REGATA DE LA SOLIDARIDAD


Ao terceiro dia de adiamento finalmente tem inicio a “Regata de la Solidaridad” que tem lugar no Oceano Pacifico ao largo da costa Chilena, Na posição 34º30´S e 072º45`W o momento pelo qual alguns elementos tanto ansiavam finalmente chegou, o vento sul com 13 kn é fraco, a temperatura do ar é agradável (15ºC) o mar continua a fazer justiça ao seu nome “Pacifico”.
Eram 09:00 quando caçamos todo o pano ao rumo 040º e uma velocidade de 5.9 kn ficando com a mareação de uma quarta a bom bordo para o Grande e Traquete ambos em leque e a Mezena disparada a bom bordo, pouco tempo após ter caçado todo o pano começamos a ultrapassar, por assim dizer, o nosso primeiro adversário “Simon Bolívar” de Venezuela ao passar a poucos metros desta barca aproveitamos para interagir com a guarnição e não podemos deixar de reparar nos mais astutos truques para aumentar a área vélica desta mesma Barca.
O segundo navio a ser ultrapassado foi o “Guayas” De Equador, a situação repete-se, o mesmo cumprimento entre marujos das barcas e desta vez os truques pareciam mais astutos, ninguém utiliza um toldo como vela, não entanto após termos ultrapassado este ruma a barlavento do nosso navio cortando o vento que enchia as nossas velas e assim passando por nos como se estivéssemos praticamente parados. De momento quando são 13:00 os únicos veleiros que se destacam è o Cisne Branco (Brasil) e o Libertad (Argentina) enquanto que todos os outros estão próximos uns dos outros.
O pessoal reúne-se para uma baldeação durante a tarde pois o porto cada vez esta mais perto e os trabalhos para preparar o navio tem de começar, no poço a baldeação terá de ser reforçada pois na noite passada o pessoal entreteve-se na pesca enquanto o navio pairava aguardando a regata, e o que não faltou foi entretenimento pois nestas aguas encontram-se lulas de grandes dimensões, algumas delas até com peso superior a 20kg que requerem de um certo trabalho para serem retiradas de dentro de água. O que não faltou foi pessoal a querer ajudar na faina da pesca da tal espécie pois pelo menos ao vivo nunca tínhamos visto tal coisa. A “pesca” foi de tal modo produtiva que, no domingo, se vai confeccionar uma feijoada de “lulas Chilenas” para toda a guarnição.

80º Dia de missão


8 De Abril de 2010
São agora 20:30, encontramo-nos na posição 36º40’03’’S e073º11´o1´´W ao largo de Talcahuano, cidade chilena que de inicio éramos para aportar, mas devido a sua destruição parcial devido ao forte sismo que ocorreu a algumas semanas atrás não o foi possível. Assim a organização das “Velas Sulamérica”para marcar a presença dos grandes veleiros por estas águas, assinalou para esta posição o inicio da “Regata de la Solidariedad” entre Talcahuano e Valparaíso com inicio marcado para hoje às 15:00, só que devido a fraca força do vento, que por vezes eram aragens não o foi possível, ficando adiada para amanhã às 08:00, isto se o vento o permitir.
Hoje, dia em que o universo Benfiquista se encontra amargurado… devido a pesada derrota sofrida em Liverpool, nota-se por aqui um ar pesado, entre as 15h e as 17h locais foi sofrer a bem sofrer, daqui destas longínquas paragens um agradecimento especial para a namorada do mar. Silva (electromecânico) que nos foi mantendo informados via SMS ao longo do desenrolar da partida. Melhores dias virão…

Dia 9 de Abril de 2010, era suposto inicio da regata, suposto pois foi adiada mais uma vez para o dia de amanha, o pessoal cada vez mais ansioso, pois muitos deles nunca participou num evento deste tipo, assim apostou-se na beneficiação e preparação do navio para o porto que se avizinha, no entanto estes trabalhos estão condicionados já que a qualquer momento poderá aparecer o tão esperado vento que faz desfraldar as tão gloriosas velas com as vermelhas cruzes de Cristo que levamos aos quatro cantos do mundo.

14:36 Do mesmo dia, alguns elementos da secção do Grande e traquete confraterniza juntamente com um copo do mais puro vinho tinto da região do Alentejo para escrever estas palavras destinadas as nossas famílias e entes queridos com o intuito de transmitir o nosso dia-a-dia e estado de espírito, espírito esse que se algumas vezes está mais em baixo outras está mais cima pois cabe aos camaradas que estão melhor moralizados e enaltecer o espírito de aqueles que estão mais em baixo quer seja por problemas que devido a distancia não conseguem resolver quer seja só pelo simples motivo de aquele sentimento que embora grande o português sintetiza numa só palavra “SAUDADE”…

5 De Abril de 2010


O dia começa da melhor maneira possível, com o navio calmo é que estamos fundeados, mais propriamente na baía de Ancud, o tempo soalheiro sem quase sentir o frio, já tínhamos saudades deste magnífico tempo… Os contra-mestres aproveitam para organizar o pessoal de forma a levar a cabo os trabalhos mais exigentes, como por exemplo nós no mastro “GRANDE” tivemos que fazer uma costura de cerca de 40 cm na vela da Gávea Alta. Logo a seguir ao almoço a embarcação de bordo que partiu pela manhã á procura de sobressalentes necessários para o navio, regressa com uma boa noticia, é que naquela pequena localidade Chilena, a principal matéria de comércio são amêijoas, o pessoal junta-se em grupos para reunir os pesos Chilenos que sobraram no ultimo porto e aproveitam para pedir á guarnição da embarcação para gasta-los em tal apreciado petisco, por sorte nossa o preço era baixo, (cerca de 10 kg são 5000 pesos o que dá 6,5 euros). Após um lanche devidamente presenteado com tais bivalves que não eram nada pequenos, (alguns de tamanho igual a mexilhões) e regados com a bela cerveja que por pena nossa já não é do nome da barca “SAGRES” mas kilmes cerveja Argentina. Sou informado que a bordo existe uma singela confraria no qual sou convidado a fazer parte, mais um pretexto para umas grandes jantaradas, esta confraria tem a particularidade de que quem entra neste grupo, para sair tem que presentear com um grande repasto o resto dos membros. Criada tal confraria e não estando baptizada por nome algum, e logo no fim do meu primeiro jantar em tal digníssimo grupo, conseguimos chegar a um consenso em relação ao nome, que é agraciado a uma intemporal figura desta barca, decidimos baptizar esta irmandade por “CONFRARIA BELZEBÙ”. São estes pequenos momentos de confraternização entre camaradas, amigos que nos ajuda a passar os tempos por vezes difíceis nestas longínquas paragens.
Dia 6 de Abril de 2010, suspendemos por volta das 10:00, navegamos na posição 41o 40´07”S e 073o 58´06”W ao rumo 346 em direcção a Talcahuano, temperatura 14º com muito sol.

Algumas fotos pessoal da cozinha ...

3 De Abril de 2010


o mau tempo começa pela madrugada, com malagueiro (agitação do mar) de través (zona a meio navio), começamos a notá-lo ainda nas nossas camas enquanto descansávamos, excepto o pessoal de quarto, este oceano em que navegamos não faz justiça ao seu nome pois mal começamos a sulcar as sua águas sentimos o seu ímpeto, ás 09:30 navegamos na posição 46º43´61´´S e 75º 47´56´´W navegamos à maquina à velocidade de 8.2 kn ao rumo 350º temperatura do ar 12ºC esta é a nossa posição e as nossas condições atmosféricas para essa hora, o pessoal apesar do balanço do navio e do frio que se faz sentir consegue levar a cabo certos trabalhos de bordo, limpezas dos interiores, uma baldeação geral ao navio (limpezas no convés e exteriores), e tomam-se certas prevenções devido ao mau tempo que se faz sentir e aquele que poderá vir.
Na formatura de manha foi comunicado á toda a equipa da manobra pelo mestre do navio que dia 5 deste mês iremos participar numa regata entre os navios após sair dos canais pois dentro destes tal seria impossível devido a envergadura destes conquistadores do mar, o pessoal mais novo esta ansioso por este evento que poderá por a prova a perícia e destreza até agora adquirida assim como também a resistência pois assim como as condições pioram os horários de bordo alteram para os marujos encarregues de dominar as velas, pois os quartos passam a ser de seis horas no convés assim como seis horas para descansar. Enquanto uns estão ansiosos outros permanecem serenos pois a regata que terá uma distância aproximada de apenas 230 Nm (aproximadamente 425 Km) não se compara com a do ano passado que consistia em atravessar o oceano Atlântico (Canadá- Irlanda).
Embora a regata seja um pretexto para juntar os veleiros que nela participam e as suas guarnições o verdadeiro motivo é juntar as culturas latino americanas nas cidades que os acolhem quer sejam países vizinhos ou quer seja a cultura daqueles que vieram quase do outro lado do mundo.

Páscoa Feliz ....


1 De Abril de 2010 o dia começa com chuva e muito frio, mais do que o normal, continuamos a navegar por este labirinto que serpenteia estas majestosas ilhas austrais Chilenas, as condições que o dia nos oferece não permitem efectuar grandes trabalhos a bordo, ficando estes só pelas limpezas e revistas diárias. O pessoal aproveita o dia para descansar, por o sono em dia e para dedicar-se ao desporto no ginásio de bordo, pelas 20:30 apitou a faina geral de mastros para “Bracear”, quer dizer que tivemos de mudar a orientação das vergas de bombordo para estibordo pois a direcção do vento na altura fazia com que o navio não tira-se o maior proveito da propulsão. Avizinha-se mais uma época festiva , a Páscoa, em que estamos fora de casa e longe daqueles com que queremos partilhar essas datas dedicadas á família. São estes os ossos do oficio.

PARA TODOS AQUELES QUE NOS SEGUEM “ UMA FELIZ PASCOA”

Largada de Punta Arenas ...


73º DIA DE MISSÃO

31 de março de 2010, dia que largamos do cais em Punta Arenas, manhã fria, alvorada ás 06:00, á que aprontar o navio para a largada rumo a nova tirada até Valparaíso, tirada essa de 13 dias, onde iremos rumar a norte, agora pelo lado do Oceano Pacifico, essa enorme extenção de mar onde esperamos que seja calmo como o seu nome o indica, vamos deixar o frio (espero eu...) e voltar novamente ás temperaturas mais agradáveis. Deixamos para trás Punta Arenas cidade onde tudo gira em volta desse grande navegador português que foi Fernão Magalhães, cidade onde os seus habitantes se consideram "Magalhénicos" só depois Chilenos. Navegamos agora no Estreito de Magalhães que olhando do céu para um capricho da natureza, uma letra em forma de "u" esticada e serpentiante que roça no continente até tirar faíscas, de onde nascem baías, fíordes e enseadas, tem uma extenção aproximadamente
de 600 km e as suas águas são uma mistura de dois oceanos o Pacífico e o Atlantico.