301º DIA DE MISSÃO


Hoje, 16 de Novembro iniciamos uma das últimas tiradas rumo a Portugal. Durante a manhã, zarpamos do porto comercial de Mormugão. Para espanto de toda a guarnição, dezenas de embarcações, engalanadas com as cores de Portugal, com muitos dos seus tripulantes trajarem com a camisola da selecção nacional. Um ambiente festivo para a despedida desta antiga colónia Portuguesa.
Goa, mais uma agradável surpresa desta longa viagem, antiga colónia Portuguesa onde se liga o oriente com o ocidente. Durante os últimos dias de estada neste estado desta imensa Índia, de uma beleza espantosa onde tem um clima que, apesar de um pouco quente, facilmente se esquece no meio das múltiplas descobertas. As suas gentes, simples e amáveis, que falam variadas línguas, onde os habitantes mais antigos ainda falam o Português. A qualidade das suas praias, é um destino obrigatório para muitos europeus, essencialmente ingleses e russos.
Ao longo dos quatro dias de permanência por estas paragens, onde se aproveitou para visitar Vasco da Gama, terra que honra esse grande navegador alentejano de Sines que descobriu á cinco séculos o caminho marítimo para Índia. Panjim capital do estado de Goa, situada na margem esquerda do Rio Mandovi, uma pequena cidade que possui o charme das vilas portuguesas com as suas janelas e telhados tão característicos, onde se destaca a Igreja da Imaculada Conceição com a sua escadaria em ziguezague, a fazer lembrar o Bom Jesus em Braga. Nos seus restaurantes pode-se apreciar a sua excelente gastronomia, muito condimentada, também se pode encontra alguns restaurantes com a óptima gastronomia portuguesa. Panjim um sítio onde a história ainda continua a falar, em qualquer recanto, em Português. Não podíamos deixar de passar por a velha Goa onde se pode visitar a Igreja do Bom Jesus, onde se encontra o túmulo de S. Francisco Xavier, ao lado encontra-se a Sé Catedral «a maior igreja católica da Ásia» com o seu interior Barroco. Mais a norte, visitamos Mapusa com o seu mercado tradicional, onde se pode comprar de tudo principalmente as famosas especiarias, outrora transportadas pelos nossos navegadores. A salientar a particularidade de as vacas passearem tranquilamente pelas cidades e vilas e até pelas praias sem que sejam minimamente molestadas pelos seus habitantes. Na Índia, a população é maioritariamente Hindu. Esta religião venera a vaca como sendo um animal sagrado. Existem na Índia aproximadamente duzentos e cinquenta milhões de vacas, que são respeitadas e veneradas por setecentos e cinquenta milhões de pessoas de crença Hindu. Por fim tenho que falar de”Baga Beach”, estancia balnear com as suas magníficas praias, de águas quentes, a fazer lembrar o nosso Algarve.

1 comentários:

Conceição disse...

A proxima cronica foi bem rapida, que maravilha,já que hoje faz dez mses que vos vimos partir, com o coração despedassado.Falta pouco, para vos vermos e abraçar. Um beijo para todos um especial aqui do norte, vocês sabem de onde, para o meu marujo Manuel Silva. Não me posso esquecer da D Isabel um bem haja muito grande para si e para todos os seus