Diário de bordo - 13º Dia 31 Janeiro 2010


31 de Janeiro de 2010, 20:30h
Posição:04º06'51 N
25º12'47 W
Rumo: 185
Velocidade: 9,7 Nós
Temperatura do ar: 29º
Temperatura do mar: 27º
Vento: Fraco (aragens)

13º dia de viagem, hoje é domingo, como todos os domingos foi um dia calmo, muito calor (um calor húmido) a roupa cola-se ao corpo ,estamos perto de passar o equador a esta velocidade passamos dia 2 de Fev. ás 00:30, dia 3 será a festa do Rei dos Mares.
Hoje deixo-vos uma carta enviada a todos os militares desta ilustre barca, pelo Ex 2ºMar."L" Moreno.

"A todos os militares da briosa que seguem a bordo da barca, que Poseidon vos conceda a sua graça e que Neptuno vos confira toda a sua deferência. Que Zeus vos seja benevolente, seja qual for o oceano que naveguem não permitindo que Eurus vos incomode.
Não será necessário frisar a honra que é navegar com as cores nacionais a adejar a popa, nem tão pouco o pundonor que é levar a cruz nascida da Ordem Suprema e Militar dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão que matizam em todo o seu esplendor o pano da "Sagres", tal como à seculos atrás diferenciavam as caravelas lusitanas pelo mundo.
Ao Sr. Comandante, cai-lhe sobre os ombros a boa fortuna da guarnição e do navio, pesado fardo bravo Sr. e que seguramente o fará com ventura. Jamais se esqueça insigne comandante, o Navio Escola é o mais distinto navio da Marinha de Guerra Portuguesa, o melhor veleiro do mundo.
Usei o alcaixe com orgulho e como todo o marujo que navegou neste sempiterno emblema nacional que é a “Sagres”, não vos posso desejar com todo o coração e grandeza de alma uma boa jornada pois parte desse órgão torácico que me late no peito e essa que é a representação da consciência, caráter e sentimento ficou de maneira perenal por entre as anteparas da barca.
Camaradas, espero com toda a lhaneza, que a Pátria vos volte a ver a todos intácteis e que o saudoso abraço dos vossos entes queridos vos receba como os verdadeiros embaixadores que são deste Portugal cujos montes Viriato calcorreou, fronteiras que São Nuno de Santa Maria defendeu e feitos que Luís Vaz cantou.
"A PÁTRIA HONRAE........"

6 comentários:

Unknown disse...

Boas
Todos os dias venho ver o evoluir da vossa jornada, quando não há nada de novo fica um estranho vazio, mas quando aparece um POST novo parece que estou ai convosco a saborear a jornada das jornadas.
Um abraço
1º Mar M 916488 Marrafa

isabel vieira disse...

E semptre bom ler alguma coisa nova, o dia corre muito melhor e passa mais depressa, vir aqui todos os dias á procura de novidades da a senssação que estamos mais proximos.As soudades ja são imenssas um BEIJO MUITO GRANDE diverte-te......AMO-TE Isabel

Anónimo disse...

Olá tio, gostava de estar aí para passar pela linha do Equador e também por essa festa que deve ser fixe, quando puderes manda novidades pois estamos sempre desejosos para saber o teu dia a dia. Tenho muitas saúdades.Boa Viagem.

Unknown disse...

Olá tio, gostava de estar aí para passar pela linha do Equador e também por essa festa que deve ser fixe, quando puderes manda novidades pois estamos sempre desejosos para saber o teu dia a dia. Tenho muitas saúdades.Boa Viagem.

zezinha disse...

oi filho,estou a seguir a rota,venho aki ver como vai correndo a viag ,da noticias ama-mos te muito beij saudosos

Fernando Gigante disse...

Espero que tenhas uma boa viagem e que chegues com boa saude. São os votos dos "cunhados" Fernadndo e Ana.