REGATA DE LA SOLIDARIDAD


Ao terceiro dia de adiamento finalmente tem inicio a “Regata de la Solidaridad” que tem lugar no Oceano Pacifico ao largo da costa Chilena, Na posição 34º30´S e 072º45`W o momento pelo qual alguns elementos tanto ansiavam finalmente chegou, o vento sul com 13 kn é fraco, a temperatura do ar é agradável (15ºC) o mar continua a fazer justiça ao seu nome “Pacifico”.
Eram 09:00 quando caçamos todo o pano ao rumo 040º e uma velocidade de 5.9 kn ficando com a mareação de uma quarta a bom bordo para o Grande e Traquete ambos em leque e a Mezena disparada a bom bordo, pouco tempo após ter caçado todo o pano começamos a ultrapassar, por assim dizer, o nosso primeiro adversário “Simon Bolívar” de Venezuela ao passar a poucos metros desta barca aproveitamos para interagir com a guarnição e não podemos deixar de reparar nos mais astutos truques para aumentar a área vélica desta mesma Barca.
O segundo navio a ser ultrapassado foi o “Guayas” De Equador, a situação repete-se, o mesmo cumprimento entre marujos das barcas e desta vez os truques pareciam mais astutos, ninguém utiliza um toldo como vela, não entanto após termos ultrapassado este ruma a barlavento do nosso navio cortando o vento que enchia as nossas velas e assim passando por nos como se estivéssemos praticamente parados. De momento quando são 13:00 os únicos veleiros que se destacam è o Cisne Branco (Brasil) e o Libertad (Argentina) enquanto que todos os outros estão próximos uns dos outros.
O pessoal reúne-se para uma baldeação durante a tarde pois o porto cada vez esta mais perto e os trabalhos para preparar o navio tem de começar, no poço a baldeação terá de ser reforçada pois na noite passada o pessoal entreteve-se na pesca enquanto o navio pairava aguardando a regata, e o que não faltou foi entretenimento pois nestas aguas encontram-se lulas de grandes dimensões, algumas delas até com peso superior a 20kg que requerem de um certo trabalho para serem retiradas de dentro de água. O que não faltou foi pessoal a querer ajudar na faina da pesca da tal espécie pois pelo menos ao vivo nunca tínhamos visto tal coisa. A “pesca” foi de tal modo produtiva que, no domingo, se vai confeccionar uma feijoada de “lulas Chilenas” para toda a guarnição.

0 comentários: