GUAYAQUIL - EQUADOR




2° 11' S 79° 53' W
Santiago de Guayaquil ou Guayaquil (em português Guaiaquil) é a cidade mais populosa do Equador, e também o principal porto do país. Guayaquil situa-se na margem ocidental do rio Guayas, que desemboca no golfo de Guayaquil, no Oceano Pacífico. A aproximadamente 250 km na direcção su-sudoeste da capital equatoriana, Quito. De acordo com o censo mais recente (2001), sua população era de 1 985 379 pessoas.
Guayaquil é a capital da província Equatoriana de Guayas e sede do cantão homónimo. (em Equador, um cantão, é uma subdivisão do país menor que uma província.)
Ao nome de Guayaquil se lhe atribui a uma história que se converteu em lenda romântica que percorreu de boca em boca, atribuindo-se a designação da cidade à união dos nomes do cacique *Guayas e sua esposa Quil, símbolos da resistência aborígene, que -de acordo à tradição popular escolheram lutar até morrer antes que se submeter a vassalagem imposta pelos conquistadores espanhóis. A existência de um povoado de nome Guayaquil situado pelas imediações de Yaguachi, foi jogo de explorações por pesquisadores dos fatos históricos, os quais coincidiram que ao momento da conquista, teria estado governado por um bravo chefe desse nome. Descoberto a verdadeira origem, a única dúvida que persistiria é, se foi dito chefe quem deu o nome ao povo e ao rio ou vice-versa. Mas em seu livro sobre o chefe Guayaquile, Véliz Mendoza afirma que há referências ao topónimo pelo menos sete vezes em documentos anteriores a 1543.
A história de Guayaquil se assenta nos fatos de três fundações, sendo a última e definitiva o 25 de Julho de 1538 pelo Capitão Francisco de Orellana, ao pé do Cerro Santa Ana.
Durante a época da colónia Guayaquil ocupou um lugar preferencial. O comércio e a navegação foram a sustentação da economia; nos estaleiros se construíam embarcações com as famosas madeiras de suas montanhas como guayacán, mangue, balsa, loureiro, e outras.

Monumento a reunião entre Bolívar e San Martin

Na madrugada de 9 de Outubro de 1820, a cidade se tornou independente, sendo a primeira no actual Equador a conseguir. Constituiu-se como uma província livre, sob o mandato de José Joaquín de Olmedo, e teve dentro de sua extensão territorial as costas de Equador, inclusive além das fronteiras do actual país tanto no norte como no sul. No entanto, dois anos depois Simón Bolívar, depois da reunião que teve com José de San Martín na cidade, anexou a província livre de Guayaquil à Grande Colômbia, por sua própria conta, sem considerar a opinião da cidade nem a de Olmedo.
Em 1896, ocorreu o maior incêndio da história de Guayaquil, conhecido por isto como o "Grande Incêndio". Aproximadamente, metade do Guayaquil se queimou.
Na actualidade Guayaquil se converteu num destino turístico nacional e internacional, o Projecto de embelezamento da cidade por parte das últimas presidências conseguiram este objectivo depois de investir grandes somas de dinheiro no plano "Regeneração Urbana".

4 comentários:

Anónimo disse...

Benfiquistas! Só faltam 45 minutos para seremos campeões. Benfica 1- R.Ave 0.
O Braga está empatado a Zero.

lurdes marques

DEBUGREADER disse...

Estimado señor Filipe Vieira, hoy descubrí su blog, he visto que visitó mamacona en Lima mi pais, ojala vuelvan pronto al perú para que conozcan el cusco que es la tierra de mis padres, ahi esta Macchu Picchu tierra de Incas, es un lugar con mucha energía donde viene gente de todo el mundo, también pueden conocer la Selva Peruana, donde aún viven aborigenes y puedan conocer mejor nuestra cultura.

Tuve la dicha de conocer El Sagres el primero de mayo en el Callao, hicimos una larga cola, pero valio la pena la espera, estoy muy feliz de haber conocido esta embarcación que tiene historiame tome muchas fotos creo que es la embarcación más bonita que vi en el Callao, y también de haber conocido a algunos tripulantes del Sagres, mi hermana y yo nos tomamos fotos con algunos de los cadetes, veo que en el slide donde estan las fotos de la visita en guayaquil reconocí a un muchacho con el que nos tomamos la foto.

perdone si es atrevido lo que le voy a preguntar, quisieramos saber el nombre del muchacho de la boina de color azul, el que esta parado en en centro junto a la bandera.

desde ahora sere una fiel seguidora de su blog, muchas gracias por su respuesta querido Filipe.

DEBUGREADER disse...

Hola Señor Filipe este el muchacho del que le hablamos, solo queriamos saber su nombre y su grado, disculpe el atrevimiento, gracias.


http://3.bp.blogspot.com/_b5bVYR38NT8/S-cpSQp0BpI/AAAAAAAAABw/ulPwqqCuQfc/s1600/Roshita010.jpg


http://www.slide.com/s/gFDhO6HjeD8QP1pYglgeFMQg8hVh1gUB

Leonor Varela disse...

Olá boa tarde um pouco trazada no tempo com este comentário mas muito a tempo pois só agora descobri este magnifico blogue e tenho que primeiro que tudo dar os parabens ao autor por este belissímo trabalho e agradecer pois que neste slide encontrei o meu filho que também se encontra aí nessa viagem, só deixo uma dica, é um dos fuzileiros.
Um beijinho a todo o pessoal e cuidem-se até breve