220º Dia de Missão


Dia 26 de Agosto, os dias ocorrem tranquilamente, ao sabor deste mar calmo, que praticamente nos tem acompanhado ao longo de toda a missão, temperaturas muito agradáveis, onde os marinheiros aproveitam o muito sol para se bronzearem na praia do castelo. Navegamos á três dias, rumo a sul, onde já percorremos 552 milhas, desta longa tirada de 2600 milhas, que nos levará a Timor-Leste, onde está previsto atracar dia 15 de Setembro. Ao longo da tirada, onde iremos transpor pela terceira vez a linha do Equador, agora do hemisfério norte para o hemisfério sul, onde passaremos pelos mares, Amarelo, Mar do Leste da China, Estreito de Taiwan, Mar do Sul da China, Estreito Mindoro, Mar Sulu, Mar Celebes, Mar das Mollucas e por fim já perto de Timor pelo Mar de Banda. Mares estes, que têm alguma perigosidade devido a acção de alguma pirataria que vai ocorrendo por estas paragens, o que levou a que a nossa equipe de fuzileiros que levamos a bordo, entrassem em acção, com vigias regulares ao longo de todo o navio a fim de manter a segurança da “Barca”, de um presumível ataque vindo do exterior. Após a saída de Xangai, onde se desfrutou de uma alvorada surda, retomámos a rotina diária, e porque a tirada vai ser longa, aproveita-se durante as manhãs, período onde ocorrem os serviços, para realizar alguns trabalhos mais complexos e morosos.
É meia-noite, depois de algumas horas de descanso, entro novamente de serviço, apitou a rendição, entra de quarto o segundo quarto, hoje é dia de fazer mineirada (00:00 ás 08:00), como é hábito de três em três noites. Vai ser uma noite longa mas calma pois não levamos pano caçado, excepto as mezenas, noite de lua cheia, com um magnífico luar, lá longe no horizonte de quando em vez vê-se relampejar, talvez ao longo da noite a chuva venha ao nosso encontro. Manhã do dia 27, nasceu no céu com um sol resplandecente, e com o vento favorável para caçar pano. Às 08:30, apita a faina geral de mastros, para caçar todo o pano. Mais um dia começa nestes mares longínquos, dia como tanto outros a bordo da admirável “Barca”, nesta não menos admirável missão a volta do mundo.

SAGRES 2010

Aqui vos deixo um video realizado e editado a bordo do Navio Escola Sagres. Um pouco daquilo que tem sido o nosso dia-a-dia, bem como alguns dos locais de passagem durante esta nossa viagem.
Agradeço ao Mar Nuno Pinto que foi a pessoa que realizou este fantástico video.

