Diário de bordo - 8º Dia 26 Janeiro 2010


18:30 do dia 26.01.10
Posição:19'44'12 N
20'00'85 W
Rumo:204

Milhas percorridas 1410m (2613 km), para chegar ao Brasil faltam 1895m (3509 km) .
Velocidade 9 nós (16,6 km por hora) á vela, 1 nó(medida maritima para medir a velocidade de um navio), é a velocidade que o navio percorre 1 milha (1852 m) numa hora . Temperatura da água do mar 15º,estamos a passar ao largo da Mauritânia .Soubemos hoje que iremos atracar no Recife no dia 7 de Fev., em vez do que estava previsto Salvador da Baía .Durante a semana os dias passaram normalmente, durante a manhã á serviços, á tarde temos várias actividades, uma das quais é o futconvés, ontem começou o torneio "Futcabral", é um género de futebol de salão jogado com bolas feitas de meias. No sábado o nosso afamado camarada organista magalhães animou o repasto .
O mar tem sido solidário tal como o vento que tem estado de feição, dentro de dois dias iremos passar perto do arquipélago de Cabo Verde. Já começaram os preparativos para a grande festa do REI DOS MARES, que se realiza sempre que um navio passa a linha do Equador, na próxima mensagem descrevo em que consiste esta festa de grande tradição para o marujo .
Mais uma vez, em meu nome e dos meus camaradas quero agradecer a força dada por todo o pessoal que visita o blog, prometo que no Brasil irei colocar fotos e filmagens desta primeira tirada.
Até lá um grande abraço a todos .

Um pouco de História ...


O Navio-Escola "Sagres" foi construído, em 1937, nos estaleiros Blohm & Voss (Hamburgo), tendo recebido o nome de "Albert Leo Schlageter". Foi o terceiro de uma série de quatro navios construídos para a marinha alemã que incluía o "Horst Vessel" (actual "Eagle" dos Estados Unidos), o Gorch Fock (actual "Tovarish" da Ucrânia) e um outro casco, nunca concluído nem aparelhado. Um quinto navio, o "Mircea", foi propositadamente construído para a marinha romena. O aparelho do navio não concluído encontra-se no actual Gorch Fock, navio-escola alemão, construído em 1958, de acordo com os mesmos planos. Este facto atesta bem o valor das qualidades náuticas dos navios construídos vinte anos antes.

Em 1945, o “Albert Leo Schlageter”, danificado durante a guerra, foi capturado em Bremerhaven pelas forças americanas e posteriormente cedido ao Brasil, em 1948.

Em 1962 Portugal adquire-o ao Brasil para substituir o então N.E. "Sagres". Este tinha sido também um navio alemão, o "Rickmer Rickmers", construído em 1896, em Bremerhaven. Durante a 1ª Guerra Mundial foi tomado por Portugal nos Açores, no porto da Horta, em 1916. Nessa altura foi-lhe então dado o nome “Flores” e posto à disposição dos ingleses que o utilizaram para transportar material de guerra. Após o final da guerra, o veleiro foi devolvido pela Inglaterra e terminou a sua utilização como navio mercante. Em 1924, é então incorporado na marinha portuguesa, como navio-escola. Esta razão explica o facto de, nomeadamente no estrangeiro, o actual N.E. "Sagres" ser muitas vezes apelidado, erradamente, de "Sagres II". Na realidade este é o terceiro navio-escola com o nome "Sagres". Na realidade, o primeiro foi uma corveta em madeira, construída em 1858, em Inglaterra, que armava em galera. Fundeada no rio Douro serviu como navio-escola, para alunos-marinheiros, entre 1882 e 1898

“Albert Leo Schlageter"

(1937-1948)

O navio foi encomendado ao estaleiro no dia 2 de Dezembro de 1936 e a sua construção terminou no dia 15 de Julho de 1937. Foi lançado à água a 30 de Outubro de 1937.

Em 1938/39 efectuou algumas viagens de instrução, onde se destaca uma viagem às Caraíbas. Esteve então parado até ao início de 1944, altura em que foram reactivados os navios de treino devido ao facto de se constatar que os cadetes, apesar de bem preparados tecnicamente, tinham uma deficiente preparação marinheira.

No dia 14 de Novembro de 1944, no decorrer de uma viagem de instrução no Báltico, com mau tempo, o navio embateu numa mina tendo danificado seriamente a proa e colocando em risco de vida toda a guarnição.

"Guanabara"

(1948-1962)

O “Albert Leo Schlageter” foi vendido pelos Estados Unidos ao Brasil, em 1948, pelo preço simbólico de 5000 dólares, tendo o seu reboque para o Rio de Janeiro, onde chegou a 6 de Agosto, custado outro tanto. A 27 de Outubro desse mesmo ano, com o nome de “Guanabara”, foi incorporado na marinha brasileira. Como navio-escola efectuou, regularmente, várias viagens de instrução ao longo da costa brasileira. No final de 1960, insuficiente para satisfazer as necessidades de instrução e treino, foi desarmado e nele foi instalado o comando da Flotilha de Patrulheiros.

