NAGASAKI


As primeiras horas da tarde do dia 3 de Agosto a “Barca” encontra-se perto da entrada do porto de Nagasaki, aguardando o embarque do piloto que nos irá conduzir até ao cais. Ao contemplar a cidade ao longe facilmente nos perdemos a imaginar o que terão sentido os marinheiros portugueses de há cinco séculos quando aqui aportaram pela primeira vez.
Foi em 1543 que os navegadores portugueses fundaram a cidade de Nagasaki, situada na baía como mesmo nome, onde a passaram a habitar. Criando um importante porto comercial que durante muitos anos foi porta do Japão para o mundo. Mas em 1637, devido a uma grande reacção interna os portugueses foram expulsos.
Às 11:02 do dia 9 de Agosto de 1945, Nagasaki, ficou mundialmente conhecida, ao sofrer um ataque com a segunda bomba atómica, lançada pelos Estados Unidos, no acto da explosão morreram 40 000 pessoas e o numero de feridos chegou aos 25 000, posteriormente milhares de habitantes morreram por causa das radiações, o dispositivo tinha 2,34 m de comprimento, por 1,52 m de diâmetro e pesava 4545 kg e foi detonada a 550 m de altura. Uma coluna de pedra negra localizada no Parque Hipocentro, assinala o ponto exacto no qual explodiu a bomba.
Depois, de um dos atáques mais bárbaros que à memória (o outro foi nacidade de Hiroshima 3 dias antes), que destruiu totalmente esta cidade do estremo sul do Japão, tendo a sua reconstrução levado vários anos, hoje tem um visual muito diferente daquele pré 1945. As Igrejas e os templos, entre os quais o Templo de Confucio e a Catedral Urakami, foram restaurados e é interessante ver como hoje Nagasaki possui o número mais alto de católicos entre as maiores cidades Japonesas. A sua população foi aumentando e chegando aos dias de hoje com 1440700 habitantes. Situada na ilha Kyushu, a terceira por dimensão do arquipélago Japonês. Nagasaki encontra-se no centro de uma baía comprida, que constitui o melhor porto natural da ilha.

3 comentários:

NanBanJin disse...

Visitei hoje, dia 5 de Agosto, a N.R.P. Sagres em Nagasaki e foi um dia feliz para mim.
Uma alegria especial, para quem, como eu, estando em Kyushu, Sudoeste do Japão, já lá vão 2 anos e uns meses, tem tão poucas oportunidades de encontrar um rosto, uma voz Portuguesa, uma presença amiga e familiar, que nos é sempre tão cara.
Foi um dia que jamais esquecerei e que recordarei até ao fim dos meus dias com sentida emoção.
Esta passagem da N.R.P. Sagres por Nagasaki a este português, tão longe dos seus, disse muito, mesmo muito.
Que Deus vos abençoe.

L.F. Afonso, Fukuoka, Kyushu, Japão.

NOTA:
Permita-me só uma pequena correcção ao teor do artigo — 1543 é o ano da chegada (acidental) dos primeiros Portugueses a Tanegashima — crê-se que eram ao todo três e cujos nomes seriam António da Mota, Francisco Zeimoto e António Peixoto, se bem que foi Fernão Mendes Pinto quem reclamou a glória deste feito, mas a respeito deste último subsistem muitas dúvidas.
Já o porto de Nagasaki foi fundado por um Missionário Jesuíta, Gaspar Vilela de seu nome, em 1571, com o aval do Senhor feudal local, que se convertera ao Cristianismo, e cujo nome era Omura Sumitada — sendo posteriormente conhecido também pelo seu nome de baptismo, 'D. Bartolomeu' — e o primeiro Capitão português a aportar o "Kurofune" (o famoso "Navio Negro", como lhe chamavam os Japoneses) em Nagasaki, nesse ano de 1571, chamava-se Tristão Vaz da Veiga.
Muito poucos portugueses conhecem esta gloriosa página da nossa História — tomo esta oportunidade, se me permite, para o lembrar.

Meus mais amigáveis cumprimentos,
Com votos de continuação de uma excelente viagem!

Conceição disse...

Só damos bonos de dez em dez anos . Ganhamos e ganhamos bem e vocês sabem que só ganham de longe a lonje como diz o meu colega de trabalho são vidas

Anónimo disse...

Hola Amigos como estan espero todo se encuentre bien, Muchos saludos y un fuerte abrazo de su amigo de Nagasaki, Luis Alberto y de las Chicas del bar espanol Querencia, los extranamos mucho pasamos momemtos muy agradables y divertidos, ya saben que aqui tienen su casa siempre seran bienvenidos en Nagasaki, les deseamos mucho exito en sus proximos viajes mucho cuidado,luchar por un mejor y mas por siempre, espero que todo se encuentre bien por lo del Huracan que se aproxima por Korea, aqui ya termino y no paso nada. ok Amigos estamos en contacto,nuestros mejores Deseos de todo corazon. bye bye, SAYONARA.......Viva SAGRES....