Fotos da nossa estadia em Xangai

Xangai


Manhã cinzenta do dia 15 de Agosto. Inicio de mais uma etapa da nossa já longa missão. São 09:40, quando se ouve as notas do apito do mestre a entoar por todo o navio, faina geral, os marujos aprontam-se para largar as espias de atracação, chega ao fim a estadia em mais um porto, desta vez na Coreia do Sul. Próxima tirada de 470 milhas, que nos vai levar a esse grande e misterioso país que é China, onde iremos atracar, na sua maior cidade, Xangai, estando previsto atracar quarta-feira dia 18.
Ao segundo dia desta tirada, somos fustigados, com a muita chuva, por vezes com trovoada, e relâmpagos a mistura, e alguma agitação marítima, pois estamos a navegar, na zona do globo onde ocorrem as monções, fenómeno climático normal nesta época do ano, típico desta região sul e sudeste da Ásia, onde o clima é condicionado por massas de ar que ora viajam do interior do continente para a costa, monção continental, ora viajam da costa para o continente, monção marítima.
Manhã do dia 18, encontramo-nos a pairar, na foz do rio Yangtze, a aguardar piloto que nos irá acompanhar, durante seis horas ao longo do rio, até atracar em Xangai. Inicio de tarde, chegamos sob uma forte chuvada, com relâmpagos e trovões a mistura, a “Barca atracou num cais no centro de Xangai, perto do Bund, a famosa marginal neo-clássica da cidade, e como a semelhança de praticamente todos os outros portos, fomos recebidos ao som das notas de uma Banda Militar.
Finalmente chegamos a tão ansiado país, China, é um lugar mítico e que tem a capacidade incrível de fazer-nos recuar no tempo. Mas essa capacidade de levar-nos ao passado não funciona em relação a cidade de Xangai. Ao primeiro contacto que tive com esta enorme cidade do leste da China, tive a ideia por momentos que estava a chegar a Nova York, ao estar-se em Xangai, pensa-se que a que a cidade nasceu do nada, há uns trinta ou quarenta anos, cidade de um corte absolutamente ocidental, colocada a força no mapa da China. XANGAI, é a maior cidade da República Popular da China, com e uma das maiores áreas metropolitanas do mundo, com mais de 20 milhões de habitantes. Localizada na costa central da China oriental, na foz do rio Yangtze.
Originalmente uma vila cuja economia era baseada na pesca e no sector têxtil, Xangai cresceu de importância no século XIX devido à sua localização favorável do seu porto e como uma das cidades abertas ao comércio exterior em 1842 pelo Tratado de Nanquim. A cidade floresceu como um centro de comércio entre o oriente e o ocidente e tornou-se uma multinacional de finanças e negócios na década de 1930. No entanto, a prosperidade de Xangai foi interrompida após a tomada comunista em 1949 devido à cessação de investimentos estrangeiros. As reformas económicas em 1990 resultaram em um intenso desenvolvimento da cidade e, em 2005, Xangai tornou-se o maior porto de carga do mundo. A cidade é um destino turístico famoso por seus marcos históricos, como o Bund, o Templo da Cidade de Deus, o moderno e em constante expansão centro financeiro de Pudong, onde está localizada a famosa Torre Pérola Oriental, e por sua nova reputação como um centro cosmopolita da cultura e do design. Hoje, Xangai é o maior centro comercial e financeiro na China continental e tem sido descrita como o grande exemplo da pujança da economia Chinesa.
Durante a nossa estadia, nesta maravilhosa cidade iremos ter a oportunidade de visitar a “Expo Xangai 2010”. Que foi inaugurada a 1 de Maio e vai encerrar a 31 de Outubro, com o tema “Cidades melhores, vida melhor”, considerado o maior acontecimento internacional organizado pela China na primeira década do séc. XXI, depois dos Jogos Olímpicos de Pequim.

Sábado 14 de Agosto 2010


Ao quarto dia da nossa estadia, por terras Coreanas, onde a chuva nos tem acompanhado nas ultimas horas, por vezes com alguma intensidade, o que provoca algum desconforto entre os membros da guarnição. Depois de alguma ansiedade antes da atracação, pois estávamos prestes a atracar num novo país, Coreia do Sul. Mas logo a partida, ficamos algo desiludidos, pois o local de atracação, é o grande porto comercial que serve toda esta grande metrópole que é Seul, porto com muito movimento, o que não favorece em nada o nosso serviço. Melhores portos virão…
Ao segundo dia, aproveito, para conhecer essa grande cidade, que é Seul. Estando atracados numa cidade satélite a cerca de 40 minutos de metro do centro. A locomoção não é grande problema por aqui, pois o sistema de metro é excelente, consegue-se ir para qualquer canto da cidade. São 10 linhas com inúmeras intersecções. Uma vez nas ruas de Seul, parece ser igual a qualquer outra metrópole: prédios modernos, muitos letreiros luminosos, muitas pessoas andando apressadas (10,3 milhões), muito transito, muito ruído. O estilo próprio de uma grande cidade. Mas, tem algo mais. Tem esse mistério oriental, essa sensação de parada no tempo, mas com o tempo andando aceleradamente. Uma cidade composta com vários momentos de choque: o novo e o velho o moderno e o tradicional, o fácil e o difícil, ruas estreitas que desbocam em avenidas largas.
Coreia do Sul, um país da Ásia oriental, localizado na parte sul da Península da Coreia. Limita a norte com a Coreia do Norte, com o qual formou um país até 1945. A leste encontra-se o mar do Japão, a sul com o estreito da Coreia, que separa do Japão, a oeste com o mar Amarelo. Aproximadamente metade da população do país vive na área metropolitana de Seul, que é uma das maiores do mundo a seguir a Tóquio. É a 13ª economia do mundo, está classificada como um dos países mais desenvolvidos do mundo. Também se encontra nos países mais avançados tecnologicamente. É o terceiro país com mais usuários de internet de banda larga no mundo. É por isso, um dos grandes países visitados pela “Barca” nesta grande epopeia, que é a volta ao mundo. Próximo, mais um grande país, China onde atracamos em Xangai.

