O adeus ao sudeste Asiático…


Para trás, mais uma etapa desta longa missão foi comprida, finalizamos a nossa estadia em mais um porto, Kelang- Kuala Lumpur na Malásia, largamos ontem rumo a Índia. Pela frente espera-nos catorze dias de viagem que nos vão levar a Goa. Tirada de 2100 milhas, depois cruzarmos o estreito de Malaca, entramos hoje no Oceano Indico. Oceano que banha as costas orientais de África, meridionais da Ásia e ocidentais da Austrália. O Oceano Indico, representa 20% da área total das águas marítimas terrestres. Fazem parte deste oceano, o mar Vermelho, o golfo Pérsico, o golfo de Bengala e o mar de Andaman. Abrange uma área de 75 500 000 km2 e a sua profundidade média é de 3872m. Na barca os dias sucedem-se serenamente, apesar do mar algo encrespado, nestes primeiros dias, o céu muito nublado com alguma chuva, o que dificulta as tarefas realizadas no exterior do navio. A cada dia que passa podemos notar no rosto dos marujos, que o tão aguardado dia da chegada da “Barca” a Lisboa está próximo. O tão esperado reencontro com os nossos entes queridos. No entanto ainda faltam três portos que são aguardados com alguma ânsia e curiosidade, devido as suas culturas míticas.

6 comentários:

Conceição disse...

Mais uma vez obrigada por mais um relato encantador. Continuação de boa viagem. Um abraço para todos, um especial para o meu filho Manuel Silva 1º grumete

Ana Maria disse...

Meu querido amigo...há quanto tempo!
Claro que vamos sempre espreitando e recebendo notícias tuas pelo correio.
Está já na etapa final essa volta ao mundo, bem sei que as saudades apertam cada vez mais...mas pensa como são saborosos os abraços de quem se quer bem e não se vê faz tempo. Os afectos são uma fonte de energia imensa por isso vai para ti uma beijo enorme cheiiinho de saudades e um abraço apertado,mais uma gande beijoca da minha filha (que já dorme) e um abraço forte do meu marido (que quer ir dormir). muiiiiitas saudades e 23 de dezembro está aí!!!!!O alentejo continua imenso, ainda que o país encolha...com a crise ...dizem!?

Judite Lopes disse...

Mais uma crónica, mais um porto que ficou para trás e mais riscos no calendário, o que significa menos dias para o vosso regresso. A ansiedade neste momento aumenta a grande ritmo em mim , mãe do 2º marinheiro Pedro "Ordep", assim como em todos os familiares da guarnição, penso eu. Isto tudo só para dizer que não é só nos marujos que se nota que o regresso a Lisboa está próximo.Nós:PAIS,MÃES,ESPOSAS,FILHOS,NAMORADAS e todos os familiares em geral sabemos que já só falta 48 dias para a vossa chegada.FORÇA para a etapa final. Beijos e abraços para todos e um muito especial para o meu marujo "ORDEP".

Conceição disse...

É com muito pesar que lamento dizer-vos. FOI UMA MÃO CHEIA

Anónimo disse...

Recado para 1º mar Lopes Fz:
O meu coração continua a funcionar pela metade...AMO-TE DEMAIS. bjo de saudade. Ass:Lontra

paulo disse...

Saudações do Nabeiro, para ti e para o Eusébio.