Diário de bordo - 1º Dia 19 Janeiro 2010


DIA DA DESPEDIDA - São 22.00

Eram 10:45 da manhã, quando o mestre apitou a faina geral (preparar para desatracar), dá-se um nó na garganta, chegou a hora da dolorosa despedida, é a altura que custa mais, as lágrimas vêm aos olhos, chegou o momento de nos separarmos daqueles que mais gostamos, alguns minutos depois de largarmos as espias do cais de Alcantara reparo que estamos todos a chorar, agarrados uns aos outros (quem dizia que os homens não choram ???), custou muito...
Dobramos o bujio começamos a governar 225, aí vamos nós rumo ao Brasil, o mar está um pouco agitado (3 a 4 metros)começam aparecer os primeiros enjoados, principalmente
os marujos mais novos que navegam pela primeira vez, sofrem a bem sofrer.
Logo para começar esta grande aventura vou estar de "mineirada" (termo usado para o
grupo de gajeiros que vao estar de quarto, serviço das 00:00 as 08:00), os gajeiros de quarto são os responsáveis pelos mastros. O meu é o mastro GRANDE.

5 comentários:

U2boy disse...

Companheiro parte de nós que te acompanhámos na despedida partiu contigo, foi uma estranha mistura de emoções, a tristeza da ausencia que se vai fazendo sentir, mas ao mesmo tempo a alegria de saber o quanto é importante na vida de um marinheiro esta viagem, e o orgulho que sentimos por fazeres parte dela.
Bebe umas "burras" por nós.
Abraço da familia Simões


P.S. O puto já tá bacano ontem fez um grande treino, continua com a pancada de ser guarda-redes.

Anónimo disse...

E claro que os HOMENS choram...se no navio havia lagrimas, no cais tambem elas estavam no rosto de todos,foi difissel ver-te partir mas tambem é com muito orgulho que digo que fazes parte dessa viagem. So espero que o tempo passe depressa...bebe umas "buras" por nos.Beijos grandes.
AMO-TE Isabel

xana disse...

É claro que os homens choram!!! mas os verdadeiros homens choram por causas nobres.
BOA VIAGEM

Anónimo disse...

Ouvi mal na rádio a hora da largada da Sagres e quando cheguei a Alcantara já tinham partido. Sem me ter despedido. Porque levam um bocadinho de mim, e de todos nós que aqui ficamos, a frustração foi enorme. Cheguei a casa para ajustar contas com as rádios e televisões que com tanta cobertura não avisaram a que horas zarpavam. Só hoje quando encontrei este blog acalmei. Bons ventos vos levem e tragam de volta em Dezembro.

teresa simões disse...

ESTOU ANSIOSA POR SABER NOTICIAS DA SAGRES POIS ESTÁ LÁ O MEU FILHO,PASTELEIRO -JOÃO CRISTO-QUE SAUDADES.