Fotos da nossa estadia em Incheo - Coreia do Sul

COM A COREIA DO SUL NO HORIZONTE…


Inicio da tarde, do dia 10 De Agosto, onde fundeamos (com três quarteladas de amarra), perto do próximo local de atracação a cidade de Incheon-Seul na Coreia do Sul onde é previsto atracar amanhã pelas 10h. Concluímos assim mais uma tirada, com cerca de 430 milhas entre o Japão e este porto que nos vai acolher, nos próximos cinco dias. Durante estes últimos dias, cruzamos o Mar do Japão, navegamos pelo Mar Amarelo (situado entre as costas ocidentais das Coreia do Norte e Coreia do Sul e a China), com um mar extremamente calmo (na gíria marítima “mar chão”), mas ao mesmo tempo com alguns sobressaltos, devido a muita navegação existente na área, o que levou a redobrar a atenção em todos os movimentos executados pelas embarcações. Hoje, como em todos os dias antes de atracar, nota-se a azáfama de ultimar os preparativos, antes da atracação em mais um porto, pois a “Barca” tem que estar imperial, para receber as muitas visitas que são esperadas.
Hoje, realizou-se no poço o jantar de despedida do enfermeiro Silva, pois devido a motivos profissionais tem que nos deixar. Enfermeiro Silva, grande profissional, sempre pronto a ajudar, que soube tratar da nossa saúde melhor do que ninguém, grande amigo. Para ele um muito, muito obrigado e muita sorte para a próxima etapa da sua vida…Incheon, é uma cidade e importante porto da Coreia do Sul, situado na costa ocidental do país, a oeste da capital Seul, de cuja aglomeração urbana faz parte. Incheon tem cerca de 2,5 milhões de habitantes, e uma área de 964 kmo, dos quais 21% estão cobertos por arrozais e 44% por floresta. O local é habitado desde o Neolítico. A sua importância moderna deve-se a sua localização num estuário, o que torna num bom porto marítimo.
Seul, é a capital, e a maior cidade da Coreia do Sul, situada no noroeste do país, nas margens do Rio Han. A cidade tem cerca de 10,3 milhões de habitantes. A sua área metropolitana inclui a cidade de Incheon e tem cerca de 22,7 milhões de habitantes, o que torna a terceira maior área do mundo. Seul é um importante centro comercial e financeiro internacional.
Manhã do dia 11Ago. eram 05:10 quando se começou a suspender, rumamos para próximo da entrada do porto de Encheon, por volta das 06:10 embarcamos o piloto. Devido a grande amplitude de maré nesta zona do globo, (9,5 m) tivemos que entrar numa eclusa (constituída por duas comportas, onde entra ou sai água de forma a que o nível de água fique idêntico ao curso de água para onde se desloca o navio), onde passamos a primeira espia por volta das 08:50.