Por seu turno Portugal procurava, desde 1960, um veleiro para substituir o então N.E. “Sagres”, em fase final da sua vida útil. Por sugestão do Dr. Teotónio Pereira, e após visita e aprovação, foi negociada a aquisição do “Guanabara”. A bandeira do Brasil foi definitivamente arriada a 10 de Outubro de 1961.

"Sagres"

(desde 1962)

O N.E. “Sagres” foi aumentado ao efectivo da marinha portuguesa a 8 de Fevereiro de 1962, em cerimónia realizada no Rio de Janeiro. No dia 25 de Abril largou do Brasil e chegou a Lisboa a 23 de Junho. A continuidade de um navio-escola na marinha portuguesa teve como principal objectivo assegurar a formação marinheira dos cadetes por forma a complementar a instrução técnica e académica ministrada na Escola Naval.

Desde 1962 o N.E. “Sagres” efectuou todos os anos viagens de instrução, excepto em 1987 e 1991, devido a paragens relacionadas com a sua modernização. Aliás, foi em 1991 que o motor original foi substituído e montado a bordo um dessalinizador. Este facto, a par do ar condicionado montado em 1993, muito contribuiu para a melhoria das condições de habitabilidade.

Para além das viagens de instrução, o N.E. “Sagres” tem como missão a representação de Portugal, e da marinha portuguesa, funcionando como embaixada itinerante. Cumprindo as suas missões o N.E. “Sagres” já efectuou, inclusivamente, duas circunavegações, em 1978/79 e 1983/84 e outras viagens de duração superior a oito meses, e já visitou 45 países. Nas duas voltas ao mundo efectuadas, o navio passou o canal do Panamá, bem como na viagem em que participou na Regata Colombo, em 1992. Em 1993 passou o cabo da Boa Esperança, fez escala em Cape Town, na África do Sul, e visitou o Japão pela terceira vez.

O Infante D. Henrique (1394-1460)

O Infante D. Henrique, figura de proa do N.E. “Sagres”, terceiro filho de D. João I, foi o grande impulsionador dos descobrimentos portugueses. No início da expansão portuguesa em África. participou ao lado de seu pai na conquista de Ceuta, em 1415. Durante o período em que o Infante viveu, Portugal consolida a sua opção atlântica, já patente aquando da aliança com Inglaterra, estabelecida em 1373. O grande mérito da sua acção em apoiar e incentivar as viagens de descobrimento foi crucial para o impulso da exploração geográfica e económica das terras do litoral africano e das ilhas atlânticas. Tal facto possibilitou a descoberta (1419) e colonização da Madeira (1425), o dobrar do cabo Bojador (1434), a descoberta (1427) e colonização dos Açores (1439), o chegar ao cabo Branco (1441), à ilha de Arguim (1443), ao rio Senegal (1444), ao arquipélago de Cabo Verde (1456) e à Serra Leoa (1460).

Com uma postura pragmática e calculista, criou as bases para a expansão marítima que Iníciou e que pôde, após a sua morte, ser continuada. Na realidade, quando ordenou as primeiras viagens para sul, os seus objevtivos, face aos valores da época, não seriam inovadores. Mas os resultados dessas navegações foram extraordinários para Portugal e para o mundo. A sua divisa “talant de bien faire” (vontade de bem fazer) é pois com toda a justiça utilizada no brasão de armas da Escola Naval.

BIBLIOGRAFIA: Marinha Portuguesa

Diário de bordo - 2º Dia 20 Janeiro 2010


Alvorada surda, ninguem se levanta de manhã, não á formatura,finalmente o comando dá algum descanso ao pessoal, só se levanta o pessoal que vai entrar de quarto, porque isto não pode parar. O mar está mais calmo, estamos a fazer uma média de 7 nós por hora (velocidade) desde que saímos de Lisboa navegámos 252 milhas, vamos passar pela ilha da Madeira onde não atracamos, ficaremos a pairar cerca de 2 horas na linda cidade do Funchal. Hoje o dia foi muito calmo ao contrário de ontem, ja começaram a aparecer mais camaradas no exterior, o sol aparece com mais frequencia,a temperatura começa a subir e o mar está mais calmo. Ja se começa a beber umas burras (cervejas).

