26º 45'95 S, 44º21'25 W, rumo 235, a uma velocidade 11,5 nós, sendo a velocidade do vento de 27nós, entrando pelo través de BB (bombordo), navegamos com o pano todo, excepto as cristas (giba, sobres, entre-mastros altos e gave-tope), estamos braceados a EB (estibordo) 2,5 quartas, preparados para carregar os joanetes se por momento a força do vento aumentar.
O navio balança devido á ondulação que se faz sentir, batendo tambem pelo través, o que dificulta o descanso de todos nós, á alturas em que isto não é nada fácil.
São 03:30 da manhã o contra-mestre apita a quarto, deparamo-nos com a escota de EB do joanete do mastro grande desmanilhada, pensamos o pior devido á força do vento, (no meu pensamento como gajeiro de quarto do mastro grande pensei que o aparelho se tinha partido), mas a situação acabou por se resolver com relativa facilidade e até ao fim do nosso quarto (08:00) não se passou mais nada de anormal ao serviço.
Hoje pela manhã a chuva fez-nos uma visita inesperada, mas muito bem vinda , tornando o tempo mais fresco, depois de alguns dias de calor por vezes insuportável.
Desde que partimos de Lisboa no dia 19 de janeiro, já navegámos 4751 milhas (9206 km), e vamos com 615 Horas de navegação.
Despeço-me com forte abraço a todos...

1ª Tirada Lisboa - Recife

Aqui ficam algumas fotos e videos da 1ª tirada Lisboa - Recife colocarei mais num proximo post. Um abraço ...


Dia de S.Valentim ...


14 de Fevereiro 2010
27º dia de missão, domingo são 10:30
Posição: 13º43'33 S
37º38'67 W
Velocidade: 9 nós
Rumo: 230
Temperatura da água:27º
Temperatura do ar: 28º


Hoje é dia dos namorados, não podia deixar passar este dia sem deixar umas palavras muito especiais a todas as esposas e namoradas dos elementos desta guarnição, vocês são as melhores mulheres do mundo, e em especial para a minha
Isabel "adoro-te". A saudade aperta, é nestes dias que sentimos uma grande nostalgia...
O Brasil já ficou para trás, com muita pena nossa, deviamos ter ficado mais uns dias, pois só agora me apercebi porque é que este povo fala tanto no carnaval, deve ser sem dúvida uma das maiores festas do mundo, uma verdadeira loucura (quero voltar cá no carnaval), mas o dever chama por nós e temos que chegar a Mar del Plata (Argentina) no dia 24 de Fevereiro.
Argentina terra do tango do bom vinho e da boa carne, acho que me vou dar bem por estas paragens, e claro a terra do grande Maradona que na minha opinião foi sem dúvida o melhor futebolista de sempre.

Um Grande abraço a todos ...