Jantar de Compadres - ALENTEJANOS


10 De Abril de 2010
Depois de percorrer 103 milhas, distancia da “Regata de la Solidaridad”, eram 23:23 quando o navio Escola Sagres cruzou a linha de chegada ao largo da cidade Chilena de Valparaíso ficando em 3º lugar na sua classe, distancia essa percorrida em 14h e 23m fazendo uma média de 7 nós.

JANTAR DE COMPADRES
Alentejo meu Alentejo… Á já algum tempo tinha surgido a ideia de juntar todos os Alentejanos desta barca num jantar convívio, Alentejanos de terras como: Granja, Cuba, Vendas Novas, Sº Aleixo da Restauração, Odemira, Borba, Portel, Alcácer do Sal, Galveias, BELVER, Barrancos, Montargil, São Romão, Terrugem, Marvão, Santiago do Cacém, Portalegre. Como prato principal degustamos, como não podia deixar de ser uma tão afamada açorda, devidamente acompanhada por uma pinga também da região “Monte Velho” como sobremesa deliciamo-nos com um doce conventual “encharcada”. Durante o jantar foram ouvidos vários cânticos alentejanos que acompanhavam um filme com paisagens da região, em vários momentos as emoções fortes destacavam-se no canto do olho de alguns “compadres”. O orgulho de ser alentejano fez-se ouvir durante o resto da noite, por gargantas desafinadas mas convictas das suas origens.

7 comentários:

Batmen disse...

Boas
Amigo Lipi não te esqueças que és da unica terra alentejana que está a norte do tejo e faz parte do alentejo.
um abraço para todos
e desta vez em especial para os Alentejanos.

Unknown disse...

Ó Vieira......por acaso não está a bordo um filho de Mourão ?? Desconhecia era que a Granja também estava representada na barca.

Um saludo mui grande a todos.

Ex Mar. "L" Moreno
armo900@gmail.com

Anónimo disse...

BENFICAAAAA! 2- sporting-1
Grande Glorioso.
Continuação Bons Ventos e mais crónicas.
lurdes marques

Anónimo disse...

RECTIFICAÇÃO
Peço desculpa aos sportinguistas, mas nem 1 golo marcaram. Benfica 2- Sporting 1.

U2boy disse...

Companheiro já sei que chegaram bem a mais um porto, espero que seja mais uma excelente estadia, por cá o nosso glorioso hoje deu um passo de gigante rumo ao titulo ao bater os "lagartos" por 2-0.
Continuação de boa viagem para todos...
Forte abraço da familia Simões

Alzira Gomes disse...

Bom dia,
Vejo com agrado que a boa disposição reina por aí, mas queria muito que o meu filho (FZ Gomes)me ligasse para eu saber se ele já está melhor.Obrigado pelos seus documentários.

romcadur disse...

Respondo por Barrancos e com saudade da navegação na berca.

bons ventos e bos contactos.

Um abraço.
Romão Durão

e já agora
Alentejo meu amor
Tu és a minha canção
Tanto sofrimento e dor
Semeias mas não tens pão