Diário de bordo - 1º Dia 19 Janeiro 2010


DIA DA DESPEDIDA - São 22.00

Eram 10:45 da manhã, quando o mestre apitou a faina geral (preparar para desatracar), dá-se um nó na garganta, chegou a hora da dolorosa despedida, é a altura que custa mais, as lágrimas vêm aos olhos, chegou o momento de nos separarmos daqueles que mais gostamos, alguns minutos depois de largarmos as espias do cais de Alcantara reparo que estamos todos a chorar, agarrados uns aos outros (quem dizia que os homens não choram ???), custou muito...
Dobramos o bujio começamos a governar 225, aí vamos nós rumo ao Brasil, o mar está um pouco agitado (3 a 4 metros)começam aparecer os primeiros enjoados, principalmente
os marujos mais novos que navegam pela primeira vez, sofrem a bem sofrer.
Logo para começar esta grande aventura vou estar de "mineirada" (termo usado para o
grupo de gajeiros que vao estar de quarto, serviço das 00:00 as 08:00), os gajeiros de quarto são os responsáveis pelos mastros. O meu é o mastro GRANDE.

Fotos da anterior viagem NRP Sagres - 2009

Informação aos seguidores deste Blog

Caros seguidores deste blog a pedido de Filipe Vieira serei eu seu cunhado e amigo a colocar os posts neste blog, visto que a bordo do Navio Escola Sagres não teem acesso á internet, porém sempre que atracados serão colocados posts pelo titular e então sempre que possível actualizada a informação documentada com fotos, videos, mensagens escritas, tudo referente á viagem.
É com agrado que reparo que este blog não só é seguido por familiares e amigos como também por pessoas interessadas pelo que o navio escola Sagres representa . Se tiverem fotos, mensagens, qualquer informação dos vossos familiares ou amigos que queiram partilhar, ou alguma mensagem que queiram deixar uma vez que quando atracarem num novo porto também eles terão acesso a este blog, terei todo o gosto em publicar, aqui vos deixo o meu email u2boy@sapo.pt .

Vamos assim encurtar a distancia

Problemas no Blogger

Devido a problemas no Blogger, os videos de momento não estão acessíveis, por este motivo as minhas desculpas .
A navegação tem destas coisas, seja ela marítima ou internauta ...

Partida Navio Escola Sagres rumo volta ao Mundo

Adeus...até ao meu regresso...

A menos de 24 horas de começar uma das maiores epopeias da minha vida, amanhã começamos a viagem de volta ao mundo, por volta das 11 horas no cais de Alcantara,partiremos durante 339 dias (11 meses e alguns dias), fora daquilo que mais gostamos...ainda não começou e ja estou com saudades, não acredito que vou estar tanto tempo fora, mas é o dever que nos chama, bons mares e bons ventos que no natal estamos de volta. A todos aqueles que linkaram este blog (familia, amigos, anonimos) um muito obrigado por todas as palavras...continuarei a dar noticias.
Por fim quero agradecer ao grande "bloguista" JOÃO PEDRO porque sem ele nada disto era possivel...obrigado U2BOY.
Agora sim...até breve.

Planeamento "NRP SAGRES" 2010-Volta ao Mundo



19 Jan Lisboa
09 Fev-14 Fev SALVADOR (Brasil)
25 Fev-26 Fev MAR DEL PLATA (Aregentina)
28 Fev-02 Mar MONTEVIDEU (Uruguay)
04 Mar-09 Mar BUENOS AIRES (Aregentina)
20 Mar-23 Mar USHUAIA (Aregentina)
27 Mar-30 Mar PUNTA ARENAS (Chile)
08 Abr-12 Abr TALCAHUANO (Chile)
15 Abr-20 Abr VALPARAISO (Chile)
28 Abr-02 Mai CALLAO (Peru)
07 Mai-11 Mai GUAYAQUIL (Equador)
22 Mai-27 Mai ACAPULCO (Mexico)
07 Jun-23 Jun SAN DIEGO (EUA)
30 Jun-04 Jul HONOLULU (Hawai)
27 Jul-01 Ago TOKIO (Japao)
05 Ago-05 Ago TAMEGASHIMA (Japao)
09 Ago-13 Ago INCHEON-SEUL (Coreia do Sul)
17 Ago-22 Ago SHANGHAI (China)
28 Ago-01 Set MACAU (China)
17 Set-19 Set DILI (Timor)
27 Set-01 Out JAKARTA (Indonesia)
10 Out-14 Out BANGUECOQUE (Tailandia)
19 OUT-23 Out SINGAPURA
24 Out-24 Out MALACA (Malasia)
25 Out-29 Out KELANG-KUALA LUMPUR (Malasia)
12 Nov-16 Nov GOA (India)
06 Dez-10 Dez ALEXANDRIA (Egipto)
18 Dez-18 Dez ARGEL (Argelia)
23 Dez LISBOA

Mapa da Regata Sudamerica





Este é o primeiro dia ...

Ser militar da marinha é uma profissão que merece muita dedicação, meses , dias , horas, longe daqueles que nos são mais chegados. Este local foi criado para prolongar as vivencias do dia á dia e partilhar com todos eles as emoções sentidas a bordo de uma parte da Historia de Portugal, o Navio Escola Sagres. Camaradas espero que este local seja de saudável discussão e conto com a vossa colaboração para que seja parte integrante da nossa viagem.
Aqui vos deixo um video com a nostalgia de viagens passadas.