O ADEUS AO JAPÃO…


Manhã do dia 8 de Agosto, que nasceu solarenga com muito sol, no qual transmite algum alento aos marinheiros do N.R.P. Sagres que partem para mais uma tirada desta missão que já vai longa, que nos vai levar a Coreia do Sul a Incheo-Seul. Depois de uma pomposa despedida entre individualidades locais e alguns membros da guarnição tendo como pano de fundo a “Barca”, onde o Comandante Proença Mendes, agradeceu a forma espectacular como fomos recebidos por este povo, com uma cultura muito diferente da nossa. O Presidente da Câmara de Nagasaki agradeceu a forma como esta embaixada flutuante da República Portuguesa recebeu os milhares de visitas a bordo, por estes cinco dias. E guardado para o fim, estava agendado um espectáculo de dança com um dragão, muito tradicional por estas paragens, a princípio ainda se pensou que tinha sido algum adepto, do F.C.P. que encomendou o espectáculo, pois horas antes tinham ganho ao Benfica. Eram 10h, quando o mestre apitou a faina geral, ao largar o último cabo de amarração, ainda se podem ouvir os gracejos e peripécias vividas pela marujada neste porto de Nagasaki.
Para trás fica mais um país, Japão onde aportamos em três cidades, Yokoama-Tókio, Tanegashima e por último Nagasaki. Durante os cinco dias, aproveitou-se para conhecer o máximo, desta cidade que é conhecida mundialmente, pela sua destruição total na segunda guerra mundial pela bomba atómica (amanhã, dia 9 Ago. faz 65 anos que aconteceu o ataque), a visita ao museu da bomba atómica, impressiona. Também se realizou uma partida de futebol com a equipe local, onde fomos goleados sem apelo nem agrado por 7-0, mas á que mencionar que a equipe de Nagazaki, é profissional e está a lutar pela subida a 2º divisão nacional. Japão, país enorme com um povo que me impressionou pela sua gentileza, educação estrema, são um povo de um silêncio enorme que levam a disciplina muito a sério, tendo uma forma muito peculiar de se cumprimentar “ojigi”, que consiste em inclinar-se perante alguém como forma de respeito. No que respeita a sua alimentação, constituída a base de arroz, algas, legumes, verduras e frutos do mar, daí talvez a sua longevidade. Não se pense que a culinária japonesa vive só de peixe cru. Ela é riquíssima, tem uma diversidade de dar inveja na maioria das cozinhas pelo mundo. O sushi, o sashimi a têmpora são alguns dos pratos mais conhecidos, a sua alimentação em geral é bem nutrida mas com um baixo valor calórico. Eu adorei… Para beber, temos o sake, a milenar bebida japonesa, bebe-se para eliminar as preocupações e prolongar a vida. É um ritual no Japão.

NAGASAKI


As primeiras horas da tarde do dia 3 de Agosto a “Barca” encontra-se perto da entrada do porto de Nagasaki, aguardando o embarque do piloto que nos irá conduzir até ao cais. Ao contemplar a cidade ao longe facilmente nos perdemos a imaginar o que terão sentido os marinheiros portugueses de há cinco séculos quando aqui aportaram pela primeira vez.
Foi em 1543 que os navegadores portugueses fundaram a cidade de Nagasaki, situada na baía como mesmo nome, onde a passaram a habitar. Criando um importante porto comercial que durante muitos anos foi porta do Japão para o mundo. Mas em 1637, devido a uma grande reacção interna os portugueses foram expulsos.
Às 11:02 do dia 9 de Agosto de 1945, Nagasaki, ficou mundialmente conhecida, ao sofrer um ataque com a segunda bomba atómica, lançada pelos Estados Unidos, no acto da explosão morreram 40 000 pessoas e o numero de feridos chegou aos 25 000, posteriormente milhares de habitantes morreram por causa das radiações, o dispositivo tinha 2,34 m de comprimento, por 1,52 m de diâmetro e pesava 4545 kg e foi detonada a 550 m de altura. Uma coluna de pedra negra localizada no Parque Hipocentro, assinala o ponto exacto no qual explodiu a bomba.
Depois, de um dos atáques mais bárbaros que à memória (o outro foi nacidade de Hiroshima 3 dias antes), que destruiu totalmente esta cidade do estremo sul do Japão, tendo a sua reconstrução levado vários anos, hoje tem um visual muito diferente daquele pré 1945. As Igrejas e os templos, entre os quais o Templo de Confucio e a Catedral Urakami, foram restaurados e é interessante ver como hoje Nagasaki possui o número mais alto de católicos entre as maiores cidades Japonesas. A sua população foi aumentando e chegando aos dias de hoje com 1440700 habitantes. Situada na ilha Kyushu, a terceira por dimensão do arquipélago Japonês. Nagasaki encontra-se no centro de uma baía comprida, que constitui o melhor porto natural da ilha.

Tanegashima - Alvorada diferente

Alvorada ao som de Big in Japan (Alphaville)

Primeiro dia do mês de Agosto, navegamos rumo a Tanegashima. O por do sol aconteceu á instantes por estibordo, em terras de antigos” Samurais”. Navegamos para o estremo sul do Japão, que fica a pouco mais de 50 milhas do nosso próximo porto, onde está previsto atracarmos pela manhã do dia 2Ago. Tirada que até ao momento não tem sido fácil, pois a forte corrente contrária ao nosso rumo, que se faz sentir, que por vezes atingi 4 nós de força, obrigando-nos a navegar junto a costa de forma a fugir ao fluxo principal da corrente, o que provoca mudanças constantes de proa. O vento, esse também não facilitou, pois entrava por os sectores de proa, fazendo com que os marujos de quarto a manobra tivessem trabalho extra, pois obrigava a que se bracea-se constantemente para estibordo ou para bombordo, isto porque, o vento incidente nas vergas provoca uma força de atrito que nos atrasa, pois todo o tempo ganho resultante destas manobras parecia pouco para cumprir o planeamento de atracar em Tanegashima em tempo.
E foi ao som dos acordes do grupo Alphaville dos anos 80, com o tema “Big in Japan” que hoje aconteceu mais uma alvorada (algo diferente). São 7 horas. Como pano de fundo, mais uma cidade onde iremos atracar pelo inicio da manhã, Tanegashima. Por volta das 9 horas, a primeira espia de atracação liga o navio ao cais, minutos depois a “Barca” encontra-se atracada em mais um porto, nesta missão, que já vai longa. Durante as poucas horas de permanência por estas paragens (6 horas), onde se aproveitou para visitar o “Museu da Espingarda” como muito simbolismo o para nós, Portugueses, pois aqui encontra-se a primeira espingarda que os Lusitanos no sec. XVI deram a conhecer a este povo. Foi com espanto que durante a visita, se verificou que existe muitas referências, às várias passagens do Navio Escola Sagres por tão longínquas paragens. Os amantes do desporto rei tiveram mais uma oportunidade de fazer o gosto ao pé. Jogo disputado contra uma equipe local, mais uma vitória a sorrir a este magnífico grupo de jogadores, 2-0 foi o resultado.
E conforme estava estipulado no planeamento, o regresso de licenças as 15:00. Já toda a guarnição se encontrava a bordo, por volta das 15:40 o som do apito do mestre entoa por todo o navio, faina geral, está na hora de deixarmos para trás mais um porto. Largamos todas as espias de amarração, o navio rodou com a ajuda de dois rebocadores, largamos os cabos de reboque, e começamos a caçar todo o pano latino, para gáudio deste povo simpático, que se veio despedir de tão ilustre “Barca”. Tirada rumo a Nagasaki, (cerca de 150 milhas), onde está previsto atracar amanhã dia 3Ago, durante o inicio da tarde.

Breve passagem por Tanegashima


As primeiras horas, de mais uma tirada com chuva, e com fortes ventos nos sectores de proa, correntes contrárias, a ondulação desconcertante e encrespada (2 a 3 metros), são o prenúncio de algum balanço, o que leva a marujada a recolher aos seus aposentos, ficando somente os militares que se encontram de quarto aos diversos serviços. Tirada esta, que nos vai levar a cidade Japonesa de Nagasaki onde está previsto atracar terça-feira dia 3 de Agosto, estando também previsto atracar algumas horas segunda dia 2 de Ago. em Tanagashima, isto se a corrente que se faz sentir o permitir.
Tanegashima é uma ilha do sul do Japão, situada no arquipélago Osumi, ao sul de Kyushu. Faz parte da província de Kagoshima e é a segunda maior do arquipélago. Esta ilha de Tanegashima é celebrada como o local do primeiro contacto conhecido entre Europeus e Japoneses, em 1543. Foi assim que um navio Português, desviando-se da rota da China para Okinawa, aportou em Tanegashima. Até aos tempos modernos, as armas de fogo eram coloquialmente conhecidas no Japão como "Tanega-shima", devido a terem sido introduzidas aí pelos primeiros portugueses desse navio. Os europeus chegaram para comercializar, não só armas, mas também sabão, tabaco e outros produtos desconhecidos no Japão medieval, por produtos japoneses. Desde que em 1543 as armas de fogo foram introduzidas, os famosos artesãos metalúrgicos de Tanegashima expandiram suas técnicas originais para incluir a criação de armas de fogo de alta qualidade em grande escala.
Hoje dia 30 de Julho, o mar melhorou substancialmente, faz-se sentir um forte calor com uma elevada humidade o que faz com que se torne complicado a passagem dos dias a bordo da “Barca”, a forte corrente contrária continua a persistir, o que torna difícil o comprimento do planeamento em relação a atracação em Tanagashima.

Hoje dia 30 de Julho, dia muito particular para uma pessoa muito especial, e não queria deixar passar este dia sem mencionar o seu 10º aniversário, parabéns Joãozinho és o maior…