Diário de bordo - 16º Dia 03 Fevereiro 2010


São 21:30h do dia 03 Fevereiro de 2010.
Encontramo-nos algures no Oceano Atlantico no hemisfério sul rumo ao Brasil Continua muito calor, navegamos á vela o vento tem estado de feição, a velocidade é de 6 nós.
Ontem atingimos a latitude 00º00'00, sinal que passámos a linha imaginária do equador deixamos de estar no hemisfério norte e passamos a estar no hemisfério sul, a minha primeira vez...
Eram 22:26h do dia 02 Fevereiro quando passámos a linha do equador, o grumete MS Silva (Famalicão) como mais marreta, foi-se colocar Á proa do navio com uma tesoura, a fim de cortar a linha imaginária. Dá-se inicio ás festividades do Rei dos Mares.
Hoje 03 Fevereiro foi dia do julgamento, todos os elementos da guarnição que pela primeira vez passam o equador, irão ser presentes a um juíz onde lhes serão feitas acusações, é assim a festa do Rei dos Mares, de grande tradição dos marinheiros Portugueses tendo este cenário algumas personagens ao qual passo a descrever, Rei Neptuno (Sarg. Gouveia), Almirante (cabo Eusébio) Oficial ás Ordens (Mestre Teixeira), Bispo (Mestre Marques), Ninfa (2ºMar. Silva), Diabo (1ºMar. Duarte), Engraxador (cabo Amador), Barbeiro (1ºMar. Santos), Guardas (1ºMar. Belo, Silva, Cavaco,Gomes) Escravos (2ºMar. Fonseca, Galindro, Ferreira) Carrascos (cabos Farinha, Santos, Mar. Faustino, Bailote) e por fim o Juíz (sarg.Silva) e os advogados de defesa e acusação (Sarg. Coelho, Ferreira), todas estas personagens vêm a bordo do navio.
Dá-se inicio ao julgamento...
Depois de lida a sentença, o julgado, tem que passar pelo barbeiro, pelo engraxador e pelo Bispo onde tem de beijar o Santo Hilário, pede a benção ao Rei Neptuno e beija a Ninfa, por fim irá ao baptismo na piscina, onde estão os carráscos á sua espera, isto tudo com muita farinha pelo ar. As festividades irão ser concluídas amanhã com um jantar convivio para toda a guarnição.
São momentos como este que hoje vivi, que me leva a gostar tanto desta barca, é um previlégio, uma honra, fazer parte da guarnição do Navio Escola Sagres....

6 comentários:

Urbelino Ferreira disse...

Bom dia a todos os Marinheiros da Sagres,

Interessado na odisseia da 3.ª Circum-Navegação do NRP Sagres e sua tripulação, venho a acompanhar o Diário de Bordo escrito pelo Cte Proença Mendes, no site da RTP.
Durante a minha 'navegação' netiana descobri este blog. Então, inscrevi-me nele, depois de ter lido o seu, também diário de bordo.
Aproveito para deixar ao seu autor, Filipe Vieira (tem posto?), a nota sobre a discrepância da hora de passagem pelo Equador: a referida por si é 2h26; a do Cte, 2h23.
Há meia dúzia de séculos, aquando das viagens das caravelas, só havia um escrivão, sem relógio no pulso!, para redigir o diário de bordo - poucos cidadãos sabiam ler e escrever, à época! -, pelo que só havia uma versão.
Qual foi o castigo aplicado ao cabo que quis cortar a linha do Equador? ehehehe... Também, qualquer tesoura que corte vento, água e sombra de parede, consegue cortá-la!
Continuação de boa viagem, bons mar e vento, até Recife.

Urbelino

adriana soreto disse...

Boa tarde guarnição da sagres... Com muito gosto que leio todas as novidades que surgem do dia-a-dia do navio, é muito reconfortante ver que está tudo a correr de feição com os precausos normais do percurso e que todos se divertem no meio dos trabalhos a que são submetidos. ao ler este texto vi com orgulho escrito 2.º marinheiro Silva, não sei se é, mas até pode ser o Marco Silva (Coimbra), mesmo que não seja fico satisfeita e tranquila por ler o seu texto e ver que anda tudo bem com os marinheiros. Desejo um resto de boa viagem e que os deuses vos ajudem. Adriana Soreto

Anónimo disse...

olá..quero dar os parabens ao autor do blog,e pelo que me apercebi está ocupando um lugar que em tempos (1983-1985) TIVE A HONRA DE DESENPENHAR, E DO QUAL MUITO ME ORGULHO, tambem o lugar imediatamente abaixo, desempenhei em (1978-1980) COM A MESMA SATISFAÇÃO, que a viagem te seja agradavel, assim como a todos os elementos da guarnição, poucos sabem entender o que vcs estão sentondo como eu (só 5 fizeram as anteriores viagens). Se alguém quizer contatar-me.. aqui fica, vascofbaptista@sapo.pt. Bons ventos e mar chão, estadias calmas e divertidas para todos... um abraço 106172 ex gajeiro do grande... agora? 1º sar. m reforma eheheh

A.Lourenço disse...

Boa tarde para todos os que navegam a bordo da Sagres e visitantes do blog.
Tive conhecimento deste blog através do da rtp, aonde já publiquei alguns comentários e irei publicar por aqui alguns se me quiserem aturar.
Os votos habituais de boa viagem, etc. etc.
A sorte que todos vós estão agora a ter, também já me calhou a mim, no longinquo ano de 1978. Parece que foi ontem.Num dia do mes de junho (se a memória não me falha)la arrancamos nós para a viagem que voces estão agora a começar.
Aproveitem ao máximo tudo de tudo, pois garanto-vos que irão recordar para sempre todos os momentos, desde a saida até á chegada a Lisboa.
Nos meus "tenros" 20 anos também não fazia ideia do que acabei de dizer, mas é a realidade.
O pior sem duvida serão as saudades, muito mais para aqueles que como já tive oportunidade de ler por aqui, deixam filhos pequenos.Mas paciencia.
Para o pessoal "livre e descomprometido" Uiii nem lhes digo nem lhes conto, vai ser "sempre em festa" em terra , claro.
Ao chegar a terra, a Sagres funciona como o codico postal.
Isto sou apenas eu a brincar.
Um Abraço para todo o pessoal, apesar de não conhecer ninguem, mas acabo por me rever em todos voces.
A.Lourenço
Ex-1º Mar CE 1102/73

U2boy disse...

Companheiro é sempre bom receber novidades sobre o vosso dia á dia, deve ser uma experiencia unica a passagem da linha imaginária do equador, espero que tragas um pouco da "fita", fico ansiosamente á espera de fotos desse dia e dos outros .
Com muito orgulho continuarei acompanhar esta tua viagem , que tudo vos continue a correr bem.
Um grande abraço

Anónimo disse...

acha que o mar é muito perigoso?