ÚLTIMA TIRADA


Manhã do dia 10 de Dezembro, nasceu fria com algum vento céu nublado, os marinheiros começam acordar lentamente, a boa disposição impera nos rostos ensonados daqueles que estão a poucos dias de fazer história, 2250 são as milhas que faltam para completar a “Volta ao Mundo”. Após o pequeno-almoço, formatura geral as 08:15, onde foi comunicado que a previsão de chegada a Base Naval de Lisboa se mantinha dia 23 às 11:00, e tinha sido cancelada a atracação em Argel. Depois de preparar o navio para navegar, desmontar a iluminação de gala, arriar vergas, brecear, montar escotas, etc. o trivial de um dia de desatracação, às 09:40 soa o apito do mestre do navio, faina geral, os marujos ocupam os postos de faina. Após algum tempo de espera pelo piloto, começaram a ser recolhidas as espias uma a uma, permitindo que o navio lentamente se afaste do cais, rumo ao porto mais aguardado por todos. A ansiedade é muita, pois são onze longos meses de muita saudade daqueles que nos viram partir, naquela manhã fria de Janeiro.
Nos próximos dias iremos cruzar todo o Mar Mediterrâneo, mar que se estende desde o Oceano Atlântico, a oeste, até a Ásia, a leste e separa a Europa de África, tem um comprimento de 3700 km e abrange uma área de 2 966 000 kmo . Está ligado pelo Estreito de Gibraltar, que separa a Espanha de Marrocos, ao Oceano Atlântico. Liga-se ainda ao Mar Vermelho e ao Oceano Indico pelo Canal do Suez, a nordeste, ao Mar Negro através do Estreito dos Dardanelos, e ao mar de Marmara pelo Estreito de Bósforo. Ao Mar Mediterrâneo pertencem ainda os mares Adriático, Egeu, Jónico e o Terreno. O mar mediterrânico é mais salgado e quente que o Atlântico, e praticamente não tem marés, o que leva a acumulação de matérias tóxicas nas águas costeiras, sendo um mar densamente poluído, este problema afecta gravemente o ecossistema marítimo e também o turismo. Vivem ao longo da sua costa cerca de 100 milhões de pessoas.
Ao fim de praticamente onze meses, chegou o mau tempo, estava guardado para a última tirada. Ao entrar no mediterrâneo, e como já se previa, mar com ondulação forte por vezes atingir 8 metros de altura e vento com rajadas superiores a 100 km/h. Vento este que já provocou sérios estragos no velame do navio (pano latino). Este estado do mar não é novidade para os mais antigos, pois já navegaram em condições semelhantes e por vezes piores, ao longo da sua vida no mar, já para os mais novos é como se fosse uma espécie de baptizo de mar, o verdadeiro baptizo, pois é aqui que se vê o estofo dos que realmente merecem ser chamados de “marinheiros”, mas há previsão de melhoria de tempo para o dia de amanha, mais precisamente ao final da tarde, no entanto não devemos baixar a guarda, é que para hoje a noite prevêem-se ainda piores condições.

9 comentários:

Unknown disse...

Agora que está a terminar esta epopeica viagem à volta do mundo não queríamos deixar passar a oportunidade para, como pais de um seu camarada lhe agradecermos os belos relatos e fotos que nos fez chegar com ajuda da sua esposa, e que tanto serviram para nos atenuar a imensa saudade.
O nosso muito obrigado e cá vos esperamos no próximo dia 23.
Luís Pinto e Ana Dinis

Judite Lopes disse...

Faço minhas as palavras da D. Ana Maria.Como mãe de um membro da guarnição, 2.º marinheiro Pedro, quero agradecer todo o empenho, que juntamente com a colaboração da sua esposa, demonstrou ao longo destes 11 meses. As suas crónicas,as belas reportagens fotográficas com que nos presenteou ajudaram a acalmar a nossa ansieade, a matar a imensa saudade e a satisfazer a nossa curiosidade, sem elas teria sido muito mais difícil de superar esta longa viagem. UM MUITO OBRIGADA por tudo, que ficará para sempre.Um resto de boa viagem e no dia 23 de Dezembro vocês serâo os nossos HERÓIS com a missão cumprida.

Judite Lopes disse...

Faço minhas as palavras da D. Ana Maria.Como mãe de um membro da guarnição, 2.º marinheiro Pedro, quero agradecer todo o empenho, que juntamente com a colaboração da sua esposa, demonstrou ao longo destes 11 meses. As suas crónicas,as belas reportagens fotográficas com que nos presenteou ajudaram a acalmar a nossa ansieade, a matar a imensa saudade e a satisfazer a nossa curiosidade, sem elas teria sido muito mais difícil de superar esta longa viagem. UM MUITO OBRIGADA por tudo, que ficará para sempre.Um resto de boa viagem e no dia 23 de Dezembro vocês serâo os nossos HERÓIS com a missão cumprida.

Conceição disse...

Subeescrevo tudo o que o Sº Luis Pinto e Ana Dinis disseram, são poucas as palavras para vos agradecer,por isso o meu muito obrigado por tudo e que o resto da viagem vos corra bem.Um grande abraço e um beijo enorme para o meu princepe, qual não vejo a hora de o braçar. Até Lisboa

emilia silva disse...

por o que me pareceu ,serà a despedida,nao quero ir embora sem agradecer mil vezes o que muitas vezes ,foi a minha esperança de saber noticias ,para meu grande alivio das noites mal dormidas e de dias a chorar,nao hà palavras o quanto foi valioso,,para si e sua familia desejo-vos boa sorte a mesma que desejo para os meus.. na possibilidade de vos encontrar e agradecer pessoalmente,até là tudo de bom....

Anónimo disse...

SÓ FALTAM 10 DIAS!
Faço minhas as palavras da Sr.ª D. Ana Maria, o meu muito obrigada ao Cabo Vieira e sua esposa D. Isabel pelo esforço sempre constante em nos manterem informados durante estes 11 meses.
Como já disse antes não tenho ninguém conhecido na barca, mas acompanhei sempre com grande orgulho a vossa viagem e pretendo vê-los atracar em Lisboa, fiquei com uma duvida. Vão atracar no cais de Alcantara ou no Alfeite? Na crónica dizem 11h na BNL?
Um abraço e até ao dia 23.
lurdes marques

romcadur@gmail.com disse...

Na impossibilidade de estar presente na vossa chegada, não quero perder a oportunidade de dar os meus parabéns a toda a guarnição.

Sou S/Mor L - Durão ( na altra Cabo L~)- lª volta, mas considero que a vossa foi muito melhor projectada e e tem havido um impacto muito mais favorável.

A todos Oficiais, Sargentos e Praças, os meus PARABENS e que passem, juntamente com as vossas jamilias um bom NATAL.

VIVA A BARCA, VIVA A MARINHA. ASSOCIAÇÃO DOS MARINHEIROS DO CONSELHO DE BARRANCOS

romcadur disse...

Espero em Barrancos pelo Mar. M - Monteiro, para me inteirar mais de perto de tudo, para ele antecipadamente e para todos mais uma ves PARABENS

mafalda disse...

obrigada por nos ter dado noticias durante a viagem,foi bom.ta no fim k bom as saudades sao muitas!!a minha filha tinha 7meses quando o pai saiu, ja nem o conhece!!dia 23 ca estamos ansiosos pa matar saudades.abraços a todos voces merecem