RUMO A INDONÈSIA …


Dia 18 de Set. chegou ao fim mais uma estadia, em mais uma cidade, Díli. Eram 08:40 quando o mestre apitou a faina geral, a guarnição ocupa os seus postos de faina, larga-se os cabos de amarração, e dá-se inicio a mais uma tirada. Após a nossa estadia na jovem nação de Timor, onde foram aproveitadas todas as oportunidades para recarregar baterias, para os últimos três meses de missão, onde desfrutamos das águas tépidas e suas praias de areia branca, onde saboreamos a maravilhosa gastronomia portuguesa (o famoso cozido a portuguesa, o teclado, o excelente peixe grelhado, etc.) mais parecia que estávamos algures, no nosso Portugal. Convivemos com os muitos militares portugueses, GNR, PSP, camaradas da marinha e outros lusitanos que se encontram nestas paragens nos mais variados serviços.
Dia 19 de Setembro, precisamente hoje celebramos 8 meses de viagem, 8 longos meses de saudade, saudade daqueles que nos viram partir, naquela manhã fria de Janeiro do cais Rocha Conde Óbitos em Alcântara. Domingo, primeiro dia de tirada, como é hábito, dia de alvorada surda, os marujos levantam-se aos poucos, pois o dia convida ao descanso, no exterior o sol quente, o mar esse sempre calmo, como praticamente tem sido apanágio durante toda a missão. Iniciamos mais uma tirada, de 1 150 milhas (2 129 km) que nos vai levar a Jacarta, capital do maior arquipélago do mundo (constituído por 13 677 ilhas) Indonésia, onde está previsto atracar na manhã do dia 26 de Set.
Aos primeiros alvores do dia 20 (principio de noite em Lisboa), chega a brilhante notícia via telefone, de que o glorioso vencia o rival Sporting por 2-0, finalmente uma alegria para o universo Benfiquista da Barca, pois este inicio de época não tem sido nada fácil para as cores encarnadas.
Depois de dois dias de alvorada surda, onde predominou o descanso dos guerreiros, acordamos ao som de mais uma alvora orquestrada pelo clarim do Mar. Calçoa, inicio da manhã com muita chuva, onde recuperamos a rotina diária, alguns dos serviços que ficaram pendentes do dia interior, como envergar a vela do sobre, e desenvergar o joanete a fim de ser costurado pela máquina que se encontra no paiol do mestre, manobra que requereu alguma destreza dos marujos do grande. Com o desenrolar da viagem o material começa a ceder ao desgaste do tempo, as costuras das velas começam a enfraquecer e com a força do vento.

5 comentários:

CP disse...

Tal como as velas da Sagres, também nós, aqui em Portugal, "começamos a ceder ao desgaste do tempo"... 8 meses na longinqua manhã fria de Janeiro! Mas as manhãs de Dezembro já estão perto. Lá estaremos para vos abraçar.

Judite Lopes disse...

Finalmente entramos na recta final!Já lá vão oito meses desde aquela manhã fria de Janeiro em que com as lágrimas nos olhos assisti à vossa partida! Como sempre os seus relatos são muito interessantes e as suas fotografias deixam-nos com água na boca. Paisagens paradísiacas, praias lindas. Fiquei triste por não ver o meu filho numa fotografia sua, Grumete Pedro "Ordep", se poder tirar-lhe uma para eu o poder ver agradecia-lhe imenso. Imagino que o cansaço, a saudade e a ansiedade já se deve fazer notar em toda a guarnição. FORÇA, Dezembro está muito próximo e no dia 23 de Dezembro lá estaremos todos para vos receber entre lágrimas, abraços e muitos beijos. Continuação de boa viagem, beijos para toda a guarnição, um em especial para o meu filho e outro para o "Johny"(não sei se está bem escrito)da amiga Laurinha que está à espera dele para lhe cortar o cabelo.Obrigada e bons ventos vos tragam.

Conceição disse...

O cansaço que não vos vença de maneira nehuma, pois estamos á vossa espera, muito ansiosos. A contagem decrescente começou. O meu marujo quando chegou a Timor disse logo que teve a censação de ter chegado á praia de Apulia, uma praia do norte para quem não conhece,e ainda de conhecer uma GNR de uma freguesia vizinha, tudo isto para vos dizer, que o mundo é pequeno, estamos lonje mas podemos de alguma forma estar perto. Continuação de boa viagem, um beijo para todos .um maior para o meu filho Manuel Silva 1ª grumete. Ainda continua-mos todos á espera dos videos

Anónimo disse...

Um beijo muito muito grande para meu amorrrr, VMTAD :) Tenho saudades tua. Ate breve... força. cg

Anónimo disse...

so deu pra reir k ate os cabelereiros esperam pelos Homens da Barca!!! bem Jhonny ja sabes que ca ta a Laura a tua espera..lol.. besos gigantes hermano de mi corazon.. te extraño QJ ;) y ya sabes TQM